sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Park Assist, vale a pena pagar?

Estava eu em um dos clientes que atendo nas consultorias de vendas e tecnologia automotiva, quando repentinamente sou chamado por uma vendedora para tirar uma dúvida de uma cliente que ela estava atendendo. Ao chegar na mesa em que a cliente estava, esta subitamente me perguntou: “Vale a pena pagar pelo Park Assist?”.

Para àqueles que não conhecem, o Park Assist é uma tecnologia de conforto e também segurança que vem se popularizando nos automóveis nacionais, ela faz com que o automóvel estacione de forma quase autônoma tanto em balizas quanto em vagas no formato garagem.

Para que esse recurso funcione, os veículos precisam ser equipados com sensores laterais de alcance superior aos atuais sensores de estacionamento.

Estes sensores fazem a leitura das vagas, quando solicitado pelo condutor, basta apenas apertar o botão do Park Assist e acionar a seta para o lado que se deseja estacionar, encontrada a vaga é só soltar a direção e seguir as orientações do computador de bordo que solicitará apenas que o condutor mude a direção das marchas, frente ou ré, e controle a frenagem (existem sistemas que controlam isso pra você, mas aí é outra matéria).

Todo o controle de direção da carroceria fica a cargo do veículo, que para tal precisa estar equipado com direção elétrica.

Este sistema acaba de vez com aquela velha dúvida: será que cabe? E estaciona o carro em vagas que muitas vezes seriam desprezadas pelo condutor mais experiente.

Lembrando sempre que se faz necessário um espaço mínimo para a entrada/saída do veículo sem que haja colisão, e para o desembarque dos ocupantes em uma vaga de garagem.

O primeiro Park Assist a chegar ao Brasil veio na VW TIGUAN 2010, o que representou um marco para as novas tecnologias aqui no nosso país, mas ainda era um recurso que poucos podiam pagar.

Hoje, além de existirem vários modelos equipados com este sistema, estamos experimentando a popularização de tecnologias que antes eram exclusivas de carros de luxo.

Hoje com o lançamento do NOVO ONIX PLUS podemos ter esse e outros recursos em um carro abaixo dos R$ 80.000,00 e aguardamos ansiosamente o lançamento do NOVO ONIX para saber a faixa de preço que ficará com as mesmas tecnologias.

Portanto, conforto, segurança, tecnologia e por que não falar status, tudo isso em um pacote adicional que cabe no seu bolso.

Com essa receita eu retorno a pergunta: “Vale a pena pagar pelo Park Assist?”. Eu digo que vale cada centavo.

Vá a uma concessionária de sua escolha e experimente o Park Assist, você vai se surpreender.

Tobias França @franca.tobias, engenheiro mecânico especialista em tecnologia automotiva, consultor e palestrante na UNION CONSULTORIA com mais de 1000 horas de treinamento ministrado e mais de 3000 pessoas treinadas. Instrutor certificado internacionalmente, WOLFSBURG – ALEMANHA, pela VOLKSWAGEN.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn