quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Hyundai lança Creta Nova Geração no Brasil. Confira as versões e preços

A Hyundai Motor Brasil (HMB) apresenta ao mercado brasileiro o Creta Nova Geração 2022. O novo veículo produzido pela marca sul-coreana em Piracicaba (SP) chega disponível nas versões Comfort, Limited e Platinum, com motor 1.0l Turbo GDI de 120 cv, e Ultimate, com motor Smartstream 2.0l de 167 cv, a novidade tem pré-venda iniciada hoje, em todo o Brasil, com preços que variam entre R$ 107 mil e R$ 147 mil.

- Publicidade -

Entre as novidades, destaca-se o SmartSense, pacote de segurança que reúne soluções inteligentes como sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência em faixa e controle de velocidade adaptativo.

O SUV será comercializado em quatro versões com opções de motorização 1.0l Turbo GDI de 120 cv ou Smartstream 2.0l de 167 cv, equipado com câmbio automático de seis velocidades.

- Publicidade -

No vídeo abaixo você acompanha melhor o trabalho desenvolvido pela Hyundai no design do Creta nova geração, o Creta 2022. O lançamento do Creta tem a participação virtual de Hak Sook Ha, vice-presidente de Design do Grupo Hyundai Motor.

O executivo sul-coreano é responsável pelo desenho interno de veículos de passeio e também atua no projeto visual interno e externo dos veículos comerciais da marca. Formado pelo Art Center College of Design, em Pasadena, nos Estados Unidos, Hak Sook Ha chegou à marca em 2015 e é responsável por projetos como Nexo e Palisade, além de, mais recentemente, o Creta Nova Geração.

A grade frontal exclusiva para o Brasil, em formato hexagonal, possui uma combinação de cores e formas que deixa clara sua presença na carroceria, quebrando a padronização vigente nos concorrentes.

- Publicidade -

Dependendo da versão, pode vir com barras horizontais ou elementos em “cascata”, sendo emoldurada em prata ou cromado. O conjunto óptico dianteiro é outra assinatura inconfundível de estilo do SUV compacto da Hyundai, evidenciado também pelas luzes diurnas em LED (DRL), disponíveis para as quatro versões de acabamento.

Faróis e lanternas em LED na versão topo de linha contribuem para um efeito ainda mais marcante. Para fechar, chamam a atenção o capô alongado com vincos bem delineados e as caixas de rodas mais robustas.

Na silhueta lateral, há um elemento de design na forma de uma moldura que segue pela linha superior das portas e termina contornando a coluna C, sempre na cor prata.

As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão de entrada, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações intermediárias, e diamantadas e de 18 polegadas no topo da gama. A antena é do tipo barbatana para toda a linha.

Na parte traseira, mais uma vez, as lanternas em LED exibem uma novíssima assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa. As identificações dos motores, “2.0” ou “TGDI”, aparecem ao lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira.

O Creta Nova Geração está disponível em seis cores diferentes. Duas sólidas, Preto Onix e Branco Atlas; três metálicas, Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk; e uma perolizada, Azul Sapphire.

Há ainda uma combinação de pintura chamada Dual Tone, quando as cores Branco Atlas, Prata Sand, Prata Brisk, Cinza Silk e Azul Sapphire podem vir com teto, moldura da coluna C e barras de teto em preto, como opção e sob consulta prévia, exclusivamente na versão Ultimate.

O interior está mais luxuoso graças ao acabamento com melhor qualidade. Os novos bancos são envolventes, o console central está mais elevado e o painel central fica ergonomicamente voltado para o condutor, o que permite melhor visualização e comando.

Para completar, o volante esportivo de base reta e a alavanca de câmbio em T reforçam a sensação de um verdadeiro “cockpit”.

O novo Creta cresceu por dentro e por fora. Aumentou suas dimensões em largura, comprimento e entre-eixos. Agora são 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. A máxima utilização dos espaços internos oferece conforto extra a todos os ocupantes. Há mais espaço para pernas, ombros e joelhos. Tudo foi pensado e desenhado para ser mais confortável e mais bem organizado.

O freio de estacionamento eletrônico faz com que se ganhe ainda mais espaço no console central.

Outros destaques são o painel digital colorido de sete polegadas, o ar-condicionado automático digital e o seletor de modo de direção – com opções Normal, Smart, Eco e Sport –, escolhido de acordo com o estilo de direção do condutor e que atua nos pontos de aceleração, troca de marcha e esforço na direção.

O teto solar panorâmico é um dos pontos altos da Nova Geração. Oferece uma das áreas envidraçada mais amplas disponíveis, que vai até a cabeça do passageiro traseiro. E, por fim, a central multimídia BlueNAV traz a maior tela da categoria, de 10,25 polegadas, e conta com navegação e conexão Apple Car Play e Android Auto.

É nessa tela, aliás, que o condutor poderá ver imagens das câmeras de ré, lateral e frontal, que formam uma visão 360 graus. Graças ao Smart Camera 360° uma combinação dessas câmeras gera até oito modos de visão e simula uma vista aérea real.

O novo Creta está chegando com recursos de segurança inéditos ou ainda raros entre os SUVs nacionais.

A nova geração do SUV estreia o chamado SmartSense no Brasil, pacote de recursos de assistência eletrônica desenvolvido para garantir mais segurança a bordo, a saber:

• Versões Platinum e Ultimate (itens de frenagem e permanência em faixa, apenas na Ultimate):

Smart Camera 360º – A Smart Camera 360° exibe uma visão panorâmica, possível por meio de oito visualizações diferentes, tornando a direção mais intuitiva e aumentando a segurança e a conveniência ao estacionar. Outra possibilidade do recurso é a visualização remota do veículo em um smartphone (via sistema Bluelink).

Câmera para Monitoramento de Ponto Cego – Outro recurso exclusivo é a Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe em vídeo, no display central do painel de instrumentos, a visão do ponto cego para a direção indicada após ser acionado o sinal de mudança de faixa.

• Exclusivo para as versões Platinum e Ultimate:

Sistema de Frenagem Autônomo – O Sistema de Frenagem Autônomo da Hyundai estreou no Brasil com a nova geração da família de compactos HB20. Atualizada, a função tem novos recursos para fazer parte da tabela de equipamentos de segurança do novo Creta. Agora, o Sistema de Frenagem Autônomo age também em situações em que há ciclistas, além de pedestres e outros veículos adiante.

O sistema entra em ação quando o condutor demonstra não ter qualquer reação para evitar uma eventual colisão. Por meio de um sensor localizado na grade inferior do para-choque, de uma câmera instalada no para-brisa em frente do espelho retrovisor e com auxílio do controle de estabilidade (ESP), o Creta aciona o freio automaticamente.

Com o veículo em velocidades até 75 km/h, o sistema é capaz de efetuar a parada completa antes do possível impacto (exemplo aplicado para uma parada total quando se trata de um veículo à frente. Para pedestres e ciclistas, a velocidade máxima necessária para a parada completa muda para 65 km/h).

Outra atualização no Sistema de Frenagem Autônomo é a adição do recurso de detecção de convergência à esquerda. Ao acionar o sinal de mudança para a faixa à esquerda, a nova função avisa o motorista caso haja risco de colisão com um veículo que se aproxima de uma pista adjacente no lado oposto. Se o risco prossegue, os freios são acionados automaticamente.

Assistente de Permanência e Centralização em Faixa – Uma função que também estreou na família HB20 e aparece agora em evolução no Creta é o Assistente de Permanência em Faixa. Se o motorista estiver dirigindo acima de uma determinada velocidade e sair da pista sem acionar a seta, o assistente fornece um aviso e auxilia automaticamente na direção para ajudar a evitar a saída do veículo para outra pista de forma não intencional.

Já o Assistente de Centralização em Faixa mantém constantemente o veículo no centro da pista, baseando-se para isso tanto nas faixas pintadas no chão como no alinhamento com o veículo à frente, caso não haja marcação no solo.

Controle de Velocidade Adaptativo – O novo Creta conta com Controle de Velocidade Adaptativo com Limitador de Velocidade que, através de radar e câmera frontal, monitora a distância e a velocidade do veículo à frente para manter a distância e velocidade pré-definidas pelo motorista.

Farol Alto Adaptativo – Ao dirigir à noite, o sistema detecta o brilho das luzes dos veículos que se aproximam e ajusta automaticamente a intensidade dos faróis, evitando o ofuscamento da visão do motorista que está no sentido oposto. Após o cruzamento, a intensidade dos faróis é retomada automaticamente.

Alerta de Presença nos Bancos Traseiros e Detector de Fadiga – A partir da versão Platinum, o pacote SmartSense também oferece o Alerta de Presença nos Bancos Traseiros, que auxilia o motorista quando desliga o motor do veículo e abre a porta para sair, alertando por meio de sinal visual no painel de instrumentos caso algo ou alguém ainda esteja dentro do veículo.

Já o Detector de Fadiga, disponível na versão Ultimate, analisa o nível de atenção do motorista com base em fatores como padrão e tempo de direção ou quando o veículo à frente começa a se mover após uma parada sem ser acompanhado. Nesses casos, o recurso fornece avisos como recomendação para um descanso.

• Disponível em todas as versões:

A nova geração do Creta oferta uma ampla lista de itens de segurança. Seis airbags e freios a disco nas quatro rodas são de série desde a versão de entrada Comfort. Também fazem parte da lista de todas as versões de freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

Completam o pacote-padrão o alerta de não utilização do cinto de segurança para motorista e passageiros, alerta visual de portas e porta-malas abertos, alerta sonoro de travamento das portas e alarme perimétrico.

Dentro da cabine, estão disponíveis cinto de três pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça nos assentos dianteiros e traseiros com regulagem de altura, ISOFIX®, limpador e desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e destravamento automático das portas, em caso de acidente.

Sistema de conectividade Bluelink – Para as versões Platinum e Ultimate, que são equipadas com central multimídia BlueNAV, de 10,25 polegadas, a maior tela da categoria, e navegação de bordo, há um pacote exclusivo de funções.

• Smart Camera 360º no app: por meio de câmeras dianteiras, traseiras e laterais, permite o monitoramento remoto do veículo e de seu entorno.
• Comando de voz: possibilita, entre outras funções, enviar mensagens, perguntar sobre o tempo e localizar endereços usando comandos de voz.
• Busca de pontos de interesse: realiza a busca de pontos de interesse e envia para o GPS do veículo, de modo que, ao ligar a central multimídia, o trajeto até o local já aparece na tela de navegação.
• Modo guia de destino: permite que o destino projetado no navegador GPS seja indicado no aplicativo mesmo com o carro estacionado, para trajetos que precisam ser concluídos a pé.
• Busca de localidades em tempo real: caso um ponto de interesse não seja localizado pelo GPS do veículo, é possível procurar em sites de busca e selecioná-lo como destino.
• Informações de tráfego em tempo real: o veículo recebe informações do trânsito em tempo real e sugere a rota de acordo com a melhor opção de percurso.
• Ajuste de climatização: possibilita o controle de temperatura e parâmetros do ar-condicionado, da ventilação do banco do motorista e dos desembaçadores dianteiro e traseiro, preparando o veículo com antecedência, antes da entrada dos ocupantes.

Lançado no Brasil neste ano, primeiramente na linha HB20, o Bluelink também disponibiliza no novo Creta, a partir da versão Limited, seus recursos padrão, com foco em cinco grupos de serviço: segurança e assistência ao motorista, prevenção ao roubo, conveniências, alertas e cuidados com o carro.

Na área de segurança e assistência ao motorista, por exemplo, estão disponíveis a notificação automática de colisão e a assistência 24 horas. A primeira delas envia um sinal automático à Central SOS Bluelink quando os airbags do veículo são acionados.

O atendente é informado imediatamente de que se trata de um acidente grave e passa a ter acesso à localização exata do veículo. O profissional também é responsável por coordenar o envio de uma ambulância para socorrer as vítimas.

O operador ainda tentará estabelecer contato com os ocupantes do veículo até a chegada do resgate. Sobre a assistência 24 horas, o proprietário do modelo equipado com Bluelink pode solicitar assistência de emergência em todos os dias e horários do ano, pressionando apenas o botão SOS, localizado no espelho retrovisor interno. Um operador treinado atenderá o chamado e enviará o serviço de guincho ao local.

O Bluelink oferece rastreamento, imobilização e notificação de veículo roubado. Em caso de roubo do automóvel, o proprietário pode entrar em contato telefônico com a Central SOS Bluelink, que poderá fornecer às autoridades policiais a localização exata do veículo e auxiliar na sua recuperação.

É possível ainda solicitar que a central bloqueie o veículo para novas partidas após o carro ter sido desligado. Isso impedirá que o automóvel seja movimentado até que a polícia chegue ao local.

Em outra situação, toda vez que alguém forçar ou abrir as portas e o alarme disparar, uma notificação aparecerá imediatamente no smartphone do usuário.

Já os serviços de conveniências do sistema de carro conectado da Hyundai chegam com uma série de funções remotas que podem ser acessadas pelo app Bluelink. Entre os destaques, estão o acionamento do motor a distância através da função Partida Remota do Motor, que permite climatizar a cabine com o ar-condicionado.

Nessa função, o propulsor pode ficar ligado entre dois e dez minutos. Ainda é possível travar ou destravar todas as portas, abrir e fechar janelas, acionar pisca-alerta e alarme. Na função conveniências, está disponível o Find My Car, que permite a localização do veículo em todo o território nacional.

No mesmo recurso, o condutor tem acesso a uma lista de concessionários Hyundai, restaurantes, postos de combustíveis, entre outros pontos de interesse. Ele pode ainda marcar um ponto de interesse como favorito no mapa.

Nos recursos de alertas, o usuário pode definir a velocidade máxima que o carro pode alcançar, um intervalo de tempo e dias da semana em que o veículo não deva circular e até um raio de circulação para o carro a partir de um ponto pré-determinado.

O Bluelink oferece ainda um outro recurso chamado Alerta de Valet, em que é possível determinar a distância máxima a ser percorrida, em metros, velocidade máxima a ser atingida e tempo máximo de motor ocioso. Caso os parâmetros programados sejam violados, uma notificação de aviso é disparada.

Para completar, o Modo Valet, acionado pela central multimídia, bloqueia o acesso de terceiros a qualquer função do equipamento.

Pela central multimídia também é possível ter acesso a um diagnóstico completo de sistemas do carro, como airbags, pressão dos pneus, direção elétrica, entre outros. Da mesma forma, em caso de detecção de falha, será enviado um alerta para o app Bluelink.

Nesse serviço é possível consultar relatórios mensais com informações e gráficos comparativos sobre o estilo do motorista ao volante, o que é ideal para aprimorar a experiência de condução, tornando-a mais confortável, conveniente e segura.

Todos os usuários poderão aproveitar o pacote de maneira gratuita nos seis primeiros meses de uso. Após esse período, os serviços terão mensalidade de R$ 29,90, para o pacote básico, ou R$ 49,90, para o uso de navegação por GPS.

Mecânica Online – O Creta Nova Geração chega com motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível, nas configurações Comfort, Limited e Platinum.

O propulsor de três-cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm, possibilitando acelerações e retomadas mais eficientes para todas as situações e com baixo consumo de combustível.

A versão topo de linha Ultimate vem com motor aspirado Smartstream 2.0l que, graças a uma série de inovações, passa a oferecer 167 cavalos de potência e eficiência 8% maior em economia de combustível em relação a sua versão anterior.

A transmissão será sempre automática de seis velocidades e ambos os motores estarão disponíveis com sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, proporcionando ainda mais economia de combustível.

As motorizações disponíveis são:
Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex
Cilindrada: 998 cm³
Potência: 120 (E) | 120 (G) a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgf.m (E) | 17,5 kgf.m a 1.500 rpm
Taxa de compressão: 10.5

Smartstream 2.0l 16V DOHC D-CVVT Flex
Cilindrada: 1,999 cm³
Potência: 167 (E) | 157,3 (G) a 6.200 rpm
Torque: 20,6 kgf.m (E) | 19,2 kgf.m a 4.700 rpm
Taxa de compressão: 12.1

Preços – A nova geração do SUV Creta está disponível em quatro versões. Com motor 1.0l Turbo GDI, temos as configurações Comfort, por R$ 107.490, Limited, por R$ 120.490, e Platinum, por R$ 135.490.

Já a topo de linha, Ultimate, sai de fábrica com o propulsor Smartstream 2.0l e tem valor sugerido de R$ 146.990. A opção com teto em preto, Dual Tone, disponível apenas sob consulta para a configuração Ultimate, acrescenta R$ 1.500.

Garantia e plano de manutenção – A nova geração do Creta tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular.

Nas aplicações comerciais, a garantia continua de cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros. O SUV compacto terá revisões periódicas até 60 mil quilômetros com preços fixos para ambas as motorizações.

Plano de manutenção periódica Creta 2022 motor 1.0 Turbo GDI
1ª revisão2ª revisão3ª revisão4ª revisão5ª revisão6ª revisão
10 mil km ou 12 meses20 mil km ou 24 meses30 mil km ou 36 meses40 mil km ou 48 meses50 mil km ou 60 meses60 mil km ou 72 meses
R$ 294,49R$ 577,48R$ 573,00R$ 757,70R$ 542,06R$ 1.046,61
Plano de manutenção periódica Creta 2022 motor 2.0
1ª revisão2ª revisão3ª revisão4ª revisão5ª revisão6ª revisão
10 mil km ou 12 meses20 mil km ou 24 meses30 mil km ou 36 meses40 mil km ou 48 meses50 mil km ou 60 meses60 mil km ou 72 meses
R$ 373,25R$ 718,13R$ 651,76R$ 805,51R$ 620,82R$ 780,03

Pré-venda com benefícios exclusivos – A Hyundai inicia nesta quarta-feira (25) a pré-venda do Creta Nova Geração, com exclusividade para atuais clientes da marca, proprietários de HB20 ou Creta. Os demais interessados poderão contar com as vantagens especiais a partir de amanhã (26).

Os 500 primeiros clientes que fizerem a reserva no site da marca terão os seguintes benefícios exclusivos:
• Um ano de mensalidade inclusa para o Bluelink;
• Um ano de mensalidade inclusa para planos do sistema Sem Parar;
• Primeira parcela do veículo para janeiro de 2022, quando financiado com o Banco Hyundai;
• Descontos de até 15% no seguro auto, quando financiado com o Banco Hyundai;
• Disponibilidade de entrega garantida.

Creta Comfort

Creta Limited

Creta Platinum

Creta Ultimate

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança