Mercedes-Benz

Planta da Bridgestone em Camaçari celebra 15 anos de operação

A Planta Industrial produz pneus de alto desempenho para veículos de passageiros e picapes.

- Scania 65 anos

A unidade da Bridgestone em Camaçari, na Bahia, está comemorando 15 anos de atividades.

Inaugurada em fevereiro de 2007, para atender a demanda de mercados no Brasil, América Latina e Estados Unidos, a filial já produziu mais de 38 milhões de pneus para veículos de passeio, utilitários esportivos e picapes, destinados ao mercado de equipamento original, reposição e exportação.

Em junho de 2021 foi anunciado um aporte de R$ 700 milhões com foco na ampliação e investimento em tecnologias de ponta, o que reafirma a capacidade da companhia de oferecer ao mercado brasileiro pneus de alta performance para a nova geração de veículos do país, incluindo automóveis elétricos/ híbridos e sustentáveis.

Entre 2013 e 2016, a planta passou por uma expansão e modernização com investimento de R$ 332 milhões para aumentar em cerca de 25% sua capacidade produtiva. Com o último aporte, a expectativa é que aumente em 20% a produção de pneus.

Atualmente a companhia emprega mais de 900 colaboradores diretos e 400 indiretos na região. Com o avanço do projeto de expansão, mais de 420 novos postos de empregos devem ser gerados, entre permanentes e temporários.

“Temos uma aliança sólida com a região. Ao todo, mais de 1 bilhão de reais foram investidos na planta até hoje. Camaçari faz parte do novo ciclo do Grupo Bridgestone, que reforça o nosso compromisso de produzir pneus de alta performance. Além disso, todo esse investimento na região vai de encontro a nossa estratégia North Star, com um foco cada vez maior na oferta de pneus e soluções de mobilidade, gerando valor social para o nosso consumidor e destacando a sustentabilidade como ponto central dos negócios”, diz Miler Bochi, Diretor Industrial da planta.

Os esforços ambientais estão também em curso na unidade. Em 2020, foi instalada uma estação de captação e tratamento da água de chuva, contribuindo para a redução do consumo de água da fábrica.

Em março de 2021, a unidade lançou uma micro usina solar de 1.257,59Kwh, o equipamento já contribuiu para a redução na emissão de 666,52Kg de CO2.

Os pneus inservíveis produzidos na região e em todo o país têm destinação ambientalmente correta, por meio do programa de coleta da RECICLANIP, uma instituição criada pela ANIP, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, da qual a Bridgestone é associada.

Entre as ações da entidade está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.

A Bridgestone mantém ainda o Centro de Educação Ambiental, uma das ferramentas utilizadas para promover a conscientização ambiental dos estudantes das escolas públicas da comunidade e de filhos e familiares dos colaboradores.

O centro possui o foco na preservação da biodiversidade, viveiro de mudas e atividades de conscientização da comunidade.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
ZF Construindo o futuro com tecnologia

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Scania 65 anos

Mais recentes

SIMEA 2022
- Publicidade - Mercedes-Benz

Instagram Mecânica Online®

- Volvo Zero Acidentes
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação

ZF Construindo o futuro com tecnologia