quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

JAC T50 aposta na transmissão CVT e muitos itens de série

O Mecânica Online® foi até São Paulo acompanhar de perto o lançamento da nova geração do totalmente novo T5, modelo que foi lançado em novembro de 2016 e agora ganha até nova nomenclatura, passando a se chamar T50.

- Publicidade -

A oportunidade de encontrar Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors, é sempre uma atualização do setor automotivo nacional e até mesmo mundial.

Antes de iniciar sua apresentação, gravamos com ele sobre a história da JAC Motors no Brasil. Todos os modelos lançados pela marca estavam em exposição na concessionária localizada na Gastão Vidigal.

Sérgio Habib começou sua apresentação acompanhada de uma salva de palmas, ao homenagear nosso querido amigo da imprensa automotiva, Roberto Nasser, que nos deixou no dia 08 de novembro.

- Publicidade -

O executivo sempre aproveita seus eventos para apresentar suas análises de mercado.

Para 2019 ele projeta um mercado similar ao de 2008 com cerca de 2 milhões e 800 mil unidades vendidas.

Ele também apresentou uma tela que mostra a participação das “Big Four” que compreende Ford, Chevrolet, Volkswagen e Fiat. Na sequencia foi a vez das “Newcomers” com o comportamento da Chery, JAC, Kia, Citroën, Peugeot, Mitsubishi, Nissan, Honda, Renault, Toyota e Hyundai.

A apresentação foi concluída com a evolução de vendas comparando o período de janeiro a outubro de 2017 com 2018, analisando as marcas que venderam menos que em 2017, abaixo da média de mercado em 2018 e as que cresceram acima da média do mercado.

Depois foi a vez de falar do lançamento do dia, o JAC Motors T50. O novo nome é bem justificado, pois o trabalho realizado pelos chineses mostra que a renovação do utilitário esportivo ganhou mudanças externas e internas. O painel ganhou novo quadro de instrumentos e até a central multimídia tem novo posicionamento.

- Publicidade -

Com exceção da maçaneta da porta e do acendedor de cigarros, nada é igual no interior do modelo.

A mudança mecânica também aconteceu. Sai de cena a motorização 1.5 16 válvulas VVT que produzia 127 cavalos de potência e surge a motorização 1.6 16 válvulas DVVT que produz 138 cavalos de potência. A marca afirma ser a motorização 1.6 de maior potência no mercado, mas o comportamento dinâmico no veículo não foi tão positivo assim.

A motorização é unicamente oferecida com gasolina. A opção bicombustível deve surgir mais para frente.

Com o lançamento do T50 a JAC Motors aposta suas fichas para brigar com Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Jeep Renegade, Ford EcoSport, Chevrolet TRacker, Renault Captur e Citroën C4 Cactus.

Com 4,345 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, o T50 possui porte bem semelhante ao dos principais modelos do país, considerando suas respectivas versões de entrada.

Mas o “recheio” do modelo da JAC é bem maior que o dos rivais: independentemente do Pack escolhido, o SUV chinês já é equipado com diversos itens que, às vezes, não são nem opcionais na concorrência.

Observe a lista dos principais equipamentos de série já no Pack 2 (R$ 83.990):
• Ar-condicionado digital e automático;
• Vidros das quatro portas com antiesmagamento, trava central e retrovisores com acionamento elétrico e função one-touch para subir/descer os vidros;
• Alarme antifurto;
• HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives;
• ESP (Electronic Stability Program), ou Controle Eletrônico de Estabilidade;
• TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada;
• Sistema de freios com ABS, BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente) e BAS (assistente nas frenagens de pânico)
• Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis;
• Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
• Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível;
• Coluna de direção ajustável na altura;
• Computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro;
• Faróis com regulagem elétrica de altura;
• Banco traseiro bipartido 60/40;
• Banco do motorista com ajuste de altura;
• Bancos revestidos em couro ecológico;
• Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
• Chave “smart”, que proporciona o fechamento remoto dos vidros;
• Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
• Luzes de conversão estática (cornering lights);
• Rodas de liga leve aro 16;
• Volante multifuncional;
• Duas entradas USB;
• Tomada 12V no console central e no porta-malas;
• Direção com assistência elétrica e efeito progressivo.

Quando equipado com o Pack 3 (R$ 87.990), o JAC T50 acresce os seguintes dispositivos:
• JAC Connect Front Camera (câmera frontal);
• Câmera de imagem panorâmica 360 graus;
• Câmera de ré;
• Rebatimento elétrico dos retrovisores;
• Função “follow me home”;
• Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular);
• Luzes diurnas em LED;
• Rack no teto;
• Volante revestido em couro;
• Cruise control;
• Kit multimídia com mirror link, tela de 8 polegadas e espelhamento de sistemas Android e IOS;

Mesmo nessa configuração topo de gama, ainda bem abaixo de R$ 90 mil (distante, ainda, de versões básicas de alguns concorrentes), o JAC T50 mantém a competitividade.

“Estamos muito bem posicionados nesse segmento intermediário dos SUV´s. Essa faixa de preços que ocupamos é preenchida por SUV´s pelados, que são bem menos atrativos que o T50”, garante Habib.

Kit multimídia com tela de 8 polegadas – Como um dos maiores destaques, porém, o JAC T50 exibe um aparelho de multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas, produzido pela JAC Motors China, que certamente irá criar outro patamar de conectividade para o consumidor desse segmento de SUV´s.

O sistema incorpora, também, a câmera 360 graus e câmera de ré e a JAC Connect Front Camera (frontal).

Inédito em carros dessa categoria, o sistema multimídia, totalmente intuitivo e em português, possui conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.

A novidade fica por conta da função “Carbit”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 8 polegadas, reconhecendo sistemas Android e IOS.

“Além do kit multimídia, o grande destaque do T50 é o design. Salta aos olhos o estilo elegante, o ar de sofisticação do SUV da JAC. Mas isso não é tudo. Itens como ESP, assistente de partida em rampas, câmbio CVT com 6 marchas, luzes diurnas de LED e uma extensa lista de equipamentos fazem do T50 uma opção extremamente atraente ao cliente dessa faixa de preços”, explica Sergio Habib.

Quarto SUV da marca no mercado nacional, o T50 exibe um design atual e refinado, que certamente se distinguirá no segmento ao qual vai disputar, mesclando as linhas bem definidas da carroceria à aplicação certeira de frisos cromados.

Na frente, a grade em formato de trapézio é caracterizada por aletas largas, que lhe garantem identidade única, bem como por uma massa preta que une os dois faróis e sustenta o logotipo da marca.

O capô em forma de cunha e o para-choque envolvente, com luzes de neblina, complementam o conjunto. O T50, inclusive por incluir as luzes diurnas de LED, oferece forte personalidade estética.

A lateral mistura linha alta na “cintura” e traços que surgem no capô dianteiro e no para-choque que promovem sensação de fluidez dinâmica e constante movimento. A pequena janela e a coluna C mais larga dão o tom da robustez que convém a um SUV, a exemplo das rodas de liga de 16 polegadas e dos apliques plásticos em linha ascendente nas portas traseiras.

Já a traseira caracteriza-se pela tampa que dá um inconfundível ar de robustez, além do grupo ótico com formas orgânicas e levemente horizontais. Com o pequeno aerofólio montado na extremidade do teto, o T50 ganha um ar efetivamente “esportivo” na confluência desses ingredientes visuais.

O para-choque preto ratifica a personalidade SUV, mas, assim como todo o carro, não deixa de receber apliques cromados para denotar sua proposta de requinte.

Toda a parte interna do JAC T50 foi redesenhada a partir da geração anterior. O quadro de instrumentos possui dois grandes mostradores circulares: velocímetro e conta-giros. Neles, a parte central de cada instrumento revela o nível do tanque e o termômetro de água do motor, respectivamente.

Já no meio dos mostradores, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo.

À esquerda do volante de direção, encontra-se o botão de acionamento elétrico de altura do facho dos faróis, o controle de ajuste dos retrovisores externos, a tecla de rebatimento desses espelhos externos e o interruptor que comanda a intensidade de iluminação do painel de instrumentos.

Já do lado direito do volante, o motorista encontrará o botão de partida e desligamento do motor, uma vez que o JAC T50 utiliza o sistema keyless.

O sistema de ar-condicionado, por sua vez, posicionado no console central, logo abaixo do kit multimídia, é digital e automático.

Logo abaixo, o motorista encontra a tomada USB, que é utilizada para espelhamento do telefone celular ao kit multimídia.

Mecânica Online – Deixando de lado o motor 1.5 JetFlex, o novo JAC T50 adota o mesmo trem de força do T40 CVT. O motor desloca 1,6 litro de capacidade cúbica, possui quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão e no de escape – daí a designação DVVT (Dual Variable Valve Timing).

Gravamos um vídeo que mostra detalhes do acabamento interno e principalmente o comportamento dinâmico do modelo.

O volante só possui ajuste de altura. No quadro de instrumentos a leitura não é tão facilitada devido a fonte ser pequena.

Rodamos cerca de 100 km com o modelo principalmente na estrada e condições planas. Ainda assim, observamos a demora de resposta do câmbio CVT nas saída. Na estrada também falta fôlego para as ultrapassagens, mesmo utilizando o comando sequencial, fica a sensação de falta de agilidade, que o motor não enche o suficiente.

O computador de bordo indicou consumo médio de 12,0 km/l na estrada.

O utilitário esportivo da JAC tem bom espaço e conforto para quem viaja no banco de trás. O porta-malas é razoável.

Apesar da JAC Motors afirmar que o volume é de 600 litros, sua medição não emprega o método adotado pela maior parte das montadoras (VDA). Ao observar o porte, podemos esperar cerca de 400 litros na comparação com os demais modelos.

Apesar da presença do recurso do “start-stop”, só observamos sua entrada duas vezes em todo o percurso.

Movido a gasolina, ele desenvolve a potência de 138 cv a 6.000 rpm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo.

O rival mais importante dos JAC (T50 e T40) é o Chery Tiggo 2, cuja versão automática tem preço inicial de R$ 66,9 mil e conta com uma rede de revendas que pode chegar a 60 unidades até o fim do ano.

O Tiggo 2 já teve cerca de 3.800 unidades vendidas desde que foi lançado, em março deste ano. É mais do que a soma dos T5/T50 vendidos desde 2016 (3.700 unidades).

Em 2019 a JAC prevê a chegada até fevereiro do T8, SUV de sete lugares, de uma picape de cabine dupla, até meados do ano e de um carro elétrico.

Ficha técnica – JAC Motors T50

Itens Modelo JAC T50
Versão 1.6 16V DVVT Gasolina
Dimensões Comp./ Larg. / Alt.(mm) 4.345 × 1.765 × 1.640
Entre eixos (mm) 2.560
Peso em ordem de marcha (kg) 1.220
Capacidade do porta-malas (L) – Não é medida na especificação VDA mais aplicada no Brasil 600
Capacidade do tanque de combustível (l) 42
Motorização Tipo de motor 4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cm3) 1.590
Diâmetro (mm) 75,0
Curso (mm) 90,0
Comando de válvulas DOHC 16V DVVT
Potência Máxima (cv/rpm)
Peso / Potência
138/6.000
8,84
Torque Máximo (Nm/rpm) 168/4.000 (Gasolina)
Taxa de compressão 10,5:1
Transmissão Automática, tipo CVT, com 6 marchas virtuais
Suspensões Dianteira Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira Semi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Rodas Pneus 205/55 R16
Rodas Em liga de alumínio 16″
Performance Velocidade máxima 198 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,3 segundos

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais