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Com sete lugares, Tiggo 8 chega repleto de tecnologias por R$ 157 mil

O cliente já encontra nas concessionárias da CAOA Chery o Tiggo 8, modelo que esbanja tamanho e sofisticação, além de ser produzido no Brasil. Sim, você pode até querer dizer que ele é chinês, mas tem sua produção em Anápolis, em Goiás.

Para causar ainda mais impacto em seu segmento, o preço de tabela de R$ 168.600,00 tem valor especial de lançamento de R$ 156.900,00. O modelo é oferecido em versão única de acabamento e chega repleto de tecnologias e sete lugares pronto para enfrentar a concorrência do Volkswagen Tiguan e Mitsubishi Outlander.

Alguns dos destaques do modelo são a capacidade para sete passageiros, motor turbo com injeção direta e câmbio de sete velocidades com modos de condução ECO e SPORT, alavanca tipo joystick, teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas, multimídia com tela de 10,25 polegadas de alta resolução, banco do motorista com ajuste elétrico, carregador de celular por indução (wireless), ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira de bancos, acabamento interno premium com luz de ambientação, faróis em full LED, lanternas traseiras em LED, acionamento remoto do ar-condicionado, compartimento central com refrigeração, câmera 360 graus e muito mais.

O pacote tecnológico e de segurança reúne mais de uma dezena de sistemas de auxílio à condução e segurança, como airbags frontais, laterais e de cortina, HHC, HDC, ESP, EPB, DRL, TCS, BOS, BAS, ESS, TPMS e BSD (uma imensa sopa de letrinhas, hein?).

O design do Tiggo 8 foi desenvolvido pela equipe comandada pelo britânico Kevin Rice no estúdio da Chery construído nas cercanias de Frankfurt, na Alemanha.

Externamente alguns dos destaques são o conjunto óptico dianteiro totalmente em LED, o que inclui os faróis full LED e o sistema DRL (Daytime Running Light).

Na traseira as lanternas também são em LED e há ainda luz de neblina integrada ao para-choque. Os retrovisores externos igualmente contam com indicadores de luzes direcionais em LED.

As rodas, de desenho exclusivo, são de 18 polegadas e as caixas de roda têm acabamento em preto fosco, o que ajuda a realçar a robustez e a imponência do conjunto. Reforçam ainda esta característica o rack de teto e o spoiler traseiro.

O banco do motorista conta com regulagens elétricas para distância, profundidade e encosto. O volante multifuncional possui comandos do piloto automático, telefonia, voz e sistema de áudio –, além de possuir regulagens tanto de altura quanto de profundidade.

Em termos de dimensões temos 4.700 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 1.705 mm de altura e 2.710 mm de entre eixos.

Com capacidade para sete passageiros, a configuração dos bancos é modular, o que traz uma série de possibilidades de uso: a terceira fileira de bancos, que fica embutida no piso quando rebatida, pode ser repartida em 50/50 e a segunda fileira em 60/40.

Com as três fileiras de bancos em uso a capacidade do porta-malas é de 193 litros. Com a terceira fileira de bancos rebaixada, sobe para 889 litros e com a segunda fileira de bancos rebaixada vai a impressionantes 1.930 litros, ou seja, volume dez vezes maior do que com as três fileiras de bancos em uso.

Outro item que se destaca é a ampla luminosidade interna, assegurada por um vasto e impressionante teto solar panorâmico com abertura e fechamento elétricos.

A área do teto solar pode ser aberta totalmente ou de forma inclinada, e o conjunto conta ainda com persiana de teto, que pode ser operada de forma independente e igualmente por comando elétrico.

Ao sair do veículo o teto solar se fecha automaticamente juntamente com os vidros elétricos – todos, assim como o teto solar elétrico, contam com sistema antiesmagamento.

Um dos destaques do modelo é o painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas. Além dos mostradores e indicadores como velocímetro e tacógrafo (indicados tanto em gráfico de barras quanto numericamente), nível de combustível e temperatura do motor e luzes-espia, possui animação digital de acordo com o modo de condução escolhido, sendo em azul para ECO e em vermelho para SPORT.

O sistema multimídia, compatível com Apple Car Play e espelhamento para Android, tem tela touchscreen de 10,25 polegadas de alta resolução. Nela são exibidas, entre outras, as imagens da câmera 360 graus, que possibilita visão tridimensional completa ao redor do veículo do ponto de vista superior, e da câmera de ré com guias dinâmicas de direção, que trabalha em conjunto com o sensor de estacionamento traseiro. A tela possui três opções de papel de parede e ainda é possível carregar opções pessoais via USB.

Pelo sistema multimídia ainda é possível controlar e configurar diversas funções do veículo como apps, telefonia via Bluetooth, sistema de áudio, manual do multimídia digital, ajuste do ângulo de abertura do porta mala (permite ajuste de 50% a 100% de abertura), luz de ambientação interna – que pode variar de cores, são sete opções, ou acompanhar o ritmo de uma música que estiver sendo executada – e outros.

No console central há ainda uma terceira tela touchscreen de oito polegadas destinada aos controles do ar-condicionado, do tipo dual zone – para o qual há, inclusive, saída para a segunda fileira de bancos.

O console central abriga também, ao lado da alavanca de câmbio, um sistema de carregamento de celular por indução, sem cabos (wireless). Já o compartimento central, além de funcionar como apoio de braço, possui interior refrigerado.

A partida é do tipo Keyless, sem chave, por botão. As portas travam e destravam automaticamente de acordo com a distância da chave, que pode permanecer, por exemplo, no bolso do motorista.

O sistema Keyless também está conectado ao porta-malas, de abertura elétrica. Esta função é especialmente útil quando as mãos estão ocupadas por compras ou outros volumes. Basta posicionar-se com a chave no bolso próximo à tampa traseira por cerca de três segundos e dar um passo para trás: a tampa do porta-malas se abrirá eletricamente.

O Tiggo 8 traz ainda o comando de climatização à distância. Com apenas um comando pela chave o ar-condicionado pode ser acionado à distância, fazendo com que motorista e passageiros, antes mesmo de entrarem no veículo, já tenham à disposição uma temperatura interna agradável e confortável.

Da ampla lista de itens de conforto e conveniência disponíveis pode-se destacar, ainda, direção elétrica, sistema de áudio com oito alto-falantes, acendimento automático dos faróis, piloto automático (Cruise Control), retrovisores externos dotados de sistema antiembaçante, além de ajuste e rebatimento elétricos, faróis com ajuste elétrico de altura, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, entradas USB disponíveis para os ocupantes da primeira e da segunda fileira de bancos, apoio de braço para a primeira e a segunda fileira de bancos, porta-copos disponíveis para as três fileiras de bancos e outros.

Sopa de letrinhas reforça a segurança – O Tiggo 8 é equipado com sistemas eletrônicos de controle de tração (TCS) e de estabilidade (ESP), sistema de monitoramento de ponto cego (BSD) com aviso sonoro e visual no painel de instrumentos e nos espelhos retrovisores externos, assistente de partida em rampa (HHC), controle eletrônico de descida (HDC), freio de estacionamento eletrônico (EPB) e função Auto Hold, além de sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) com aviso sonoro e alerta visual tanto para pressão baixa quanto temperatura elevada dos pneus. Além disso há seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina.

O sistema de freios é a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira e sólidos na traseira), que atuam conjuntamente com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).

Complementando o pacote de segurança há ainda o BOS (smart pedal), sistema que desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo, o que sinaliza uma situação de emergência, o BAS, sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS, e o ESS, sistema de alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de freio para sinalizar aos motoristas que vêm atrás que está ocorrendo uma frenagem brusca.

Todos os assentos, inclusive o central da segunda fileira de bancos, contam com cinto de segurança de três pontos. O Tiggo 8 oferece ainda o sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas para transporte de crianças.

O Tiggo 8 é construído sobre a plataforma T1X, já aplicada em modelos como Tiggo 5X e Tiggo 7, desenvolvida especialmente para SUVs. Na composição da carroceria são utilizados avançados aços de alta resistência, incluindo áreas das colunas A e B, laterais das portas e teto.

Avaliado pelo C-NCAP, órgão equivalente ao Latin NCAP, no final de 2019, o Tiggo 8 recebeu a certificação máxima de 5 estrelas, com resultados considerados exemplares em quesitos como proteção de cabeça, pescoço, peito, abdômen e pernas dos ocupantes. O modelo foi avaliado em três crash-tests (frontal, frontal 40% e lateral), além de ter sido submetido a análises que mediram o efeito chicote do pescoço em caso de colisão traseira e o nível de proteção para pedestres.

Mecânica Online – O Tiggo 8 marca a estreia no Brasil do moderno motor de terceira geração Acteco 1.6 Turbo GDI com injeção direta, movido unicamente a gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas, equipado com intercooler e sincronismo variável de válvulas (VVT).

Sua potência máxima é de 187 cv a 5.500 RPM e o torque máximo de 275 Nm (28 kgfm) de 2.000 a 4.000 RPM.

O câmbio de dupla embreagem possui sete velocidades, com alavanca tipo joystick e opção de trocas manuais.

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