quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Stellantis apoia a 21ª edição da Fenearte e apresenta o novo projeto Vem Pra Roda

Fenearte acontece até 19 de dezembro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE)

Com o propósito de fomentar e incentivar a cultura local, a Stellantis apoia mais uma vez a Fenearte, considerada a maior feira de artesanato da América Latina.

- Publicidade -

Desta vez, a marca traz mais uma novidade em parceria com a iniciativa de economia circular Roda: o Vem Pra Roda, projeto que em moda sustentável que utiliza resíduos do setor automotivo do Polo de Goiana (PE), para a criação de novos produtos únicos e diferenciados.

Os itens do projeto estão expostos e são comercializados na feira.

“Essa parceria reforça dois pilares muito importantes para nós, que é a valorização da cultura local e o incentivo ao consumo sustentável. Apoiar a feira é fomentar o artesanato regional e valorizar as pessoas que movem arte popular. Tudo isso fica ainda melhor, porque estamos levando a Roda, projeto de economia circular e sustentável. Temos muito orgulho de ser parceiros dessas duas iniciativas que trazem importantes movimentos socioambientais e culturais para a região”, destaca Fabrício Biondo, Diretor da Comunicação Corporativa da Stellantis para a América do Sul.

Mochilas, bolsas, sandálias, entre muitos outros itens da Roda, produzidos com couro, borrachas, cintos de segurança e até airbags como matérias-primas podem ser encontrados na 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato acontece até dia 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

- Publicidade -

Mais informações sobre a Fenearte podem ser encontradas em: https://www.fenearte.pe.gov.br/site/21-edicao/a-feneartehttps://www.fenearte.pe.gov.br/site/21-edicao/a-fenearte

E para aqueles que não podem ir até a feira, as peças da Roda também estão disponíveis para a comercialização em todo o país pelo e-commerce: https://www.roda.eco.br/

Roda – A Roda é uma empresa criada há um ano, com foco no impacto social. Antes da parceria com a Stellantis, já produzia roupas no mesmo sistema de economia circular com o objetivo de gerar impacto socioambiental.

A empresa foi criada com propósito de criar uma via sustentável para moda, hoje uma das maiores indústrias geradoras de impacto ambiental.

“A economia circular é exatamente a resposta que encontramos. Melhor do que comprar uma roupa de algodão orgânico, é utilizar um tecido que já iria virar lixo e transformar com técnicas de upcycling, criando um processo positivo de reciclagem e não demandando a extração de mais recursos naturais. Criamos uma cadeia de circularidade com aquela matéria prima”, conta Mariana Amazonas, Ecodesigner e cofundadora da Roda.

- Publicidade -

Fenearte – A 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte, acontece de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Com o tema “É Festa no Reino da Arte”, o evento homenageia o Movimento Armorial, iniciativa artístico-cultural idealizada pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que teve como propósito criar uma arte erudita por meio dos elementos e riqueza da nossa cultura popular.

Ao longo dessas duas décadas, a Fenearte tem contribuído substancialmente para elevar Pernambuco ao patamar de excelência no setor cultural, contribuindo para ampliar a visibilidade e o potencial de negócios, criando redes de contato que permitem aos artesãos comercializarem seus produtos não apenas durante os 12 dias de evento, mas por todo o ano, dentro e fora do Brasil.

A Fenearte, entre outras iniciativas do Governo do Estado, é, atualmente, a principal plataforma de geração de negócios do setor, e consolida-se como a maior feira da América Latina.

E funciona como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local. Seu objetivo é valorizar e difundir os saberes tradicionais e estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs.

Em 2019 recebeu o prêmio Rodrigo Melo Franco, como uma iniciativa de preservação do patrimônio cultural imaterial, importante por valorizar e difundir os saberes tradicionais.

A Fenearte é uma realização do Governo do Estado, da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC).

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança