quarta-feira, 29 maio , 2024
28 C
Recife

Chevrolet Agile passou por um processo exaustivo de validação no CPCA

O Chevrolet Agile foi construído a partir da arquitetura Viva de veículos, resultado da evolução de diversas arquiteturas utilizadas em veículos compactos para mercados emergentes.

- Publicidade -

Esta arquitetura não tem similar em dimensões, tanto em largura e comprimento, como em altura, na linha de veículos disponível no Brasil.

“O Chevrolet Agile já pôde aproveitar os resultados de um investimento de US$ 100 milhões para ampliar nosso Centro Tecnológico e os laboratórios, pistas e equipamentos do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba”, afirma Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul.

Validação técnica – O Agile é o primeiro modelo do projeto Viva, fruto de um investimento de US$ 400 milhões, compreendendo o desenvolvimento e produção dos modelos em fábricas da GM na Argentina e no Brasil.

No desenvolvimento do Agile, a engenharia da GM Mercosul utilizou tecnologia de ponta e os modernos recursos disponíveis nos laboratórios do CPCA, onde o modelo passou por exaustivos testes com o objetivo de assegurar o máximo de qualidade e durabilidade do produto.

- Publicidade -

Durante a execução dos traços finais do design, a Engenharia de Produtos começa a desenvolver no computador, com ferramentas CAD, o projeto das peças e sistemas do veículo que serão utilizados nos protótipos a serem validados virtualmente e fisicamente.

Trata-se de um trabalho minucioso desde o menor componente do veículo até a estrutura completa, que visa garantir, desde a concepção da peça, a sua qualidade, funcionalidade e durabilidade.

Na fase virtual, os testes ficam a cargo do departamento VSAS (Vehicle Synthesis, Analysis and Simulation ou Simulação, Análise e Síntese do Veículo).

No Agile foram executadas mais de 1.900 análises em todas as disciplinas de engenharia ao longo de mais de dois anos de trabalho, que envolveram as atividades virtuais na segurança veicular, ruídos e vibrações, aerodinâmica, estrutural e durabilidade, elétrica e eletrônica, dinâmica veicular, refrigeração e térmica, que serviram de parâmetro para os testes reais e/ou a evolução do produto.

Já no que se refere aos testes reais, responsáveis por garantir a validação (que é o certificado final da General Motors para que o veículo possa ser produzido e comercializado no mercado), o Agile passou por uma rígida bateria de testes, garantindo um veículo seguro, confortável, confiável e com qualidade Chevrolet.

- Publicidade -

“Para a validação dos componentes, segurança veicular, durabilidade, carroceria, freios, acústica e vibração estamos rodando mais de 1 milhão de quilômetros de testes com o Chevrolet Agile, em 150 unidades entre veículos completos e parcialmente montados”, afirma Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia de Produtos GM Mercosul.

Na validação de componentes, por exemplo, 9 mil peças foram submetidas a 3 mil testes para validação, seguindo critérios globais. Na segurança, 20 veículos passaram por diversos testes de impacto, no laboratório do Campo de Provas da Cruz Alta.

Nos testes de freios do Chevrolet Agile foi utilizada a nova pista de granito de baixo atrito (que simula pisos com pouca aderência, como os molhados e até neve e gelo), conhecida como “Black Lake”.

“Os testes virtuais e reais demandam muita tecnologia e servem, no final, para que o cliente Chevrolet possa contar com o máximo em robustez e confiabilidade em nossos veículos. A validação é como se fosse uma certidão de nascimento de um carro, comprovando que ele está pronto para ser produzido em série e colocado no mercado”, diz José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Validação técnica

Chevrolet Agile | Mais notícias relacionadas
seta SEU VEÍCULO
Agile conta com motor 1.4 Econo.Flex com novo sistema de gerenciamento eletrônico
seta TECNOVIDADE
Chevrolet Agile passou por um processo exaustivo de validação no CPCA
seta ENGENHARIA
Produzido na Argentina, Agile utiliza os
mais modernos processos de manufatura da General Motors
seta ENGENHARIA
Ampliação do Centro Tecnológico da GM no Brasil fortalece capacidade de criar, desenvolver e validar veículos mundiais
seta RODANDO
Com lançamento do Chevrolet Agile, GMB se reinventa
seta CLUBE
Chevrolet lança campanha publicitária do Agile
seta RODANDO
Todos os detalhes do Agile antes do seu lançamento oficial – Trajetória

(*) Repórter viajou à convite da General Motors do Brasil

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais