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Novos caminhões rodoviários Atego para cargas de grande volume e entregas rápidas

A Mercedes-Benz amplia a família de caminhões Atego, lançada em 2004, com o lançamento dos modelos 1728 e 2428, aumentando a flexibilidade da linha para atender um maior número de aplicações nas médias e longas distâncias rodoviárias.

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A marca está lançando o primeiro cavalo-mecânico semipesado Atego 1728, indicado para o transporte de produtos de grande volume como veículos (cegonheiros) e de eletrodomésticos.

A outra novidade é o caminhão Atego 2428, equipado com o terceiro eixo de fábrica, que garante maior velocidade média operacional nas operações de logística.

O cavalo-mecânico 1728 é indicado para tracionar semi-reboques de dois eixos convencionais ou distanciados, permitindo acoplar diversos tipos de carretas e aumentando a flexibilidade de utilização do caminhão.

Outro diferencial do modelo é que ele poderá ser equipado com cabina leito teto alto, além das conhecidas versões standard, estendida (com cama opcional) e leito, já disponíveis para a linha Atego. A cabina leito teto alto é ideal para maior conforto do motorista, sendo recomendada para as longas viagens rodoviárias.

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O lançamento do 2428 traz um importante diferencial na linha de semipesados Atego que oferece o terceiro eixo de fábrica.

Com potência e torque elevados, 279 cavalos e 112 mkgf, o modelo amplia as opções de motorização para os clientes nessa categoria.

Esse veículo possui 34 cavalos a mais de potência e 20 mkgf de torque em relação ao semipesado 2425, lançado em 2005, nessa configuração.

Outro destaque do 2428 é que ele pode receber no mercado um segundo eixo dianteiro, tornando-se um veículo 8×2, o que otimiza a capacidade de carga e a distribuição de peso no caminhão.

Agora, o cliente escolhe, entre o 2428 e o 2425, o modelo mais adequado para o seu tipo de transporte.

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Cargas de grande volume – Graças à potência de 279 cavalos e ao CMT de 36.000 quilos, o Atego 1728 é indicado especialmente para o transporte de cargas volumosas, como, por exemplo, o transporte de veículos (cegonheiro) e gado; eletrodomésticos; roupas; colchões; embalagens metálicas (latas de refrigerantes e cervejas) e embalagens de papelão.

O cavalo-mecânico Atego 1728 sai de fábrica com 5ª roda, que permite regulagem longitudinal. Isso facilita o acoplamento de diversos tipos de carretas, de até 16 metros, trazendo mais benefícios para as operações de transporte dos clientes.

Entregas rodoviárias rápidas – O alto desempenho do motor eletrônico OM 926 LA confere velocidades médias elevadas ao Atego 2428, tornando-o ideal para entregas rápidas em trechos rodoviários, principalmente entre cidades.

Esse tipo de caminhão é bastante solicitado nas operações just-in-time e de distribuição e no transporte de combustíveis.

Ele pode receber carroçaria furgão de alumínio, tanque de combustíveis e de produtos químicos, carga seca, sider entre outros.

Como todo caminhão semipesado da linha Atego, o 2428 oferece quatro opções de entreeixos: 3.570 mm, 4.170 mm, 4.770 mm e 5.370 mm, assegurando ao transportador a escolha do implemento mais adequado e rentável para sua operação de transporte.

Versão 8×2 otimiza distribuição de carga – O modelo Atego 2428, que sai de fábrica na versão 6×2, pode ser transformado no mercado por implementadores na versão 8×2, ganhando um segundo eixo dianteiro direcional.

Com isso, o peso bruto total (PBT) original de 23.000 quilos é elevado para 29.000 quilos, aumentando a capacidade de carga e otimizando a distribuição de peso nos eixos. Esta configuração é indicada, por exemplo, para o transporte de combustível e de ração.

As aplicações desta configuração de veículo têm apresentado tendência de crescimento, exigindo um caminhão para receber maior peso e com potência elevada, o que é o caso do Atego 2428, que conta ainda com a facilidade de manobra proporcionada pela cabina avançada.

“Trata-se de um nicho de mercado que passa a ser atendido mais adequadamente pela linha Atego”, declara Eustáquio Sirolli, gerente de Marketing Caminhão da DaimlerChrysler do Brasil.

A versão 8×2 permite a reversibilidade do caminhão para 6×2. Dessa forma, o veículo pode ser utilizado em outras aplicações, preservando ao mesmo tempo o seu valor original e facilitando uma eventual revenda.

Climatizador é novidade nos novos Atego – Esses novos modelos Atego trazem outra importante novidade para a linha Mercedes-Benz.

A partir de agora, os caminhões Atego podem ser equipados, opcionalmente, com climatizador, equipamento que propicia uma ótima sensação térmica no interior da cabina.

O climatizador pode ser acionado mesmo com o caminhão desligado, porque seu funcionamento não está atrelado ao motor do veículo.

Esta é uma grande vantagem especialmente para quem circula por regiões mais quentes, como o Norte e o Nordeste do País. O motorista, por exemplo, pode manter o climatizador ligado durante a noite, repousando com mais conforto a bordo.

O climatizador amplia o bem-estar nas cabinas dos caminhões Atego, já reconhecidas pelo conforto, ergonomia e amplo espaço. Além do climatizador, o cliente continua contando com opcionais como o ar-condicionado.

Motor eletrônico e câmbio de nove marchas – O 1728 e o 2428 são equipados com o motor eletrônico Mercedes-Benz OM 926 LA turbocooler, de seis cilindros, que oferece potência de 279 cavalos a 2.200 rpm e torque de 112 mkgf entre 1.400 e 1.600 rpm.

ste motor é reconhecido no mercado pelo excelente desempenho e reduzido consumo de combustível.

Além disso, conta, de série, com o exclusivo freio-motor Top Brake, que assegura maiores velocidades em declives, maior vida útil dos componentes do sistema de freio e durabilidade dos pneus.

Outro destaque dos caminhões 1728 e 2428 é a aplicação do novo câmbio Mercedes-Benz G 131 de nove marchas, com primeira marcha super reduzida.

De acionamento suave e preciso, oferece ótimo escalonamento, facilitando os engates e tornando a operação diária mais cômoda.

Este câmbio, junto com o eixo traseiro HL 4, também Mercedes-Benz, forma um conjunto harmônico, que aproveita plenamente a força do motor.

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