O Novo Volvo XC90, utilitário esportivo de luxo que será lançado em breve no Brasil, teve seu sistema Sensus premiado como a “Interface Homem-Máquina (HMI) Mais Inovadora”, durante a conferência Car HMI Concept & Systems, em Berlim, na Alemanha.
A facilidade para utilizar todos os recursos do Sensus foi decisiva na avaliação dos jurados, que levaram em conta o nível de inovação, a usabilidade das ferramentas, a complexidade e a segurança operacional do sistema.
Desenvolvido com base na resposta dos consumidores em pesquisas globais, o Sensus oferece soluções às necessidades dos ocupantes do Volvo XC90, redefinindo os controles do carro em uma interface amigável, sensível ao toque e configurada em blocos, cada qual com sua funcionalidade.
O Sensus tem tela central sensível ao toque, painel de instrumentos digital e display Head-Up (HUD), que projeta informações relevantes no para-brisa do Novo Volvo XC90. A Volvo Cars desenvolveu a tecnologia com base no conceito de que algumas informações são mais importantes em determinadas situações do que outras.
“Tínhamos muito claro, quando desenvolvemos o Sensus, que a segurança seria nossa maior preocupação, em conjunto com a usabilidade. Com essa arquitetura, entregamos uma interface que não traz surpresas para os usuários, propiciando uma sensação de controle, conforto e tranquilidade, que vai ao encontro da identidade da Volvo Cars”, explica Thomas Müller, vice-presidente de engenharia de componentes elétricos e eletrônicos da Volvo Cars.
Sensor infravermelho
Diferentemente da maioria das soluções de telas sensíveis ao toque, o sistema Sensus usa tecnologia exclusiva, com sensores infravermelhos, que permitem a operação com luvas, tornando o equipamento mais versátil e com resposta rápida aos comandos.
Sua interface, estruturada em quatro blocos e um único botão “home”, oferece simplicidade na utilização, pois reduz os passos para chegar às funções com o intuito de não distrair o motorista