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Estudo prevê zero mortes na estrada até 2040

Até 2040, o número de acidentes fatais nas estradas será próximo de zero, enquanto os acidentes de trânsito nas cidades sofrerão uma significativa redução.

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Essas são algumas das previsões que o novo relatório “Mobilidade do futuro” da Allianz Partners traz, tendo em vista a adoção de veículos autônomos e o surgimento de ruas e rodovias inteligentes.

Essa nova realidade transformará a infraestrutura urbana e será capaz de tornar a mobilidade em todo o mundo mais limpa, mais segura e mais eficiente do que nunca.

Como parte da série “O mundo em 2040 “, encomendada pela Allianz Partners – líder mundial em soluções de assistência e seguro B2B2C – e de autoria do futurólogo de renome internacional Ray Hammond, o estudo antecipa as necessidades das pessoas nas próximas décadas.

Segundo ele, existem quatro grandes tendências que estão moldando o futuro dos automóveis e levando os governos a intervir imediatamente: o rápido aumento da poluição do ar urbano; as alterações climáticas; o custo decrescente da geração de energia renovável; e os desenvolvimentos na tecnologia de carros elétricos.

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E, nesta linha, ele elenca as principais tendências que, coletivamente, revolucionarão este cenário até 2040:

Avanços na tecnologia e impacto na segurança
· A melhor notícia é que com o avanço da tecnologia, o número de acidentes de trânsito e fatalidades na estrada diminuirão.
· A tecnologia “driver-assist”, como freio automático, detecção de pedestres, aviso de colisão, avisos de saída de faixa, detecção de ponto cego e monitoramento de alerta do motorista, ajudará o público em geral a aprender sobre as fases de desenvolvimento da direção autônoma e demonstrará que os veículos autônomos serão realmente muito mais seguros do que carros dirigidos por humanos.
· Os veículos de carga, como caminhões, serão autônomos, permitindo o controle manual quando um veículo precisar fazer uma viagem rural a uma área que não possui estradas inteligentes e infraestrutura.
· Empresas de tecnologia como Apple, Google e Uber poderão competir no futuro do transporte com os atuais fabricantes automotivos, já que os carros serão construídos em torno de TI e software.
Alterações na propriedade do automóvel e no comportamento do consumidor em mobilidade
· A maioria dos habitantes das cidades não terá mais um carro particular, mas se tornará um assinante da mobilidade.
· Para viagens curtas, os moradores se adaptarão cada vez mais às bicicletas elétricas, patinetes e scooters, fornecidos por empresas de compartilhamento.
· Dentro de veículos sem motorista, os passageiros poderão usar o tempo de viagem para trabalhar, se divertir, dormir, socializar (local e remotamente), fazer viagens virtuais ou estudar.
Mudanças nos motores dos veículos
· Veículos movidos a combustível fóssil cederão seus lugares aos carros elétricos.
· Os táxis elétricos sem motorista atenderão às necessidades de transporte público, levando os passageiros ao seu destino por um preço equivalente às tarifas de ônibus atuais.
Necessidade de sistemas de segurança
· Será vital que sistemas fortes de segurança cibernética sejam incorporados às redes de tráfego rodoviário para evitar que veículos e estradas possam ser interrompidos.
· É provável que, em 2040, os guardas de trânsito sejam substituídos pela segurança cibernética, que se concentrará em manter as estradas e todas as formas de transporte automotivo protegidas contra interferências maldosas ou criminais.

Claudius Leibfritz, CEO da Allianz Automotive e Membro do Conselho de Administração da Allianz Partners reconhece que diferentes desenvolvimentos na sociedade, negócios e tecnologia estão provocando mudança no cenário da mobilidade.

“Este relatório destaca o impacto que o aumento da urbanização, as preocupações ambientais, a tecnologia, os padrões de mudança na propriedade de carros e o comportamento do motorista terão a longo prazo na indústria automotiva. Para as seguradoras, isso significa uma mudança de paradigma – mas algo encorajador, levando a um futuro em que a mobilidade será mais limpa, mais segura e mais eficiente. Na Allianz Automotive, apoiamos ativamente essa evolução, oferecendo novos produtos e soluções de serviços para o ecossistema de mobilidade emergente. Conectado, Autônomo, Compartilhado, Elétrico (CASE) são as novas bases para o setor, e estamos continuamente desenvolvendo soluções para estreitar a relação com as montadoras e parceiros.”

“Enquanto os motoristas estão se tornando assinantes da mobilidade e não proprietários de carros, a Allianz Automotive não está apenas oferecendo produtos tradicionais, mas também ampliamos o portfólio para soluções inovadoras. Já estamos trabalhando intensamente em novos desenvolvimentos, como a crescente demanda por serviços para frotas. Além disso, embora a tecnologia cada vez mais sofisticada dos veículos autônomos diminua, por um lado, a frequência e a gravidade dos acidentes, por outro lado, a segurança cibernética e o seguro cibernético se tornarão mais importantes do que nunca. As informações desse relatório são inestimáveis em termos de destacar as possíveis necessidades futuras de nossos clientes, para nos permitir continuar a planejar estrategicamente o futuro de nossos negócios”.

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O relatório completo “Mobilidade do futuro” está disponível para leitura aqui: http://www.allianz-partners.com/en_US/press-and-media/reports/mobility-of-the-future.html

Nota aos editores:
‘Mobility of the Future’ faz parte da série ‘O mundo em 2040’ do Grupo Allianz Partners. A série inclui diversos relatórios, que foram lançados nos últimos meses, com foco em como será o mundo em 2040 no contexto das variadas áreas de especialização do Grupo: saúde internacional, assistência, seguro automotivo e de viagem.

O conteúdo da série é inteiramente baseado nas visões e opiniões do futurologista Ray Hammond, com base em sua experiência na previsão de desenvolvimentos futuros.

O conteúdo não reflete necessariamente as opiniões da Allianz Partners ou da Allianz Automotive, mas foi encomendado como parte do compromisso do Grupo de abraçar proativamente o futuro.

As ideias e descobertas serão usadas para gerar iniciativas, debates e conversas sobre como o futuro pode ser no contexto dos negócios; permitir ao grupo antecipar as necessidades dos clientes nos próximos anos; e ficar à frente da curva em termos de entendimento das tendências e inovações que impactarão cada uma das linhas de negócios e levarão o Grupo adiante no futuro. O mundo na série 2040 está disponível aqui .

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