quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Magneti Marelli marca presença no Salão do Automóvel de Detroit e no CES 2016 em Las Vegas

A Magneti Marelli inicia 2016 apresentando suas tecnologias e produtos em dois importantes eventos nos Estados Unidos: a CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, e o NAIAS, emblemático Salão do Automóvel em Detroit.

- Publicidade -

Atenta aos principais temas do CES ligados ao setor automotivo, como conectividade e monitores, a Magneti Marelli apresentou seus recentes desenvolvimentos voltados à iluminação automotiva, “infotainment”, telemática e controle de motor.

Já no Salão do Automóvel dos Estados Unidos, realizado em Detroit entre os dias 11 e 24 de janeiro, as tecnologias Magneti Marelli marcam presença em diversos modelos, com destaque para o novo Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, Chrysler Pacifica, Chevrolet Volt, Audi A4, entre outros.

- Publicidade -

Os principais desenvolvimentos e fornecimentos para o novo modelo da Alfa Romeo, o Giulia Quadrifoglio, residem na área de sistemas eletrônicos com o CDC (Chassis Domain Control), controle eletrônico que representa o “cérebro” do carro, e o novo sistema de “infotainment”, equipado com tela TFT de 8,8 polegadas, que integra tecnologias inovadoras de “optical bonding” desenvolvidas para uma perfeita legibilidade de exibição.

A Magneti Marelli também desenvolveu em parceria com a Alfa Romeo os faróis e lanternas traseiras dos Giulia. Os faróis do Quadrifoglio possuem luzes Xenon, agregados à tecnologia AFS (Adaptive Frontlight System) e com um módulo de iluminação 35W, solução que aumenta a capacidade de iluminação em 200% em comparação aos faróis que adotam lâmpadas halógenas convencionais, garantindo assim maior segurança ao dirigir.

A tecnologia LED é adotada nas luzes de posição, no DRL (Daytime Running Light) e nos indicadores de direção. As lanternas traseiras também usam LED e representam a síntese de excelência estilística, identificando a parte traseira do carro de maneira única e distinta, valorizando ainda mais as linhas dinâmicas do carro.

- Publicidade -

A Magneti Marelli também produz os componentes das suspensões dianteira e traseira, sistema de escape, pedais e peças plásticas e, na área de sistemas eletrônicos, o computador de bordo.

Compondo a gama de modelos apresentados em Detroit, o Alfa Romeo 4C Spider também vem equipado com diversas tecnologias Magneti Marelli: faróis Xenon e luzes traseiras com LED, amortecedores, ECU (Unidade de Controle Eletrônico) e atuadores eletro-hidráulicos da caixa de velocidades de dupla embreagem.

Com tecnologias também presentes nas marcas dos modelos norte-americanos, a nova Chrysler Pacifica é equipada com faróis (lâmpadas halógenas e Xenon) e lanternas traseiras (lâmpadas convencionais e LED), desenvolvidas e fornecidas pela Magneti Marelli.

Já a segunda geração do Chevrolet Volt, veículo elétrico híbrido, é equipada com sistema eLight LED para faróis e lanternas traseiras. Além disso, faróis halógenos e Xenon e lanternas traseiras de LED equipam o novo Chevrolet Camaro.

Estreando em Detroit, o novo Audi A4 versão All-Road vem equipado com luzes traseiras LED na versão Avant, além dos faróis Bi-Xenon 25 Watts, LED e LED Matrix, dotados de LEDs independentes que regulam automaticamente, em tempo real, a intensidade da emissão de luz, dependendo da velocidade e do percurso do carro.

Já o Mercedes-Benz Classe E vem equipado com as lanternas traseiras LED, uma tecnologia com total Know how da Magneti Marelli.

No que diz respeito aos Sistemas Eletrônicos, o Porsche 911 Turbo adota o painel de instrumentos com os cinco elementos circulares tradicionais da marca, que reúnem todas as informações úteis para o motorista com display TFT configurável.

CES 2016 – Las Vegas – Durante o “International Consumer Electronics Show” (CES), a Magneti Marelli apresentou uma seleção de tecnologias de última geração para iluminação, “infotainment”, telemática e monitores e powertrain.

Em relação à iluminação automotiva, ênfase para a apresentação do módulo full-LED Matrix Beam (facho alto LED com sistema adaptativo para o direcionamento do feixe de luz através da ativação seletiva dos LEDs) e lanternas traseiras com tecnologia OLED (LED orgânico), construídas com OLEDs vermelhos e âmbar, que dão uma aparência homogênea independentemente da perspectiva.

Mesmo com as luzes traseiras desligadas, os elementos OLED são extremamente elegantes, com aspecto de um espelho prateado.

A Magneti Marelli também mostrou indicadores de direção dotados com uma função de alerta a pedestres, além de um aplicativo para iPad que consente a configuração das cores e intensidade da luz dos faróis e das lanternas traseiras.

Nos segmentos de “infotainment”, telemática e monitores, a empresa apresentou uma seleção de painéis de instrumentos de última geração com tecnologia AMOLED, caracterizada por redução do consumo de energia, maior velocidade de exibição e cores muito nítidas, com um contraste bem mais definido.

Já relacionados ao tema conectividade, a Magneti Marelli apresentou a Smart Antenna, uma antena “inteligente” equipada com um modem capaz de receber e transmitir dados a partir do carro para os operadores de serviços externos.

Com forte e tradicional presença nos esportes a motor, a Magneti Marelli exibiu soluções para o futuro, como a Câmera Rápida, capaz de captar 400 quadros por segundo, a ser introduzida este ano para melhorar a segurança passiva na F1, e do avançado sistema de telemetria que fornece a praticamente todas as equipes de F1.

Para complementar a exposição, sobre tecnologias de powertrain / controle de motor, a Magneti Marelli exibiu as mais recentes soluções em termos de componentes e sistemas estratégicos para a propulsão híbrido-elétrica.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança