quarta-feira, 14 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

O motor Renault/Nissan V6 dCi

Em outubro passado, no Salão de Paris, um cupê Laguna foi mostrado com um novo motor diesel V6, o primeiro desenvolvido e produzido pela aliança Renault/Nissan.

Esse motor equipará carros de luxo das duas marcas a partir do fim deste ano

- Publicidade -

A Aliança Renault/Nissan celebrará seu décimo aniversário no ano que vem, sempre pesquisando oportunidades de sinergia através de uma organização comum de compras, a Renault-Nissan Purchasing Organization, projetos co-desenvolvidos e colaboração em manufatura.

Um ótimo exemplo desta aliança é o novo V6 dCi, desenvolvido pelas duas empresas, montado numa planta da Renault e usado por veículos Renault, Nissan e Infiniti (a marca topo da Nissan).

O novo motor não existiria se tivesse de ser desenvolvido por qualquer das duas sozinha, já que o investimento e os gastos com pesquisa e desenvolvimento teriam sido altos demais e os volumes de produção baixos demais para garantir lucratividade. Na realidade, a aliança fez neste V6 uma economia de 180 milhões de euros.

- Publicidade -

As especificações básicas visavam carros de diversos tipos das três marcas, para comercialização em vários cantos do mundo – Europa, Ásia, Estados Unidos.

Daí a escolha da arquitetura em V, que pode ser colocada longitudinalmente, como nos carros Nissan e Infiniti, ou transversalmente, como nos Renault.

O motor foi desenvolvido principalmente em Rueil-Malmaison, perto de Paris, onde está o centro de engenharia de trem de força da Renault.

- Publicidade -

Boa parte de suas peças e componentes da parte de cima é comum com os do 2.0 dCi, tornando sua concepção mais rápida, barata e de maior qualidade. Os engenheiros da Nissan foram envolvidos no desenvolvimento, garantindo que o motor fosse exatamente adaptado aos veículos Nissan.

O motor já estará no primeiro semestre de 2009 também nos Laguna sedã e perua. Os motores diesel, como todos sabem, são muito populares na Europa. Na França, por exemplo, 75% dos veículos novos já são equipados com motor diesel (fonte: CCFA).

No Japão, a demanda por esses motores tem sido maior do que o previsto: o Nissan X-Trail diesel, por exemplo, está disponível desde setembro, e nas duas primeiras semanas de comercialização, atingiu seu objetivo de vendas para os primeiros 10 meses.

A nova versão americana do Nissan Máxima e as dos Pathfinder e Navarra para o mercado europeu, terão o V6 em breve – e logo após os ‘europeus’ Infiniti modelos EX, FX e M.

O motor é adaptável a padrões rigorosos de emissões, como os Euro 5 e os californianos. Para a Nissan, ele é importante como alternativa a motores híbridos e a gasolina no Hemisfério Norte.

Mesmo entre apaixonados de motores a gasolina por seus atributos de altas rotações, o novo 235 chega aos 5.000 giros, muito acima do ponto de potência máxima de 3.750 rpm.

Seu torque de 450 Nm a 1.500 giros ajuda a levar o cupê Laguna a 100 por hora em 7”30, de 80 a 120 km/h em 6”10, a fazer o quilômetro parado em 27”7 e a atingir velocidade máxima de 242 km/h.

Seu deslocamento é de 2.993 cm³, sua taxa de compressão de 16:1, sua pressão na injeção direta common-rail é de 1.600 bar e os injetores são piezo de 7 furos.

O consumo no ciclo urbano é de um litro a cada 9,4 km, no rodoviário de um litro a 17,6 km, e no ciclo combinado de um litro a 13,9 km. As emissões de CO2 são de 192 g/km. Colocado longitudinalmente, esse mesmo motor pode desenvolver 265 hp e 550 Nm.

A Nissan é a maior produtora de motores V6 do mundo. Seu 350Z com motor 3.5 a gasolina tem recebido muitos prêmios, e seus V6 têm aparecido há 14 anos seguidos como um dos 10 melhores motores do mundo na publicação especializada Ward’s. Seu 3.8 levou o GT-R a um tempo quase inacreditável de 7’29” em Nürburgring.

TechTalk

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008