sábado, 13 julho , 2024
28 C
Recife

Tecnologia inédia em catalisadores

Tecnologia desenvolvida pela Nissan reduz à metade a utilização de metais preciosos, melhorando os níveis de emissões de poluentes e reduzindo o uso de recursos da natureza

- Publicidade -
           A Nissan Motor Co. apresenta uma nova tecnologia para catalisadores que utiliza a metade dos componentes de metais preciosos utilizados nos catalisadores atualmente disponíveis no mercado, sem qualquer tipo de perda de desempenho. Esses novos catalisadores, desenvolvidos pela aliança Renault-Nissan para motores à gasolina, serão introduzidos nos produtos da gama Nissan a partir de 2008.

Os catalisadores são compostos de partículas de platina, ródio e paládio. A reação química entre os metais preciosos e os gases de exaustão – óxido do nitrogênio (NOX), do monóxido de carbono (CO) e dos hidrocarbonetos (HC) – resulta na emissão de compostos não tóxicos como o nitrogênio (N2), da água (H20) e do dióxido de carbono (CO2).

Em catalisadores convencionais, as altas temperaturas causam a aglomeração dos metais, reduzindo a área de superfície exposta da substância e conseqüentemente realizando uma limpeza menos eficaz dos gases. Para compensar esse problema, os conversores existentes contêm uma quantidade mais elevada de metais a fim de manter um nível eficiente de limpeza.

Empregando nano-tecnologia avançada, a Nissan foi bem sucedida ao manter as partículas finas do metal separadas para impedir que se aglomerem sob circunstâncias de alta temperatura. Essa tecnologia pioneira permite ao catalisador manter o desempenho utilizando metade dos metais em relação ao catalisador convencional.

O novo catalisador foi desenvolvido alinhado às premissas do Nissan Green Program 2010 que visa oferecer tecnologia avançada para diminuir as emissões de CO2, preservar o ar, a água, o solo e os recursos recicláveis.

- Publicidade -

Sobre a Nissan do Brasil – A Nissan produz no Brasil desde 2002, quando deu início à fabricação da picape Frontier e, logo em seguida, do utilitário-esportivo Xterra na CVU (Curitiba Veículos Utilitários), em São José dos Pinhais (PR). Os produtos nacionais juntamente com a linha de importados – Tiida, Novo Sentra, Pathfinder, X-TRAIL, 350Z (câmbio manual e automático) e Murano – formam uma gama de automóveis capaz de refletir a fusão entre a melhor tecnologia e design e, principalmente, satisfazer os diversos perfis de clientes.

A linha completa de veículos pode ser encontrada nas principais cidades brasileiras, em cada uma das 65 concessionárias da marca espalhadas pelos 26 estados, além do Distrito Federal. A mesma excelência de serviços é prestada aos clientes Nissan em qualquer parte do mundo.

Nesse contexto, a montadora segue a implantação de seu plano de negócios – SHIFT_mercosul – que prevê o lançamento de seis novos modelos até 2009, além da duplicação da rede de concessionárias no Brasil e de investimentos na ordem de US$ 150 milhões. Além do recém-lançado Nissan Tiida, o próximo lançamento aguardado para 2007 é a nova picape de luxo da marca.

A preocupação com a preservação do meio-ambiente e com a qualidade de vida das pessoas são premissas da Nissan em todo o mundo.

Dessa forma, a montadora patrocina e apóia atividades esportivas e sociais, além de manter rígido controle dos níveis de ruídos, emissão de poluentes, qualidade da água e do lençol freático em sua fábrica, em São José dos Pinhais.

- Publicidade -

A CVU atende a todas as especificações do certificado ISO 14001, um atestado de excelência na gestão ambiental.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança