O inédito sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle é o primeiro híbrido flex do mundo, novidade apresentada pela Toyota no lançamento da 12ª geração do Corolla no mercado brasileiro.
O sistema híbrido combina um motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina).
Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.
A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo.
A transmissão Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.
O Novo Corolla possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.
Sobre esse tema, segundo o INMETRO, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. Além disso, ele é o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil com 1,38 MJ/km.
No que se refere à suspensão, todas as versões do Novo Corolla 2020 incorporam uma suspensão dianteira independente tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora. A posição da suspensão foi otimizada para obter uma resposta linear da direção ao dirigir em velocidades médias ou altas.
A nova suspensão traseira é independente, double-wishbone, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Desenvolvida para oferecer excelente estabilidade e maior conforto de condução.
Além do Mercosul, o Corolla produzido em Indaiatuba seguirá para o Chile, Colômbia, Peru e Bolívia. Seu preço de lançamento na versão Altis é de R$ 124.990.
O cliente terá seu primeiro contato com o Novo Corolla no próximo dia 12 de outubro, quando acontece o Vip Day, ação nacional nas concessionárias da marca que também vai lançar o Toyota Mobility Service, TMS, serviço que vai funcionar por meio de aplicativo onde o interessado terá a disposição toda a linha da marca para aluguel, que pode ocorrer em prazo máximo de 90 dias.
Inicialmente serão 10 concessionários participando do projeto piloto, que contemplará a capital paulista, o interior do Estado de São Paulo, Salvador, Brasília, Distrito Federal e Porto Alegre.
Mecânica Online
AEA – Besaliel Soares Botelho, CEO da Robert Bosch Latin America, é o novo presidente da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, para a continuidade do biênio 2019/2020, em substituição a Flavio Henrique Sakai. Na vice-presidência permanece Edson Orikassa (Toyota).
Novo veículo – O Grupo CAOA produzirá um automóvel de uma nova marca no Brasil. A empresa comandada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade já produz modelos Hyundai e CAOA Chery em Anápolis (GO) e Jacareí (SP). O novo veículo e marca serão conhecidos em cerca de 45 dias, prazo em que também deverá estar concluída a compra pela montadora brasileira da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) da Ford, onde o novo produto será fabricado.
Elétrico – O MINI Cooper SE, o primeiro modelo puramente elétrico concebido pela fabricante britânica, já tem data para sair da linha de produção: novembro deste ano. Com design baseado no MINI Hatch de 3 portas e equipado com um motor elétrico capaz de entregar 184 cv de potência e 270 Nm de torque instantâneos, o inédito MINI Cooper SE será produzido na lendária fábrica de Oxford, no Reino Unido, a casa da MINI.
Segurança experimental Mercedes-Benz – Sistemas de acionamento elétrico e direção totalmente automatizada são as principais tecnologias para a mobilidade do futuro. Isso leva a mudanças nos requisitos da tecnologia de segurança para automóveis: em primeiro lugar, posições de assento muito mais flexíveis no interior desses veículos exigem uma forma diferente de proteção dos ocupantes.
GNV – Demonstração entre Scania, Citrosuco e Morada do Sol comprovam viabilidade no custo do transporte do caminhão movido a GNV. Modelo de 410 cavalos faz rota de 800 km desde dezembro; resultados comprovam uma redução de 15% na comparação com o diesel nas características desta aplicação. O veículo rodou apenas com gás natural, e nesta aplicação, em relação a um modelo diesel, houve uma diminuição de 15% no custo do km rodado proveniente da redução do combustível, comprovando a viabilidade do transporte.