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Os 7 erros de manutenção dos pneus de carga

Os cuidados com os pneus retornam sob a forma de segurança e de economia para frotistas e caminhoneiros. Além disso, após o combustível, eles representam o segundo maior custo operacional, seja de uma frota ou de um motorista autônomo.

Esse dado dimensiona a importância na hora de realizar a sua manutenção, que deve ser encarada como um importante investimento capaz de garantir um retorno efetivo.

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Rafael Figueiredo, especialista de produto da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, relaciona sete erros comuns no processo de manutenção e que podem reduzir a vida útil e a quilometragem dos pneus comerciais:

1. Alinhamento Incorreto: pode parecer óbvio, mas muitos esquecem que quando a geometria do veículo apresenta irregularidades esse pode ser um fator gerador de desgaste adicional, o que compromete a durabilidade do pneu;

2. Balanceamento Incorreto: outro vilão subestimado. O desequilíbrio no balanceamento das rodas, tanto estático como dinâmico, tem potencial para roubar a quilometragem originalmente prevista para o seu pneu;

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3. Pressão incorreta: pressão abaixo ou acima da recomendada pelo fabricante é prejuízo na certa, afetando drasticamente não só a vida útil, mas contribuindo significativamente para um maior consumo de combustível;

4. Desenho impróprio da banda de rodagem: é muito importante na hora da escolha do pneu para o seu caminhão ou ônibus optar pelo modelo mais adequado.

Por exemplo: em trechos em que há paradas frequentes, cobertura de longas distâncias, ou aplicação em solo de alta severidade, a maneira de garantir performance e vida útil elevada é escolher o desenho específico para cada aplicação;

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5. Roda amassada ou torta: atenção aqui. Não estamos falando de harmonia visual. Mais feio do que uma roda amassada ou torta é o risco que essa condição expõe o veículo, o motorista e a carga.

Ninguém quer lidar com uma situação em que o pneu corre risco de explosão, com perda total da dirigibilidade e sério comprometimento da segurança;

6. Folga no conjunto da suspensão: outro vilão, este não tão silencioso… Um conjunto de suspensão com folga compromete a durabilidade dos pneus e também a segurança global do veículo. Cuidado!

7. Erro no emparelhamento: uma lembrança que não custa nada ter em mente e que custa muito se for esquecida é não harmonizar os conjuntos de pneus montados em rodado simples ou duplo, que pode adicionar uma perda significativa na quilometragem final.

Em seu canal no Youtube a Continental disponibiliza uma série de vídeos educativos sobre segurança e manutenção preventiva dos pneus. Visite https://goo.gl/kQsHRn

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens.

Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte.

Em 2019, a Continental gerou vendas de cerca de € 44,5 bilhões e atualmente emprega mais de 240.000 pessoas em 59 países e mercados.

A Área de Negócios de Pneus tem 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes líderes de pneus, com mais de 56.000 colaboradores, e essa área de negócios registrou vendas de € 11,7 bilhões em 2019.

A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem como para duas rodas.

Através do investimento contínuo em P&D, a Continental faz uma grande contribuição para a mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente.

O portfólio da área de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus.

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