sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

ABLA comemora 45 anos em defesa de um mercado competitivo e demandas das locadoras

Nesta quarta-feira, dia 30 de março, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) completa 45 anos de atividade. Ao longo dessas quatro décadas e meia, a entidade se fortaleceu e se consolidou como representante de um segmento que se expande ano após ano, com geração crescente de empregos e divisas para o Brasil.

- Publicidade -

De acordo com dados do recém-lançado Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, produzido pela ABLA, a atividade de aluguel de veículos, que tem no Brasil 13.903 locadoras ativas, deu um salto de 33,5% no ano passado, atingindo o faturamento bruto anual recorde de R$ 23,5 bilhões. Foram registrados 50,1 milhões de usuários de aluguel de carros, ante 44,6 milhões em 2020 — crescimento de 12,3%.

A defesa de um mercado competitivo e sintonizado com as modernas práticas de gestão e tecnologia são bandeiras da ABLA. Outra frente a que a associação se dedica é a disseminação da cultura da locação de veículos, uma tendência que está sendo cada vez mais incorporada aos hábitos e ao comportamento do brasileiro.

- Publicidade -

“Ao longo desses 45 anos, temos na entidade uma história e tradição marcadas pelo entendimento e compreensão das demandas das locadoras. Somado a isso, é hora de valorizarmos ainda mais o padrão único de atuação nacional. E assim fortalecermos e disseminarmos a mudança cultural da posse para o uso, em todo o mercado potencial, sempre em conjunto com a Federação Nacional e com os Sindicatos Estaduais das locadoras”, comenta o Presidente do Conselho da ABLA, Marco Aurélio Nazaré.

Hoje, a locação de veículos está envolvida com algumas das principais discussões que afetam a sociedade brasileira — como a mobilidade urbana, a acessibilidade, as medidas sanitárias de controle da pandemia, a eletrificação do transporte, a defesa do meio ambiente, a segurança no trânsito e a excessiva tributação –, tendo a ABLA como interlocutora do setor também nessas questões.

Em sua atuação, visando o fortalecimento do mercado e de seus associados — locadoras de todos os portes, espalhadas por todo o País, com um enorme grau de capilaridade no território nacional –, a ABLA participa de vários fóruns empresariais relevantes, no Brasil e no exterior, estreitando parcerias com entidades que são referência em segmentos relacionados à locação.

- Publicidade -

De olho no futuro – “Com investimentos em tecnologia para gerar valor, vamos continuar focados”, garante o dirigente da ABLA. Nos últimos anos, a entidade tem experimentado um contínuo processo de modernização, com vistas a melhorias em sua gestão e na ampliação de sua representatividade, em benefício do associado.

A pandemia trouxe novos desafios, contudo, atenta às necessidades das empresas que atuam no setor, a ABLA soube responder às demandas de um novo cenário. Articulando mecanismos que permitissem à atividade de locação permanecer sólida, mesmo diante de uma realidade atípica.

“É claro que restam desafios para alavancar melhorias para as empresas de aluguel de veículos. O cenário atual, em que as locadoras enfrentam altas taxas de juros, além da limitação de produção e dos aumentos de preços dos carros, são algumas das realidades desafiadoras. Porém, nós permanecemos confiantes”, afirma Marco Aurélio Nazaré.

De acordo com o presidente da ABLA, “já temos um planejamento estratégico renovado, com visão dos próximos anos e preparado com muita atenção e cuidado. Revisamos projetos e metas. O momento é o de seguir com firmeza na construção dos relacionamentos saudáveis, sustentáveis e de longo prazo que, desde 1977, têm marcado a trajetória da entidade”, finaliza.

Balanço do setor em 2021 – A expansão também ocorreu em relação à frota total de automóveis e comerciais leves das locadoras. Apesar do cenário desfavorável à produção automotiva, o setor terminou 2021 com 1.136.517 veículos na frota, 12,8% a mais que em 2020. Sendo que, dessa frota total, aproximadamente meio milhão já é voltada para o turismo, seja para viagens de negócios, seja para o turismo de lazer.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança