A Audi do Brasil anuncia o início das vendas do novo Q3 com motorização 2.0 TFSI no país. O modelo já está disponível a pronta entrega nas concessionárias da marca em duas opções de carroceria, SUV e Sportback, importado da Hungria.
A partir do segundo semestre, a produção será realizada localmente na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Combinando forma e funcionalidade, o modelo será o primeiro da montadora produzido no Brasil com a inédita tração quattro e a transmissão tiptronic de oito velocidades, além de oferecer o maior porta-malas da categoria.
O novo Q3 Sportback 2.0 TFSI está disponível em duas versões (Performance quattro e Performance Black quattro) e preços a partir de R$ 315.990,00.
Henrique Pereira conheceu de perto todas as novidades do modelo. O novo Q3 Sportback é equipado com o poderoso motor EA888 2.0 TSFI à gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, que desenvolve 231cavalos de potência e 340 Nm de torque.
A inédita transmissão tiptronic de oito velocidades, por sua vez, proporciona trocas de marchas mais ágeis e precisas. O conjunto confere ao modelo uma excelente dirigibilidade, estabilidade em curvas e desempenho impressionante, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.
“Nós acreditamos no potencial do mercado brasileiro e estamos muito orgulhosos em retomar a produção em São José dos Pinhais (PR) em breve com este belo carro. O Audi Q3 é uma referência no segmento e best-seller global da marca — ano passado foi o segundo mais vendido, com quase 260 mil unidades comercializadas em todo o mundo. A nova carroceria Sportback atende ao mercado que busca cada vez mais aliar um design contemporâneo com a versatilidade dos utilitários compactos”, afirma Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.
Com linhas fluidas e atléticas, o novo Audi Q3 Sportback 2.0 TFSI possui ombros pronunciados, vincos afunilados e um conjunto óptico invocado, que conferem um visual único e marcante. Na dianteira, a imponente grade Singleframe octogonal, com interior em colmeia e moldura cromada – preta na versão Performance Black, segue a linguagem estética da família Q.
As amplas entradas de ar trapezoidais, conectadas por uma lâmina horizontal no para-choques, potencializam a sensação de esportividade. Já os faróis Full-LED, com design plano e retilíneo, integra as luzes diurnas dinâmicas.
Na lateral, o caimento do teto levemente inclinado e a linha de cintura transmitem a sensação de que o veículo é mais comprido até mesmo que o seu irmão Q3 SUV, proporcionando um efeito visual interessante, embora a diferença no comprimento deles seja de apenas 16 milímetros.
Os vincos marcantes na parte inferior das portas reforçam o caráter atlético do SUV Cupê. A traseira com seu para-choques esportivo, janela ladeada por molduras pretas e lanternas tridimensionais, tornam o conjunto ainda mais harmonioso.
O design esportivo da carroceria aparece também na cabine, revestida por materiais nobres e com alto nível de isolamento acústico.
As linhas horizontais acentuadas aumentam a sensação de espaço interno, enquanto os materiais resistentes que revestem potencializam a robustez do SUV Cupê.
O painel de instrumentos é dividido em duas partes: superior, que acomoda as saídas de ar-condicionado; e inferior, que integra os comandos de entretenimento, climatização, conectividade e demais operações do veículo. A ergonomia é reforçada pelo painel central inclinado em 10 graus ao motorista, otimizando a experiência ao volante.
No painel de controle, a central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, é incorporada de forma quase imperceptível por um elegante painel de vidro em preto brilhante, sobretudo quanto desativada.
Já o Audi Virtual Cockpit é composto por uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 10,25 polegadas e mostra as informações mais importantes do veículo através de imagens e gráficos em alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.
Composto por chapas de aço de alta tecnologia lapidadas a altas temperaturas que representam 25% do peso da carroceria, a estrutura do veículo combina alto nível de rigidez e peso total reduzido. Graças ao primoroso isolamento acústico, o nível de ruído interno na cabine é praticamente imperceptível.
Compacto por fora e com amplo espaço interno graças à moderna plataforma MQB A2, o modelo possui excelentes ângulos de entrada e saída para maior conforto de rodagem em trechos urbanos e fora de estrada. Dentro do cockpit, o novo Q3 Sportback é um dos modelos mais confortáveis do segmento e oferece um espaço adequado para cinco ocupantes.
Na dianteira, os assentos esportivos possuem ajustes elétricos e posição levemente elevada, garantindo ao condutor inúmeras posições para se acomodar e uma visão panorâmica do caminho. Os bancos traseiros são divididos na proporção 40:20:40 e possuem inclinação ajustável em até sete estágios.
Os passageiros contam com duas portas USB, descansa braço central com dois porta-copos e assentos corrediços (até 130 milímetros) de série, que asseguram um espaço surpreendente para as pernas e joelhos dos ocupantes. O porta-malas possui fácil acesso e acomoda 530 litros, o maior volume da categoria, podendo ser ampliado para 1.400 litros com os bancos rebaixados.
O Audi Q3 Sportback oferece diversão ao volante em diferentes tipos de terrenos graças à direção progressiva, suspensão esportiva e tração nas quatro rodas. A suspensão transmite agilidade e conforto nos trechos urbanos e estradas sinuosas devido aos ajustes precisos das molas e amortecedores para o mercado brasileiro, com o aumento de 18,5mm na altura da suspensão dianteira e 13,5mm na suspensão traseira. É possível selecionar diferentes modos dinâmicos personalizando ainda mais a experiência do motorista ao volante.
Já o Audi Drive Select realiza uma série de ajustes no motor, transmissão e direção para proporcionar diferentes tipos de condução ao condutor, que pode escolher entre seis modos: Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Off-Road.
Neste último modo, o controle de estabilidade eletrônico altera o sistema de controle de tração para o modo Off-Road, ativando outras funções como o sistema de assistência em declives, que mantém constante a velocidade especificada pelo motorista (até 30 km/h) em descidas e aplica o freio automaticamente.
O controle eletrônico de estabilidade (ESC) pode ser desativado completamente mediante solicitação do motorista.
Entre os itens de conforto e conveniência, estão disponíveis ar condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, diferentes modos de condução e abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função hands-free.
Com nota máxima (cinco estrelas) no EuroNCAP, um dos mais rigorosos testes de segurança em automóveis do mundo, o novo Q3 Sportback oferece diversos itens de segurança aos ocupantes, como assistente de partida em rampa; câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros que auxiliam em manobras.
Há ainda o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com função Stop&Go, que auxilia o condutor nos congestionamentos das grandes cidades e torna a condução mais eficiente; Sistema de som SONOS 3D, com 680W de potência; e o sistema de Aviso de Saída de Faixas (Lane Departure Warning), oferecidos no Pacote Advanced, como opcional, para a versão Performance Black. O teto solar panorâmico “Open-Sky” é opcional na versão Performance e de série na Performance Black.
Em relação às dimensões, são 4,50 metros (comprimento), 1,84 metro (largura) – 2,02 metros com retrovisores, 1,56 metro (altura) e 2,68 metros (entre eixos). O peso total é de 1.676 quilos.
O Audi Q3 foi produzido de 2016 a 2018 em São José dos Pinhais (PR). Após um hiato de pouco mais de um ano, entre fim de 2020 e meados de 2022, a Audi voltará a montar dois modelos na fábrica do Paraná: os novos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback. A produção do Audi Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019.
Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ (Hungria), para a montagem em solo brasileiro. O novo Audi Q3 Sportback começa a ser vendido inicialmente importado da fábrica da Audi em Györ, e posteriormente será produzido na planta de São José dos Pinhais (PR).
Acessórios Genuínos Audi – Para aumentar a capacidade de transporte e tornar as viagens ainda mais divertidas, o Q3 Sportback pode ser equipado com Rack de Teto e Rack de Bike, que oferecem montagem simples, design esportivo e materiais de alta qualidade e durabilidade.
O conjunto de rodas modelo “Secare” de 19 polegadas foi aprovada em rigorosos testes de segurança e possui quatro camadas de pintura contra influência da luz, intempéries e corrosão. Com seu visual combinando preto matte e cinza quartzo malte, possui um magnetismo que atrai olhares por onde passa.
Também conta com o jogo de pedaleiras e descansa pé em aço escovado e borracha antiderrapante, que oferecem a mistura perfeita de design e segurança.
A esportividade é reforçada pelos retrovisores em carbono. Já o conjunto exclusivo de tapetes de borracha são resistentes, recicláveis e precisamente ajustados às dimensões do piso. Com base antiderrapante, protegem a cabine da umidade e podem ser facilmente higienizados.
Os veículos podem receber também o Audi Beam, com suas poderosas luzes em LED que projetam símbolos da Audi no solo quando se abre a porta. São três imagens oferecidas: logotipo quatro argolas, logotipo Gecko e logotipo quattro.
Para aumentar a conectividade a bordo, está disponível o cabo de conexão para iPhone e Samsung (tipo USB-C). Por fim, a câmera de gravação “Universal Traffic Recorder” – UTR (dianteira + traseira) registra imagens em alta resolução durante o trajeto.