quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Porsche Brasil completa cinco anos de atividades

Ao abrir as portas no dia 15 de julho de 2015 e oficializar a importação de seu primeiro automóvel – o icônico 911 GT3 −, a Porsche Brasil tornou-se a primeira subsidiária da marca na América Latina.

- Publicidade -

Cinco anos depois e mais de 7.200 veículos entregues desde sua inauguração, o resultado positivo é nítido: maior presença no mercado brasileiro, relacionamento mais próximo do cliente, aumento nos números de vendas, ampliação da rede de concessionários e incremento na presença de mídia.

E, tão importante quanto tudo isso, uma aproximação sem precedentes com os apaixonados fãs da marca.

A abertura da subsidiária brasileira permitiu ganhos de possibilidades e oportunidades para a Porsche, além de beneficiar diretamente os clientes da marca.

O crescimento da rede de concessionários é outro indicador da ampliação da presença da Porsche no Brasil. Em 2015, havia revendedores em seis cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Ribeirão Preto).

- Publicidade -

Nos anos seguintes, foram abertos Porsche Centers em Recife, Campinas, Florianópolis e Belo Horizonte, nesta ordem. Até o fim de 2020, estão previstas as aberturas de três novos concessionários.

A tradição híbrida na Porsche teve início em 1899 com o Lohner Porsche, o primeiro veículo do mundo a contar com um motor elétrico alimentado por bateria juntamente com um motor a combustão, que foi projetado e construído por Ferdinand Porsche.

Em 2016, no primeiro salão do automóvel de São Paulo que a marca participou desde sua chegada como subsidiária, o destaque a apresentação do Cayenne S E Hybrid, que ganhou o prêmio de carro mais eficiente em sua categoria.

Investimento em infraestrutura é uma das ações da marca no mercado brasileiro, o destaque neste sentido foi a inauguração do centro de distribuição de peças em Embu das Artes (SP) em março de 2017.

Com 3.090 m² de área, o centro tem capacidade para armazenar mais de 7.000 itens importados diretamente do similar da Porsche em Sachsenheim, na Alemanha.

- Publicidade -

A inauguração do centro de peças brasileiro permitiu reduzir tanto o prazo de importação dos componentes quanto o preço final ao consumidor.

Outro momento histórico aconteceu em junho de 2018, por ocasião da celebração mundial do 70º aniversário da Porsche. No Brasil, a data foi comemorada com uma exposição de diversos modelos Porsche na Oca, no Parque do Ibirapuera, um dos mais prestigiados espaços culturais de São Paulo.

Composta por 17 automóveis, a exposição foi inaugurada no dia 8 de junho (exatamente 70 anos depois que as autoridades de trânsito austríacas emitiram a permissão de circulação para o primeiro modelo Porsche, o 356/1) e ficou aberta ao público no dia seguinte, com entrada franca.

Foi uma oportunidade única de mergulhar no universo Porsche e ver de perto modelos como o 356 da década de 1950, versões do 911 de diversas épocas, supercarros como o Carrera GT e o 918 Spyder e carros de competição como o 908/2 e o 911 GT3 R.

No fim de 2019, essa aproximação com o público se deu de maneira diferente no Sportscar Together Day, realizado no autódromo de Interlagos: além de apreciar veículos expostos, o público teve oportunidade de vê-los em ação na pista.

“Temos bons motivos para comemorar os cinco anos de atividades da Porsche Brasil, em especial a relação com nossos clientes. A estrutura da subsidiária também permitiu a ampliação de nossa participação no segmento de carros esportivos e oferta de modelos exclusivos como o 911 GT2 RS. Nosso trabalho está apenas no início, nosso objetivo é manter a paixão de clientes e fãs, algo extremamente importante para uma marca como a Porsche”, analisa Dr. Andreas Marquardt, Diretor Presidente da Porsche Brasil.

A presença da Porsche no Brasil remonta à primeira metade da década de 1950, quando os primeiros carros da marca foram trazidos por agências (como se chamavam os revendedores de automóveis da época) independentes.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança