Mercedes-Benz

Scania testa caminhão elétrico de 64 toneladas

Um caminhão elétrico de 64 toneladas foi entregue ao fornecedor de produtos químicos Wibax e operará nas estradas do norte da Suécia. O caminhão elétrico de 3 eixos contribui para que a Wibax atinja suas metas climáticas e é mais um exemplo de inovação da Scania em estreita parceria com um cliente.

O transporte pesado eletrificado já está acontecendo. Isso é algo que a Scania e a Wibax mostram com este novo veículo que funciona exclusivamente com eletricidade. O caminhão elétrico tem um peso total de 64 toneladas, incluindo carga e reboque, e rodará nas estradas entre as cidades de Piteå e Skellefteå, no norte da Suécia, a uma distância de 80 quilômetros só de ida.

O desempenho do veículo e a capacidade de carga são possibilitados pelo desenvolvimento de um motor elétrico significativamente mais forte. Como parte de uma parceria de longo prazo, a Scania e a Wibax trabalharão juntas para otimizar o uso do veículo ao longo do tempo – incluindo carregamento, duração da bateria e planejamento de rota. Isso também fornecerá informações valiosas para a Wibax enquanto se prepara para adicionar outros veículos elétricos à sua frota no futuro.

Para Wibax, o caminhão elétrico Scania é uma forma de reduzir o impacto climático de suas operações.
“Temos feito o possível para ser sustentável desde a fundação da empresa em 1986 e, como identificamos o transporte como nosso maior impacto ambiental, este caminhão elétrico é um passo para garantir que possamos continuar nossas operações pensando no clima. Durante a vida útil deste caminhão, o Wibax reduzirá as emissões de CO2 em até 1.400 toneladas, tornando-o uma verdadeira virada de jogo ”, disse Jonas Wiklund, CEO do Wibax Group.

Scania e Wibax têm uma estreita colaboração para viabilizar essa solução eletrificada – “Este é o primeiro equipamento de 64 toneladas totalmente elétrico que colocamos na estrada nas operações do cliente. Passo a passo, estamos demonstrando que as soluções elétricas estão acontecendo muito rapidamente e para basicamente todos os segmentos ”, diz Fredrik Allard, chefe de E-mobilidade da Scania.

O desenvolvimento contínuo e rápido dá mais ênfase à necessidade de infraestrutura e eletricidade verde também fora das áreas urbanas. Passos estão sendo dados, mas é necessária mais velocidade. Nesse caso, a empresa de energia Skellefteå Kraft esteve envolvida e está entregando a infraestrutura de carregamento.

“É vital para nós estarmos na vanguarda em questões de sustentabilidade. Não deve ser apenas algo que você lê em um pedaço de papel; deve significar algo real. Caminhões eletrificados mais leves já estão disponíveis no mercado há algum tempo, mas, para nós, isso só importa agora quando podemos eletrificar nossas cargas de 64 toneladas. Nossos valores são ‘grande química’ e este investimento está de acordo com esse lema. Essas questões já estão na mesa há muito tempo, mas agora vemos que a demanda por soluções sustentáveis ​​do mercado aumenta. Isso está começando a acontecer de verdade ”, diz Wiklund.

Redação Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

- Publicidade - Volvo Caminhões

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

Mais recentes

Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação