A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, acaba de anunciar mais uma parceria com a General Motors (GM) para o fornecimento de alumínio para o novo Cadillac CT6 2016.
Este é o primeiro veículo composto por materiais mistos fabricado pela GM na América do Norte e na China.
A planta da Novelis em Kingston, no Canadá, será responsável por fornecer alumínio à fábrica da GM em Detroit, nos Estados Unidos.
Já a unidade da Novelis em Changzhou, na China, será a fornecedora da GM em Xangai, que produzirá o CT6 na China.
O modelo de luxo do Cadillac CT6 possui chassi fabricado com 62% de alumínio a partir de técnicas avançadas de união, proporcionando uma redução de peso significativa.
Para se ter uma ideia, o CT6 é aproximadamente 100 kg mais leve que um carro de tamanho semelhante que utiliza aço de alta resistência e tem peso comparável ao modelo médio, o Cadillac CTS Sedan.
“A Novelis vem fornecendo soluções em alumínio automotivo para veículos premium e de alta performance há mais de 40 anos e o Cadillac CT6 possui uma das estruturas veiculares mais avançadas em que já trabalhamos”, disse Pierre Labat, Vice-Presidente Global de Automotivos da Novelis.
“Por isso, temos orgulho de ser líderes no fornecimento de alumínio para este programa veicular inovador nos dois continentes”, completa o executivo.
O alumínio está presente em toda a estrutura do carro fabricado tanto na América do Norte como na Ásia, inclusive nos compartimentos do passageiro e na traseira, estrutura do teto, painéis externos do chassi e estruturas das portas e piso.
O CT6 possui ainda uma das misturas de metais mais inovadoras utilizadas em estruturas veiculares na indústria, incluindo os painéis externos da carcaça e o sistema de tração traseira, fabricados totalmente em alumínio.
Técnicas avançadas de união são utilizadas na fabricação da estrutura do Cadillac CT6 da GM, incluindo uma tecnologia própria da montadora de soldagem de alumínio a ponto que promovem redução de peso, maior resistência e eficiência do veículo.
Entre as técnicas empregadas também estão a solda a laser, parafusos de perfuração térmica e rebites autofurantes, além de, aproximadamente, 183 m de adesivos estruturais avançados. O alumínio confere ainda ao modelo 10% a mais de rigidez estrutural se comparado aos seus concorrentes.
A chapa de alumínio automotivo da Novelis é utilizada em 180 modelos de veículos produzidos atualmente pelas principais montadoras em todo o mundo.
Desde 2011, a companhia tem investido globalmente para triplicar sua capacidade de produção de chapas automotivas.
A Novelis prevê um crescimento contínuo no uso de soluções mistas de baixo peso para aplicações automotivas, incluindo um crescimento de dois dígitos no uso global de alumínio automotivo até o final da década.