quinta-feira, 12 dezembro , 2024
28 C
Recife

Melhor artigo técnico do Congresso SAE BRASIL foi sobre biocombustível

O artigo técnico ‘Identificação dos gargalos e estabelecimento de um plano de ação para o sucesso do Programa Brasileiro do Biodiesel’, do engenheiro Maurício Cintra do Prado de Salles Penteado, foi considerado o Melhor ‘Paper’ na categoria nacional pelo Congresso SAE BRASIL 2007, realizado de 28 e 30 de novembro, em São Paulo.

O ‘paper’ concorreu entre 169 trabalhos, de um total de 190 apresentados durante o principal encontro de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul.

- Publicidade -

Com isso, o autor ganhou passagem aérea e estadia para apresentar o trabalho em abril no SAE 2008 World Congress, em Detroit, EUA.

O ‘paper’ aponta os gargalos no Programa Brasileiro do Biodiesel e sugere um plano de ação eficiente para o sucesso do programa.

A pesquisa teve como base a crescente pressão mundial pelo desenvolvimento de tecnologias automotivas com menor índice de emissão de poluentes e a busca por novas alternativas energéticas, principalmente o biocombustível que logo terá de ser adicionado ao diesel.

- Publicidade -

Na categoria Melhor ‘Paper’ Estrangeiro, o Congresso SAE BRASIL 2007 elegeu o trabalho ‘The Effect of E100 Water Content on High Load Performance of a Spray Guide Direct Injection Boosted Engine’ (Efeitos da adição de água no etanol anidro sobre a operação, em altas cargas, de um motor superalimentado com injeção direta guiada pelo jato de combustível), do australiano Simon Christopher Brewster, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Orbital Australia Pty.

Foram apresentados 21 trabalhos de autores de outros países. Com isto, Simon Brewster terá o direito de participar do Congresso SAE BRASIL 2008, com passagem e estada oferecidas pela SAE BRASIL.

“A qualidade dos artigos técnicos representou a atual tecnologia brasileira e reforçou que a engenharia nacional está cada vez mais preparada para assumir trabalhos de nível internacional, inclusive os ligados às questões da nova matriz energética”, comenta o professor Ronaldo Salvagni, diretor do comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL 2007.

- Publicidade -

“A crescente participação de autores internacionais também demonstra a importância do nosso Congresso”, completa. Em 2006 foram apresentados 6 trabalhos técnicos internacionais.

Assim, no dia 4 de fevereiro, a SAE BRASIL prestará uma homenagem especial aos dois autores dos ‘papers’.

Além disso, a instituição entregará menções honrosas a autores de 27 trabalhos, que se destacaram em 19 temas. Confira:

Aeroespacial – ‘Estudo termoninâmico de máquinas de ar condicionado ciclo a ar aeronáutica: 3-rodas x 4-rodas’, de Sandro Tavares Conceição e Wallace Hessler Leal Turcio, engenheiros de desenvolvimento da Embraer; e Edson Luis Zaparoli, do Departamento de Engenharia Mecânica do ITA.

Aeroespacial – ‘Modelagem da mecânica de vôo longitudinal de um paraglider’, de Diego Muniz Benedetti e Ricardo Luiz Utsch de Freitas Pinto, do Departamento de Egenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais.

Chassis/Cabine – ‘Vehicle Stability Control for more Safety’, de Edwin Liebemannm, Robert Bosch GmbH Marketing and Product Management.

Combustíveis e Lubrificantes – ‘Estudo da estabilidade térmica do Biodiesel’, de Daniel Bastos de Rezende, Ronaldo Nunes de Andrade Ávila, Mílvia Oliveira dos Reis e Sara Araújo do Nascimento, da Fiat Automóveis.

Eletroeletrônica – ‘Sistema Multi-Fuel de Gerenciamento Motor para Pequenas Motocicletas’, de Orlando Volpato Filho, Frans Theunissen, Gustavo Beira Colli, Xiaoliu Liu, Lei Shi, John Priestley, Delphi Automotive Systems Powertrain.

Emissões – ‘Análise das Temperaturas na Combustão do Spray de Combustível em Motores Diesel’, de Celso Argacohy, da MWM International Motores.

Ensaios – ‘Simulação da durabilidade de material de atrito em sistemas de freio com base em ensaios de dinamômetro’, de Miguel Ângelo Adami, Aurélio Marques, Ruy Alberto Bueno Jr., da Master Sistemas Automotivos.

Ferroviário – ‘Ensaio de tenacidade à fratura em rodas ferroviárias’, de Domingos José Minicucci, Marcelo Milagres e Renato Lyra Villas Boas, da MWL Brasil Rodas & Eixos.

Gestão – ‘Contribuição para modelagem dos processos de negócio, através do formalismo de Redes de Petri’, de Bárbara K. Okayama, Eduardo Loures, Eduardo Portela, Marco Busetti, da Pontífice Universidade Católica do Paraná.

Gestão – ‘Supplier Development Process in Bahia, Brazil’, de Luc de Ferran, da L de F Consultoria; e Cristiano Vasconcellos Ferreira, Jorge Luiz de Aquino Lima e Lars Ziegler, do Senai.

Manufatura – ‘Análise numérica e experimental de tensões residuais no processo de soldagem’, de Ricardo Rodrigues Magalhães, da Ford Motor Company.

Manufatura – ‘Do Desperdício a Competitividade’, de Ana Cristina Avelino e Sonia Teresa de Castro Coimbra Campos, da General Motors do Brasil;

Materiais – ‘Filmes de Passivação Preta Isenta de Cromo Hexavalente, sobre camadas eletrodepositadas de Zinco e Zinco-Ligas’, de Camila Boin, da SurTec International.

Materiais – ‘Effects of Pre-Straining of the Behavior of Fatigue Cracks in Al 2524 T3 Alloy’, de Lucilene Pereira Maduro, Carlos Antonio Reis Pereira Baptista, Renato Chaves Souza, da Escola de Engenharia de Lorena da USP; e Anthony Maurício Landi Adib, da Embraer.

Materiais – ‘Influência das Características Físicas dos Materiais de Atrito na Geração de Trincas Térmicas em Discos de Freios de Veículos’, de André Brezolin, Marcos Roberto Soares, da Fras-le; e Frank Partik Missell, da Universidade de Caxias do Sul.

Motores – ‘Spray Development in a Direct-Injection Spark-Ignition Engine’, de Pavlos Aleiferis, José Serras Pereira, Zane van Romunde, da University College London Mechanical Engineering; Dave Richardson e Stan Wallace, da Jaguar Advanced Powertrain Engineering.

Motores – ‘Presentation of the new third Generation “Green” injector Family, PICO-ECOlogical, developed for further Improvement of Flex-fuel Engine Performance’, de Michael Pontoppidan, da Numidis SARL Combustion Analysis; Silverio Bonfiglioli e Gino Montanari, da Magneti Marelli Controle Motor.

Projetos – ‘Desenvolvimento de um novo conceito de produto: sensor de nível de combustível integrado à válvula de combustível para tanques de motocicletas’, de Nelson Shoji Nichimura, da Visteon Sistemas Automotivos; e Lucas Antonio Moscato, da Escola Politécnica da USP.

Projetos – ‘Instalação e calibração da válvula sensível à carga em veículos comerciais 6×4’, de Silvia Faria Iombriller, Fernando Aurélio de Paula Andrade, Silvia Fioravanti, Gustavo Camargo, Siro Sato e Servando Otero, da Ford Motor Company.

Projetos – ‘Structural optimization of an air shroud’, de Rodrigo Carvalho Benevides, da Valeo Automotive Systems; e Valdir Mendes Cardoso, da Altair Engineering.

Qualidade e Produtividade – ‘Improving Six Sigma project results through binary logistic regression – a case study analysis’, de Marcelo Augusto Massahiro Utiyama, da Ford Motor Company.

Qualidade e Produtividade – ‘Aplicando Seis Sigma com a Teoria Inventiva de Solução de Problemas (TRIZ) para Reduzir o Tempo de Resolução de Problemas’, de Mauro Carlos Andreassa e Gerson Parreira, da Ford Motor Company.

Ruídos e Vibrações – ‘Desenvolvimento de um sistema de baixo custo de arranjo de microfones para identificação de fontes de ruído veicular’, de Yuri Adson Ribeiro Silva, William D’Andrea Fonseca, Samir Nagi Yousri Gerges, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Suspensão – ‘Metodologia para obtenção de modelo veicular com 7 graus de liberdade para controle de sistema de suspensão ativa’, de Cláudio Crivellaro, da Dana Indústrias Ltda; e João Maria Vidal Franco, da Improvement Vehicle Dynamics.

Tecnologia da Informação – ‘Uma Arquitetura para Simulação de Aplicações Pervasivas para Automóveis’, de Genildo de Moura Vasconcelos, Eude Oliveira, da Ford Motor Company; e Hyggo Almeida, Angelo Perkusich, da Universidade Federal de Campo Grande.

Transmissões – ‘Levantamento do perfil de operação de veículo extrapesado no desenvolvimento de sistema de embreagem’, de Nelson Tadish Kayano, da Netz Engenharia Automotiva; e Frank Carneiro Lima, Antonio Wagner Forti, da Schaffler Brasil.

Veículos – ‘Acionamento de Embreagem Hidráulico para Caminhões Leves’, de Wagner Matos Santos, da Daimler Chrysler; e Álvaro Costa Neto, da USP São Carlos.

Além de 190 ‘papers’, o Congresso SAE BRASIL 2007 reuniu uma Mostra de Engenharia, com 123 estandes, onde as principais empresas da área da mobilidade mostraram as últimas tecnologias para o setor; e ainda 20 fóruns temáticos com debates nos setores de Veículo de Passeio, Caminhões e Ônibus, Agrícola, Aeroespacial, Tecnologia de Informação, Manufatura.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca o Congresso SAE BRASIL como o principal fórum brasileiro de debates sobre novas tecnologias e tendências do setor da mobilidade. “Reunimos neste espaço os responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias em seu estado da arte, exibidas a um seleto público da mobilidade em primeira mão”, afirma Fistarol.

SAE BRASIL divulga calendário 2008
As principais atividades da associação já têm data e local marcados, que podem ser conferidos no site da SAE BRASIL

Já é possível conferir no site da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) a programação de eventos para 2008, entre cursos, simpósios, seminários, workshops, competições e colloquium.

Este ano, o calendário inicia no dia 12 de fevereiro com o curso Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH), ministrado pelo professor-doutor Samir Gerges, especialista da SAE BRASIL na área de em vibrações e ruídos.

Um dos destaques da agenda anual é a realização do SAE BRASIL Noise and Vibration Conference – NVH, nos dias 30 de março e 1º de abril, em Florianópolis (SC).

O evento é internacional e será composto de sessões técnicas, workshop, mostra de engenharia e palestras com especialistas estrangeiros.

Outro destaque é o aumento no número de simpósios, com a realização do Simpósio SAE BRASIL de Materiais Automotivos e Nanotecnologia, no dia 12 de maio, no Milenium Centro de Convenções (rua Dr. Bacelar, 1043, São Paulo).

Além deste, outros cinco simpósios serão realizados ao longo do ano: Simpósio SAE BRASIL de Novas Tecnologias Automotivas (7 de abril), Tração Total (5 e 6 de junho), Simpósio SAE BRASIL de Manufatura Automotiva (23 de junho), Simpósio Powertrain (11 de agosto), Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações na Indústria Automobilística (25 e 26 de agosto), Simpósio SAE BRASIL de Tendências e Inovação no Setor Automotivo (1º de setembro) e Simpósio SAE BRASIL Propulsão Veicular e a Nova Matriz Energética (10 de novembro).

As Seções Regionais também divulgaram o calendário das principais atividades, como o 5º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia, realizado pela Seção Caxias do Sul, nos dias 15 e 16 de maio, em Caxias do Sul, RS.

Já a Seção Paraná e Santa Catarina, além de realizar o SAE BRASIL Noise and Vibration Conference – NVH, organizará o Fórum Diesel, nos dias 28 e 29 de agosto.

Já as competições estudantis da SAE BRASIL começam em março, no dia 13, com a 14ª Competição BAJA SAE BRASIL-PETROBRAS, em Piracicaba/SP.

Em setembro, de 24 a 28, será a vez da X Competição SAE BRASIL AeroDesign, em São José dos Campos/SP, e, em outubro, de 3 a 5, os estudantes de engenharia participarão da 5ª edição do Fórmula SAE BRASIL.

O principal evento da associação, o Congresso SAE BRASIL, ocorrerá também em outubro, de 7 a 9, em novo local: no Expo Center Norte, também em São Paulo.

Até o dia 9 de abril, pesquisadores, cientistas e engenheiros da mobilidade interessados em apresentar artigos técnicos podem enviar resumo dos trabalhos para o Comitê Técnico do Congresso, pelo site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br , onde é possível também visualizar a relação completa dos eventos de 2008 da SAE BRASIL em São Paulo e nas 11 Seções Regionais.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno