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Tecnologia semiautônoma ajuda Land Rover Discovery Sport a rebocar trem de 100 toneladas

A Land Rover promoveu nesta semana uma ação espetacular que demonstrou toda a força e capacidade do Discovery Sport. O modelo rebocou três vagões de luxo de um trem com peso total de 100 toneladas por um trajeto de dez quilômetros por uma linha férrea no norte Suíça.

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Com capacidade certificada de reboque de 2,5 toneladas, o Discovery Sport foi capaz de puxar um peso muitas vezes maior do que isso. As 100 toneladas rebocadas equivalem a cerca de 60 vezes a massa total do veículo.

O Discovery Sport utilizado neste teste de reboque é idêntico ao que se encontra disponível para os clientes em todas as partes do mundo.

A única modificação ficou por conta das rodas que foram substituídas por estruturas que se encaixam nos trilhos de trem, desenvolvidas pela Aquarius Railroad Technologies, e que atuaram como estabilizadores.

A façanha do Discovery Sport foi realizada em uma linha férrea de 10 km de extensão, na pista de Museumsbahn Stein am Rhein, na Suíça e passou por uma ponte histórica de mais de 26 metros de comprimento.

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A impressionante marca foi atingida graças à potência de 180 cv do motor Ingenium diesel que equipa o Discovery Sport e oferece torque de 430 Nm.

Além do motor, o modelo é equipado de fábrica com diversos sistemas avançados que garantem uma ampla estabilidade e força.

Entre eles destacam-se o Tow Assist, Tow Hitch Assist e All Terrain Progress Control (ATPC), uma tecnologia semiautônoma de direção off road que gerencia automaticamente as forças de motor e frenagem durante a superação de um obstáculo.

Acionado ao simples toque em um botão, o sistema ATPC atua de forma a maximizar a tração em uma velocidade baixa.

Funcionando como um “piloto automático para baixas velocidades” essa tecnologia permite ao motorista dar foco total na pista – neste caso nos trilhos – à sua frente.

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O veículo não precisou das marchas reduzidas para completar o desafio. Isso graças ao sistema de câmbio automático ZF de nove velocidades e ao sistema Terrain Response, que ajudaram a gerar a tração necessária para a realização da tarefa.

Karl Richards, Engenheiro-chefe de sistemas de estabilidade da Jaguar Land Rover disse: “A capacidade de reboque está no DNA da Land Rover e o Discovery Sport não foge à esta regra. Ao longo dos anos a empresa introduziu no mercado tecnologias que facilitam muito a vida dos nossos clientes quando o assunto é reboque. Eu passei a maior parte da minha carreira percorrendo lugares de condições bastante desafiadoras ao redor do mundo testando Land Rovers e posso assegurar que este é o mais extremo teste de reboque que eu já vi”.

Inúmeras conversões – Os modelos Land Rover têm um extenso histórico de conversões para rodarem em trilhos de trem. Desde os lendários Séries II e IIA até os Defender mais recentes, os modelos já foram submetidos à adaptações para rodar em trilhos de trem.

A última ação do gênero ocorreu com o Discovery em 1989, quando o modelo rebocou uma série de carros em Plymouth, em uma ação que demonstrava a força do motor diesel 200Tdi.

Os especialistas britânicos da Aquarius Railroad Technologies foram os responsáveis pela conversão do Discovery Sport nesta ação. Para o diretor da empresa, James Platt, “um veículo deste tamanho conseguir rebocar um peso de 100 toneladas é uma grande demonstração de excelência em engenharia e integridade.

Neste teste, o Discovery Sport foi capaz de gerar mais força do que o nosso Defender que também recebeu as mesmas adaptações. Isso é notável”.

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