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GM: V8 com injeção direta

Trens de força híbridos elétricos de dois modos, turbodiesels limpos, ignição por compressão de cargas homogêneas, motores flex, células de combustível são algumas das tecnologias avançadas que a GM estuda para o futuro imediato e demonstrou recentemente à imprensa especializada em seu campo de provas de Milford, Michigan.

A mais interessante entre todas elas, tanto para seus próprios engenheiros como para a grande maioria dos jornalistas presentes, porém, foi a apresentação do velho (1953) V8 bloco pequeno de varetas e válvulas sobre o cabeçote, com injeção direta de gasolina, mostrado num Cadillac Escalade flex-fuel branco, que se tornou o protótipo mais solicitado de toda a frota de apresentação.

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O motor básico é o Gen IV 6.2 (quarta geração, chamado L92), de linha no Escalade, no SUV GMC Yukon e no Hummer H2.

Com ‘bem mais de 450 hp a gasolina’, nas palavras da Powertrain Advanced Engineering da GM, a potência desenvolvida pelo GEN V com E85 ainda é bem mais alta, graças às 106 octanas do combustível.

Como se isso não fosse suficiente, o aumento do torque é ainda maior e mais interessante do que o da potência.

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Para poder utilizar o sistema de injeção direta, os cabeçotes foram redesenhados, com os portos de admissão dando lugar aos oito injetores de alta pressão que trabalham a 155 bar.

Para dar lugar ao ‘bico’ desses injetores, foram instalados pistões côncavos, muito parecidos com os de motores diesel, que levam a taxa de compressão a 11,5:1 (1:0 a mais do que o de produção).

Esse aumento de taxa não vem apenas pela presença de 15% de etanol, mas também pelo efeito do resfriamento da introdução da mistura diretamente ao cilindro.

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Esta versão topo de linha do Chevrolet V8 OHV bloco pequeno, colocado nos modelos mais caros da corporação, parece não ter fim em sua capacidade de desenvolvimento. O GEN IV já possui tempo variável de válvulas e um sistema de desativação de cilindros.

A entrada do GEN V no mercado normal, com uma nova arquitetura de cabeçote, significa que os mais de um milhão de motores GEN IV atualmente produzidos todo ano vão ter de ser deixados de lado.

A grande vantagem é que o deslocamento do motor de linha pode ser diminuído sem perda de potência e torque.

Os novos carros de tração traseira desenvolvidos pela GM Austrália, inclusive os novos Camaro 2009 (apresentado no salão de Detroit de 2005) e Impala (provavelmente 2010), mais os novos Corvette e picapes Silverado/Sierra americanos nesta mesma janela de tempo, indicam que os V8 OHV, varetas e tudo, ainda estão com toda a possibilidade de enfrentar os multiválvulas.

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