sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Tecnologia inédia em catalisadores

Tecnologia desenvolvida pela Nissan reduz à metade a utilização de metais preciosos, melhorando os níveis de emissões de poluentes e reduzindo o uso de recursos da natureza

- Publicidade -
           A Nissan Motor Co. apresenta uma nova tecnologia para catalisadores que utiliza a metade dos componentes de metais preciosos utilizados nos catalisadores atualmente disponíveis no mercado, sem qualquer tipo de perda de desempenho. Esses novos catalisadores, desenvolvidos pela aliança Renault-Nissan para motores à gasolina, serão introduzidos nos produtos da gama Nissan a partir de 2008.

Os catalisadores são compostos de partículas de platina, ródio e paládio. A reação química entre os metais preciosos e os gases de exaustão – óxido do nitrogênio (NOX), do monóxido de carbono (CO) e dos hidrocarbonetos (HC) – resulta na emissão de compostos não tóxicos como o nitrogênio (N2), da água (H20) e do dióxido de carbono (CO2).

Em catalisadores convencionais, as altas temperaturas causam a aglomeração dos metais, reduzindo a área de superfície exposta da substância e conseqüentemente realizando uma limpeza menos eficaz dos gases. Para compensar esse problema, os conversores existentes contêm uma quantidade mais elevada de metais a fim de manter um nível eficiente de limpeza.

Empregando nano-tecnologia avançada, a Nissan foi bem sucedida ao manter as partículas finas do metal separadas para impedir que se aglomerem sob circunstâncias de alta temperatura. Essa tecnologia pioneira permite ao catalisador manter o desempenho utilizando metade dos metais em relação ao catalisador convencional.

O novo catalisador foi desenvolvido alinhado às premissas do Nissan Green Program 2010 que visa oferecer tecnologia avançada para diminuir as emissões de CO2, preservar o ar, a água, o solo e os recursos recicláveis.

- Publicidade -

Sobre a Nissan do Brasil – A Nissan produz no Brasil desde 2002, quando deu início à fabricação da picape Frontier e, logo em seguida, do utilitário-esportivo Xterra na CVU (Curitiba Veículos Utilitários), em São José dos Pinhais (PR). Os produtos nacionais juntamente com a linha de importados – Tiida, Novo Sentra, Pathfinder, X-TRAIL, 350Z (câmbio manual e automático) e Murano – formam uma gama de automóveis capaz de refletir a fusão entre a melhor tecnologia e design e, principalmente, satisfazer os diversos perfis de clientes.

A linha completa de veículos pode ser encontrada nas principais cidades brasileiras, em cada uma das 65 concessionárias da marca espalhadas pelos 26 estados, além do Distrito Federal. A mesma excelência de serviços é prestada aos clientes Nissan em qualquer parte do mundo.

Nesse contexto, a montadora segue a implantação de seu plano de negócios – SHIFT_mercosul – que prevê o lançamento de seis novos modelos até 2009, além da duplicação da rede de concessionárias no Brasil e de investimentos na ordem de US$ 150 milhões. Além do recém-lançado Nissan Tiida, o próximo lançamento aguardado para 2007 é a nova picape de luxo da marca.

A preocupação com a preservação do meio-ambiente e com a qualidade de vida das pessoas são premissas da Nissan em todo o mundo.

Dessa forma, a montadora patrocina e apóia atividades esportivas e sociais, além de manter rígido controle dos níveis de ruídos, emissão de poluentes, qualidade da água e do lençol freático em sua fábrica, em São José dos Pinhais.

- Publicidade -

A CVU atende a todas as especificações do certificado ISO 14001, um atestado de excelência na gestão ambiental.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança