segunda-feira, 9 dezembro , 2024
28 C
Recife

Cores mais vibrantes devem ganhar espaço no segmento automotivo

Azul deve integrar o ranking de cores mais populares em quatro anos. Amarelos e vermelhos ganham força

A PPG – líder global no segmento de tintas – divulgou recentemente uma pesquisa sobre tendência de cores. Na Europa, Estados Unidos e Ásia, apesar de o prata ainda ser a cor mais popular – seguido de tons neutros, como o preto – cores como o verde e o azul devem ganhar liderança.

- Publicidade -

No Brasil, a tendência é o destaque também de vermelhos e amarelos – principalmente em carros mais esportivos. Deve existir ainda um aumento dos brancos, mas perolizados ou com pigmentos de efeito.

Para a divisão de repintura da PPG Brasil, as cores que são lançadas pelas montadoras chegam rapidamente ao mercado, por isso a empresa tem apostado nos próximos tons da moda. Com isso, a marca tem procurado atualizar seus clientes com o uso de tonalidades mais vibrantes e pigmentos diferentes.

No Centro de Treinamento da PPG, localizado na Barra Funda, em São Paulo, são oferecidos cursos de colorimetria, altamente profissionalizantes e que procuram preparar o profissional de cor para lidar com essas novas tendências.

- Publicidade -

“É cedo para percebemos essa movimentação: prata, preto ainda são os preferidos, mas já com um aumento do uso dos pigmentos especiais. A cada ano, por exemplo, mais cores usam os pigmentos xirálicos e dentro de alguns anos novas cores, como o azul, amarelo e vermelho devem ganhar mais força”, comenta Carlos Thurler, responsável pelo marketing da divisão Refinish na América Latina.

Mais dados sobre a pesquisa da PPG Global:

No segmento automotivo, o prata ainda é a cor mais popular, presente em 20% dos carros na América do Norte, 35% na Europa e 37% na Ásia.

- Publicidade -

Na América do Norte, o prata é seguido de perto pelo branco (18%) e preto (17%). O vermelho tem ficou com 13% e o azul, 12%.

A tendência de cores mais vibrantes tem se tornado forte em vários segmentos da indústria, não somente no automotivo. A prova disso é a entrada, por exemplo, de celulares cada vez mais coloridos no mercado.

A cor azul deve emergir em um período aproximado de 4 anos como uma das cores mais populares para carros. Tons de azul escuro devem substituir os cinza escuros e pretos, assim como tons de azul mais claros devem tomar lugar dos pratas.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno