quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Com nova opção de motorização 2.0, Civic chega na linha 2014

“Tecnologia Flex One dispensa o subtanque para partida a frio e ativa aquecimento do combustível na linha de distribuição quando o botão de controle da chave que destrava as portas é acionado.”

- Publicidade -

O ano de 2013 começa com boas novidades para os clientes da Honda, incialmente os clientes do Civic que já recebem a versão 2014, que externamente tem pequenas alterações, mas no aspecto mecânico ganha ainda mais tecnologia com a introdução da motorização 2.0 litros. Ainda para o primeiro semestre, a introdução dessa motorização bicombustível também chega na CR-V.

O ano de 2014 é de comemoração para a Honda Automóveis no Brasil. A marca completa 15 anos de produção, ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas em território nacional e tem no Civic um marco – primeiro modelo a ser importado pela marca em 1992 e também o primeiro a sair da linha de produção em Sumaré, São Paulo.

- Publicidade -

Com a chegada da motorização 2.0, a linha Civic 2014, disponível na rede de concessionárias Honda a partir de fevereiro de 2013, contará com 3 versões: as novas LXR e EXR, com motor 2.0, e a LXS, versão de entrada que mantém o motor 1.8.

Outra novidade é que todas as versões do Honda Civic serão equipadas com a avançada tecnologia do Bluetooth, que permite ao motorista atender chamadas sem a necessidade de manuseio do celular e até mesmo sem tirar as mãos do volante.

O modelo mantém ainda o botão (ECON), introduzido na versão 2012, que faz sua condução tornar-se mais econômica, além da central inteligente (i-MID), que exibe em uma tela de LCD colorida de 5 polegadas diversas informações e opera como interface para customização do veículo, sendo que seus comandos estão localizados ergonomicamente no volante.

- Publicidade -

Mecânica Online – O sistema bicombustível utilizado pela Honda dispensa o subtanque para partida a frio. Com o novo sistema, ao acionar o botão no controle da chave que destrava as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura.

A nova tecnologia faz parte do conceito Honda Flex One, que será introduzida em outros modelos da marca e até mesmo nas motocicletas.

Todos os motores do Honda Civic 2014 são equipados com a injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection), além do sistema de ignição eletrônico mapeado, que transmite ainda mais confiança ao motorista.

Disponíveis na opção automática, as versões LXR e EXR tem como principal novidade a motorização 2.0 e 155 cv de potência quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina. A transmissão automática, item de série em todos os modelos com motorização 2.0 litros, possui a tecnologia paddle-shift, que proporciona uma condução ainda mais esportiva e segura nas trocas sem a necessidade de tirar as mãos do volante.

Estas versões são equipadas com faróis de neblina que, além de atribuírem esportividade à frente do Civic, são importantes recursos de segurança em viagens noturnas e em condições climáticas adversas, como a presença de nevoeiro. Ainda quanto à segurança, a versão EXR possui side airbag (airbag lateral), além dos airbags frontais dual (SRS), cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes, disponíveis em todas as versões.

O revestimento do porta-malas também passou por alterações, ganhando um forro especial, agora também presente na versão LXS. As versões LXR e EXR apresentam ainda o revestimento das alças do porta-malas.

E como fica a versão 1.8? A versão LXS do sedan conta duas opções de transmissão: automática e manual (de 6 velocidades), equipadas com o motor i-VTEC 1.8l SOHC Flex, que produz 140 cv a 6500 rpm, na utilização de álcool, e 139 cv também a 6.500 rpm, quando abastecido com gasolina.

Entre as novidades desta versão está a implementação do sistema de Bluetooth, que permite ao motorista atender chamadas sem a necessidade de manuseio do celular e até mesmo sem tirar as mãos do volante. A chave tipo canivete também faz parte das novidades do modelo e estará presente em toda a linha Civic. A opção de transmissão manual agora utiliza câmbio de 6 velocidades, que proporciona ao condutor uma direção mais prazerosa, confortável, além da economia de combustível.

Todas as versões trazem freios a disco nas quatro rodas, ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que distribui a força de frenagem de maneira uniforme, evitando desvios de trajetória em frenagens mais severas.

Para ser o mais rápido em sua categoria – O Civic com motorização 2.0 litros chega para tornar o modelo como um dos mais dinâmicos do seu segmento. Sedãs médios normalmente precisam de mais de 10 segundos para fazer a marca de 0 a 100 km/h, com a nova motorização o Civic precisa de 9,9 segundos, característica normalmente de modelos do seu segmento equipados com turbo e transmissão automática.

Durante as primeiras impressões do modelo entre as cidades de Campinas (SP) e Mogi Mirim (SP) fica fácl perceber que a versão com motorização 2.0 litros passou por uma evolução não apenas nas acelerações, mas principalmente, nas retomadas de velocidade. Com a opção esportiva da transmissão o desempenho fica ainda mais esportivo e sua performance é ainda melhor: disposição pura!

Sem falar no ronco do motor e até mesmo quando você deixa de acelerar e sente o vigor do Civic. Os cavalos do motor estão muito bem dispostos no ganho de velocidade.

Preços: LXS 1.8 manual: R$ 66.690
LXS 1.8 automático: R$ 69.900
LXR 2.0 automático: R$ 74.290
EXR 2.0 automático: R$ 83.890

Meio ambiente – Assim como na versão 2012, o Honda Civic 2014 também reforça o compromisso da marca com o meio ambiente e vem equipado com o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Ao ativar o botão, a mensagem “ECON ligado” é mostrada no painel i-MID. Nesta opção, diversos sistemas do veículo tornam seu funcionamento alterado para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático.

É importante ressaltar, que o Honda Civic 2014 preserva sua agilidade para aqueles que apreciam uma condução mais esportiva. Basta desativar a função ECON, que além de oferecer uma redução bastante econômica, não representa perda de potência, mas sim o comportamento do veículo mais linear.

O modelo tem três anos de garantia e estará disponível nas cores: Branco Taffetá Sólido, Cinza Paladium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico e Preto Cristal Perolizado em todas as versões. Os clientes podem obter informações sobre a concessionária mais próxima pelo site www.honda.com.br ou pelo SAC 0800 701 3432.

Com assessoria de imprensa da Honda Brasil / Linkpress Assessoria e Comunicação Fotos: Caio Mattos / Honda – Divulgação.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança