sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Bosch e Weichai Power aumentam a eficiência dos motores a diesel para 50%

A Bosch e a fabricante chinesa de motores Weichai Power deram um grande passo em direção à tecnologia do futuro.

Os parceiros estabeleceram uma nova referência mundial ao aumentarem para 50% a eficiência do motor a diesel da Weichai para veículos comerciais – atualmente, a eficiência térmica dos motores de caminhões é em torno de 46%.

- Publicidade -

“Aumentando a eficiência em 4 pontos percentuais, alcançamos um novo marco mundial. Mesmo com quase 130 anos, o desenvolvimento dos motores a diesel é contínuo”, diz Dr. Volkmar Denner, presidente mundial do Grupo Bosch.

Além do sistema de common-rail com pressão de injeção a 2.500 bar, a Bosch também contribuiu com o conhecimento técnico em sistemas de injeção de combustível.

Quando se trata de veículos comerciais e, principalmente quando cargas pesadas precisam ser transportadas por longas distâncias, o motor a diesel continuará sendo a escolha preferida.

- Publicidade -

Por essa razão, a Bosch e a Weichai pretendem continuamente aprimorar essa tecnologia com o objetivo de proteger o clima e o meio ambiente.

Sistema common-rail Bosch no coração dos motores a diesel

A Bosch e a Weichai iniciaram o desenvolvimento conjunto em setembro de 2018.

- Publicidade -

“A Bosch ofereceu apoio importante na conquista sem precedentes de 50% de eficiência em motores a diesel para veículos comerciais. Estamos muito felizes em continuar nossa parceria de sucesso com a Bosch”, destaca Tan Xuguang, presidente do grupo Weichai.

O sistema modular common-rail Bosch para o motor diesel de seis cilindros com 12,9 litros de cilindrada garante o fornecimento e injeção eficientes de combustível, elemento essencial para garantir que o motor esteja em conformidade com o padrão de emissões VI da China, equivalente ao Euro VI ou Proconve P8.

O sistema common-rail Bosch pode ser usado para níveis de pressão de 1.800 a 2.500 bar e configurado para motores de até oito cilindros.

As altas taxas de fluxo hidráulico do injetor tornam possível otimizar a estratégia de combustão e atingir alto desempenho do motor.

Dependendo da demanda à qual estará sujeito, o sistema pode durar até 1,6 milhão de quilômetros.

O sistema common-rail também é projetado para funcionar com um powertrain eletrificado.

Caminhões ainda mais limpos, seguros e inteligentes

A parceria entre a Bosch e a Weichai, maior fabricante de motores para veículos comerciais da China, é longa.

Desde 2003 as empresas atuam juntas em diferentes empreendimentos, um dos quais é o fornecimento de motores a diesel mais potentes, ecológicos e eficientes para o mercado Chinês, além de células de combustível móvel e sistemas de assistência ao motorista.

Ambas as empresas estão unidas por um objetivo comum: tornar os veículos comerciais mais limpos, seguros e inteligentes.

A estreita parceria entre Bosch e a Weichai vai além das tecnologias automotivas – um exemplo é a indústria 4.0, levando conectividade e digitalização para as fábricas.

Eletromobilidade e motores à combustão eficientes

A Bosch visa tornar o transporte o mais sustentável possível em termos de recursos e busca de várias formas por uma mobilidade neutra em CO2 e livre de emissões.

Em sua abordagem para o futuro, o fornecedor de tecnologia e serviços busca diferentes formas de atuação como, por exemplo, tornar-se líder no mercado da eletromobilidade para veículos movidos a baterias e células de combustível.

Os veículos elétricos são neutros para o clima se a energia de recarga e o hidrogênio forem provenientes de fontes renováveis.

Além disso, a Bosch está constantemente desenvolvendo tecnologias para tornar os motores a combustão mais eficientes de forma a combater o aquecimento global e proteger ao máximo o meio ambiente.

Se funcionarem com combustíveis sintéticos renováveis (RSF/renewable synthetic fuels), os motores a gasolina e a diesel também podem ser neutros para o clima.

A expectativa da Bosch é que em 2030, cerca de um terço de todos os veículos novos registrados em todo o mundo sejam puramente elétricos, porém dois terços deles ainda serão movidos por um motor de combustão, muitos deles como híbridos.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn