sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

A disputa entre Verstappen e Hamilton traz de volta a emoção para a F1

Para Felipe Massa, piloto holandês fará a emoção voltar à Fórmula 1 e briga pelo título tem tudo para se estender até a última prova.

Aos 36 anos, o inglês Lewis Hamilton já é considerado o maior piloto da história da Fórmula 1. Se conquistar mais um título, irá superar Michael Schumacher sendo o maior vencedor de todos os tempos da categoria.

Heptacampeão, sua coleção de recordes impressiona qualquer um. Maior número de vitórias, mais pole positions, piloto que subiu mais vezes no pódio, mais voltas na liderança, a lista dos feitos de Hamilton é longa.

O piloto conquistou seu primeiro título quando defendia a McLaren, mas foi com a Mercedes que estabeleceu seu domínio na Fórmula 1. São 6 títulos de 2013 até hoje, um domínio pouco visto pela categoria. Mas a temporada atual mostrou que Lewis tem um concorrente à altura: Max Verstappen.

Para comentar essa disputa, a Betway, site de apostas online, convocou uma pessoa especialista no assunto Fórmula 1: o piloto Felipe Massa.

“Max Verstappen é extremamente talentoso” – O holandês Max Verstappen tem apenas 23 anos, mas já é promessa de título, provando que só necessitava de um carro mais potente para competir com os campeões. Defendendo a Red Bull, o piloto está atualmente na frente do atual campeão Lewis Hamilton, da Mercedes.

“Max é extremamente talentoso. Já é um campeão, mesmo sem ter nenhum título”, palavras do piloto brasileiro Felipe Massa, que carrega 11 vitórias na Fórmula 1 em seu repertório, além do vice-campeonato em 2008 pela Ferrari. A disputa entre Verstappen e Hamilton está tão acirrada, que a briga pelo título tem tudo para se estender até a última prova, fazendo a emoção voltar à Fórmula 1.

“Em qualquer esporte, faz mal ter sempre o mesmo vencedor. O público quer ver disputa, e estamos vendo isso nesta temporada”, afirmou Massa em conversa com a Betway. “Se analisarmos a história da F1, tivemos períodos em que determinadas equipes ou determinados pilotos tiveram o domínio. Isso não é uma coisa positiva para o esporte e para os fãs.

A disputa entre Max e Lewis quebra esse padrão, trazendo mais emoção ao esporte. Fazendo os fãs se envolverem cada vez mais, sendo muito saudável para o esporte”.

Esta temporada tem despertado os fãs da F1 com a incerteza do título, além do desempenho do holandês que está surpreendendo muitos que ainda não tinham reparado em seu talento. Max começou a dominar a Red Bull com a saída de seu companheiro Daniel Ricciardo para a McLaren, estando 5 temporadas como o melhor da equipe. “Hoje, Verstappen está com desempenho melhor que seu ex-companheiro Ricciardo, sendo o destaque da equipe Red Bull e com o potencial para disputar igualmente com Hamilton”, avalia Felipe Massa.

“Fico triste com a falta de um representante brasileiro” – O único ponto ruim para os fãs é a falta de um representante brasileiro no grid da categoria principal da F1 desde 2017, com a saída de Felipe Massa. Em uma temporada empolgante, faz muita falta ver um piloto defendendo a bandeira verde e amarela, afinal foram anos sendo muito bem representados no esporte.

“O Brasil sempre foi tradicional na Fórmula 1, tendo pilotos de muito sucesso como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Rubens Barrichello e Ayrton Senna, além dos outros pilotos talentosos que não conquistaram títulos. Fico triste com a falta de um piloto brasileiro nestes últimos quatro anos”, desabafa Massa.

Nosso país tem história na Fórmula 1, sendo o terceiro com mais títulos na categoria principal. “O fã brasileiro ama a F1, espero que em breve o Brasil tenha um novo representante para mantermos viva nossa tradição no esporte”. Um país que teve Ayrton Senna merece sempre ter representantes na Fórmula 1.

Massa e a Stock Car – Depois de 15 temporadas na categoria principal da Fórmula 1, Massa agora corre em outras pistas. Defendendo a equipe Lubrax na Stock Car, Felipe afirma que está fazendo o que ama.

“Sinto falta do carro da Fórmula 1, afinal guiar um carro de F1 é totalmente diferente do que guiar um carro da Stock Car. Além disso, sinto falta da forma como é a competição no circuito na F1”. Massa enfrentou um começo difícil no novo campeonato, mas se mantém com uma pontuação alta.

Uma coisa faz Felipe Massa preferir a Stock Car: o fato de o campeonato não ter política envolvida, como na Fórmula 1. “Não sinto falta nenhuma da politicagem envolvida na F1. Sou muito mais feliz em fazer parte de um campeonato focado na diversão dos pilotos. Assim, cada um dá o seu melhor, sem preocupações e sem nenhuma política”.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn