domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Debate sobre a indústria mundial do aço reúne especialistas internacionais

As grandes questões sobre a indústria mundial do aço mobilizaram os principais especialistas internacionais da indústria siderometalúrgica durante o primeiro painel de debates realizado nesta última segunda-feira, no 26º Congresso Brasileiro do Aço, que o Instituto Aço Brasil.

- Publicidade -

Com coordenação do Conselheiro do Aço Brasil e CEO da Gerdau, Andre Gerdau Johannpeter, o encontro reuniu o diretor geral da Worldsteel Association, Edwin Basson, o consultor Nick Sowar, líder global do setor de metais da Deloitte, Stephen Duck, consultor sênior de matérias primas da CRU, e o Diretor Executivo de ferrosos da Vale, Peter Poppinga.

Edwin Basson lembrou que o FMI vem reduzindo a previsão de crescimento para o mundo, apresentando uma situação que tem gerado pessimismo no setor siderúrgico.

Basson lembrou que, desde 2008, existe um excesso de produção de aço no mundo e que o crescimento do consumo na China é negativo. Segundo ele, já começam a desaparecer as diferenças entre os mercados emergentes e os desenvolvidos.

O especialista encerrou sua apresentação de forma otimista sobre a situação específica dos BRICS: “é importante lembrar que à medida que os países aumentam e investem em suas áreas urbanas cresce o consumo per capita do aço. E é isso que vai acontecer em lugares como o Brasil e a China, onde mais de 1 bilhão de pessoas passarão a viver em cidades”, ressaltou.

- Publicidade -

Sobre o tema, sempre com destaque para a produção e a atuação da China, o consultor da Deloitte Nick Sowar destacou que o excesso de produção de aço tem afetado a um número cada vez maior de países.

Segundo o especialista, a indústria do aço se encontra em desequilíbrio e grande parte da responsabilidade por essa situação é do país asiático que, nos últimos anos, aumentou suas exportações em 60%.

“Os chineses negam que deem subsídios às empresas do mercado de aço, mas eles continuam concedendo subsídios às companhias de energia. Um outro ponto importante diz respeito à mão de obra, que tem custos mais baixos do que em outros países. Essas são práticas que, definitivamente, contribuem para criar barreiras ao comércio”, revelou.

Já Stephen Duck chamou a atenção para a redução drástica da demanda por aço no mercado interno chinês e para o aumento das exportações pelo país asiático.

O especialista chamou destacou a redução dos impostos e dos salários em importantes províncias chinesas, dois fatores que contribuem para a criação de condições desiguais de competitividade em relação a outros produtores do mundo.

- Publicidade -

Apesar disso, Duck acredita em um reequilíbrio da indústria global e no crescimento da importância da Índia nos próximos anos.

O Diretor Executivo de Ferrosos da Vale, Peter Poppinga lembrou que o crescimento da produção do aço no mundo está mais lento e que atualmente são produzidos 1,6 bilhão de toneladas, com a China respondendo pela metade desta produção.

Segundo Poppinga, o mundo passa por uma crise com características diferentes da registrada em 2008. “Naquela época, a crise era de liquidez e a que vivemos atualmente é de demanda, o que, certamente, vai gerar uma demora, um pouco maior, para um ajuste”, explicou.

A China também estará na pauta dos debates do Congresso, que terá, ainda hoje uma conferência especial com a economista Haiyan Wang, sócia do Instituto China-Índia.

A Sustentabilidade também receberá destaque no evento, que reunirá a Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, o economista Sergio Besserman e o deputado Carlos Melles, em debate coordenado por Walter de Castro Medeiros, presidente da Thyssenkrupp CSA.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança