domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Como o sistema de suspensão HOSS atua na dinâmica do Bronco Sport

O SUV tem um sistema inovador conhecido como HOSS, suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho

O Bronco Sport é o que se costuma chamar de um SUV 4×4 raiz, com disposição imbatível para enfrentar terrenos off-road.

- Publicidade -

Mas ele impressiona, principalmente, pela forma como faz isso, com alto nível de controle sem sacrificar a estabilidade e o conforto.

Um dos principais responsáveis por essa característica é a sua suspensão inovadora com sistema de estabilidade off-road de alto desempenho, também conhecida pela sigla HOSS (High-Performance Off-Road Stability Suspension).

A Ford desenvolveu a nova suspensão depois de ouvir o que os fãs de off-road queriam e o que não gostavam no comportamento dinâmico dos SUVs 4×4 existentes no mercado.

O sistema HOSS foi a resposta para tornar o conjunto mais leve e ágil, combinando um desempenho off-road mais confiante com melhor padrão de dirigibilidade e conforto.

- Publicidade -

As suas molas e amortecedores são especialmente calibrados para condições extremas, como rodagem em trilhas em alta velocidade, e também dão maior estabilidade ao veículo em estrada.

Essa diferença é percebida mais facilmente em trilhas esburacadas ou dunas, reduzindo as vibrações para que o motorista possa se concentrar no que está à frente.

A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, independente, com molas helicoidais mais altas para ampliar o espaço de articulação das rodas.

Tem também amortecedores duplos exclusivos para serviço pesado e barra estabilizadora. A suspensão traseira é formada por braços duplos independentes, molas helicoidais com calibração especial, barra estabilizadora e amortecedores monotubo de 46 mm de diâmetro.

Coxins hidráulicos contribuem para aumentar a absorção de impactos e o controle de vibrações em alta velocidade.

- Publicidade -

O motor 2.0 EcoBoost de 253 cv, a tração 4×4 com diferencial traseiro blocante e o sistema de gerenciamento com sete modos de terreno (Normal, Eco, Sport, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Rocha) são outros recursos que garantem o excepcional desempenho do Bronco Sport tanto nas trilhas como no asfalto.

A direção elétrica com níveis variáveis de assistência também aumenta a sensação de controle e segurança do motorista, com uma resposta mais firme em trilhas e menor esforço em baixas velocidades, como no modo de escalada de pedra.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança