quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Relatórios de tendências de 2016 da Ford mostra disposição dos consumidores em tornar o mundo melhor

A Ford divulgou o seu relatório de tendências para 2016. Chamado “Looking Further with Ford 2016”, essa edição digital (veja no link www.fordtrends.com a edição completa em inglês) traz reflexões sobre o que esperar do comportamento dos consumidores nos próximos anos.

Mesmo num cenário de mudanças constantes e dramáticas, o documento revela um senso renovado de inspiração e criatividade nas pessoas para tornar o mundo melhor.

Através dessas tendências, a Ford estuda como a tecnologia, a sustentabilidade e a colaboração podem ajudar a criar soluções para melhorar o modo como os consumidores vão viver, trabalhar e se locomover no futuro.

“Em nossos quatro anos de pesquisa das tendências de consumo, nunca vimos um grau tão forte de otimismo, força e autoconfiança”, diz Sheryl Connelly, gerente de futurismo e tendências globais da Ford. “Essa mesma criatividade e espírito empreendedor estão presentes em todas as áreas do nosso negócio.”

A nova visão sobre saúde, consumo, transporte e trabalho está transformando rapidamente a cultura e o comportamento do consumidor. Globalmente, mais da metade dos jovens concorda que se destacar é mais importante que se enquadrar – revelando um foco crescente na autossuficiência e determinação.

Os consumidores estão ansiosos para espalhar boas notícias e mais propensos a compartilhar histórias positivas nas mídias sociais. Como membros de uma população cada vez mais idosa, buscam prolongar a qualidade de vida e a liberdade pessoal.

A inovação melhora a qualidade de vida, aumenta a procura por conectividade e tempo, o que resulta em uma sociedade sempre ligada. Eficiência e utilidade são os principais parâmetros de como vivemos e consumimos.

Os americanos passam quase cinco horas por dia no celular e os consumidores buscam modos de ser menos atribulados e mais conscientes, para viver de forma mais inteligente e fazer um uso melhor de menos coisas.

Tendências para 2016

O relatório da Ford ajuda a compreender as 10 tendências que devem influenciar os consumidores e marcas nos próximos anos:

  1. Abraçando os heróis: se a boa vontade é fraca na liderança estabelecida, ela avança nas comunidades e indivíduos que estão repensando o significado de ser um bom cidadão, vizinho e pessoa. Heróis do dia a dia estão subindo ao pódio e inspirando outros a fazer o mesmo.
  2. Vida “canivete suíço”: a ênfase crescente na autoconfiança criou um caráter de propósito e utilidade. Vida melhor hoje não significa ter mais coisas – é viver de forma mais inteligente, fazendo um uso melhor de menos coisas.
  3. Falta de tempo: “Tanta coisa para fazer, tão pouco tempo” tem sido sempre um dos enigmas da vida. Mesmo com maior conectividade, estamos cada vez mais ocupados e o tempo é mais escasso que nunca.
  4. Vida fácil, trazida a você pelo assistente eletrônico: com o crescente apoio da inteligência artificial, a tecnologia de serviço completo permite delegar responsabilidades a sistemas que aprendem e se adaptam às nossas necessidades – aumentando a nossa esperança em uma vida melhor.
  5. Ter consciência está em voga: dois terços dos consumidores de todo o mundo dizem que estar consciente não é uma moda passageira. A vida se torna cada vez mais complicada e exigente e o caminho que muitas pessoas estão adotando é ser menos atribuladas e mais conscientes – dando-se tempo e espaço para respirar, refletir e reagrupar.
  6. Medo de envelhecer: conforme as pessoas vivem mais e de forma mais saudável, a noção de envelhecimento vai sendo redefinida. Mudanças nos cuidados de saúde, nutrição e medicina levam as pessoas a rejeitar os estereótipos sobre o que significa ser idoso.
  7. Ajuste para desajustados: hoje tamanho único não serve para ninguém, as conexões entre as principais marcas e os consumidores dependem de laços mais personalizados e significativos.
  8. Não ao desperdício: em uma sociedade de alto consumo, os inovadores buscam extrair valor de coisas que ninguém quer. A tendência de sustentabilidade estimula a imaginação e engenhosidade das pessoas.
  9. Comprando numa economia flexível: antes exclusivo na área da criação, o trabalho “free lancer” é cada vez mais usado, mudando a forma como produzimos e consumimos bens e serviços.
  10. Revolução no varejo: o varejo não é mais simplesmente uma questão de produto, mas de experiência. Varejistas estão encontrando novas maneiras de criar uma ligação com os consumidores.

Reflexões da Ford

As tendências mostradas neste quarto relatório anual vão além da indústria automobilística e ajudam a Ford a compreender o que está acontecendo globalmente nas áreas social, tecnológica, econômica, ambiental e política. Essas reflexões orientam todos os aspectos dos negócios da empresa – estratégia global, desenvolvimento de futuros produtos e serviços e experiência de compra e propriedade do cliente – criando soluções de mobilidade inovadoras.

“Não há como escapar do impacto que o ritmo crescente da tecnologia tem sobre a cultura. É fascinante observar como empresas como a Ford inovam e se adaptam a ele”, diz Connelly. “Essas reflexões nos ajudam a criar produtos e serviços que ultrapassam as expectativas de hoje e trazem formas inovadoras de lidar com os desafios de amanhã.”

 

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn