terça-feira, 19 março , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz seleciona quatro startups para desenvolver soluções inovadoras no setor automotivo

O Programa Movemos o Mundo com Você, conduzido pela Mercedes-Benz, empresa do setor automotivo que mais acelera startups no Brasil, em parceria com a Liga Ventures, plataforma que conecta e potencializa interações entre startups e empresas, inicia em setembro sua segunda etapa com a seleção das quatro startups – Dersalis, Rabbot, Eagol, GreenPlat – que participarão dos próximos quatro meses de desenvolvimento conjunto de projetos.

Inteligência artificial para gestão de risco, plataforma digital para gestão de frotas, automatização para inspeção veicular e tecnologia para gestão ambiental.

Por meio dessas abordagens de inovação, que são as especialidades das startups selecionadas, o programa segue nessa segunda fase buscando maior eficiência operacional na empresa e melhor experiência dos clientes aliadas a iniciativas inovadoras e tecnologias disruptivas.

Ao longo do processo de aceleração das startups, iniciado em abril, o programa contou com mais de 220 inscrições.

Agora, as quatro escolhidas terão a oportunidade de cocriar projetos relacionados aos desafios mapeados pela Mercedes-Benz.

Entre os temas de interesse estão Customer Experience, Eficiência e Sustentabilidade para Mobilidade, Integração do Processo Logístico, Novos Negócios Além dos Veículos Comerciais, Oficina do Futuro e Plataforma de Serviços e Digitalização do Setor Automotivo.

“Nós somos a fabricante de caminhões e ônibus que mais inova no Brasil. Aqui na Empresa, buscamos permanentemente novas formas de fazer negócios, envolvendo novas plataformas digitais e novos parceiros para atender às atuais e futuras demandas dos clientes, o que é o caso das startups”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Estamos abertos às inovações, próximos de quem nos traga sua expertise e agregue valor aos nossos processos, sabendo que esse compromisso gera melhorias no transporte, mobilidade, qualidade de vida e segurança das pessoas, sustentabilidade ambiental e à sociedade como um todo. Enfim, trabalhamos sempre com foco no ecossistema do transporte responsável. Temos que nos questionar a cada dia, pensar fora da caixa, trazer novas ideias, sempre pensando na Empresa, nos clientes, nas demandas do mercado, na realidade e nas tendências do transporte, visando oferecer soluções para hoje e para o futuro. Esse espírito de inovação e pioneirismo faz parte do DNA da nossa marca. Afinal, a Mercedes-Benz trabalha para todos que movem o mundo”.

De acordo com Daniel Grossi, cofundador da Liga Ventures, estar ao lado da Mercedes-Benz em um projeto exclusivo e de tamanho sucesso é extremamente importante para o ecossistema.

“Nós atuamos em conjunto com a Mercedes-Benz há pouco mais de cinco anos e desde sempre temos contribuído para o desenvolvimento do setor automotivo, buscando soluções inovadoras. Acreditamos que as startups selecionadas para a primeira edição do Movemos O Mundo Com Você trarão grandes avanços positivos, corroborando não apenas para o desenvolvimento do setor, mas ajudando a gerar ainda mais valor para os negócios da Mercedes-Benz”, conclui.

Nos próximos quatro meses, as startups contarão com o acompanhamento dos especialistas e da rede de mentores da Mercedes-Benz, além do apoio e orientação, do ponto de vista de negócio, da Liga Ventures.

A partir desse trabalho conjunto, eles vão decidir um fator de sucesso, ou seja, experimentar a solução de cada startup em pequena escala em uma área da empresa e, atingindo os resultados, ampliar esse escopo.

“A proposta é buscar soluções para problemas complexos e, nesse processo, gerar valor para todos os envolvidos. Queremos criar junto, por isso o nome do programa é ‘Movemos o Mundo com Você’. A empresa ganha ao trazer a cultura empreendedora para dentro da companhia, as startups ganham em amadurecimento do negócio e conhecimento de processos que podem posteriormente ser implementados em outras empresas. É a política do ganha-ganha e o espírito da inovação na transformação do ecossistema do transporte para mover o mundo juntos”, diz Mauricio Mazza, CIO da Mercedes-Benz do Brasil.

Conheça as startups selecionadas:

Dersalis – Atua na gestão de risco da operação levando mais segurança e produtividade por meio de inteligência artificial para gestão de risco humano.

Utiliza algoritmos e biossensores aplicados em uma pulseira, que analisam os dados vitais dos motoristas, podendo predizer sinais de fadiga, e interagem com o usuário quando um risco referente à saúde é identificado.

Rabbot – Plataforma que orquestra e conecta de ponta a ponta a gestão de frota. Desenvolve soluções digitais para oferecer agilidade e eficiência na gestão de frotas e ativos, por meio de uma plataforma SaaS (Software as a Service) e aplicativo de checklist digital que possibilitam a coleta de dados, organização e automação de tarefas e processos manuais.

Eagol – Realiza inspeção veicular de forma mais eficiente e automatizada, detectando danos externos em veículos por meio da análise de imagens, sem intervenção humana.

GreenPlat – Desenvolveu uma solução SaaS (Software as a Service) ESG (Environmental – Social – Governance) com arquitetura blockchain que gerencia KPIs ambientais, incluindo a gestão de resíduos, o controle de licenças ambientais e outros documentos, a rastreabilidade de processos e cadeia produtiva trazendo aterro zero, aumento da reciclagem, benefícios financeiros e eficiência.

Além da gestão de resíduos e logística reversa, a startup iniciou, junto ao Fórum Econômico Mundial, uma frente de tecnologia para mapeamento e offset de emissões de carbono, ampliando assim a busca por uma produção mais limpa.

Sobre a parceria da Mercedes-Benz com a Liga Ventures – Em seus cinco anos de atividades, a Liga Ventures, primeira aceleradora focada em conectar startups a grandes empresas no Brasil, já conta com mais de 50 corporações participantes e mais de 250 startups aceleradas.

Nesse período, a participação da Mercedes-Benz ganha evidência nas atividades da Liga AutoTech, plataforma de inovação aberta que prospecta, seleciona e acelera startups em conjunto a grandes empresas do setor automobilístico e de transporte e logística.

Como principais resultados dos ciclos de aceleração e outros canais de inovação aberta, a empresa criou ações com parceiros como a Quattro, JettaCargo, Engage, Novidá, GAV, DriveOn, Membran-i, Evoy, Milênio, entre outras.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn