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Kia Brasil entrega 40 Stonic à Awto

As primeiras 40 unidades do SUV compacto híbrido Stonic foram entregues pela Kia Brasil, na segunda quinzena de dezembro último, à Awto, plataforma de compartilhamento de veículos. Com isso, os usuários da cidade de São Paulo contam com os primeiros veículos eletrificados da Awto, que também oferece automóveis de passeio, scooters e motocicletas, com motorização tradicional.

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Por sua economicidade energética e de consumo, com os Kia Stonic, porém, a Awto pretende adotar precificação por quilômetro rodado mais barato do que com os veículos de outras categoriais disponíveis na plataforma. Para a Kia Brasil, por sua vez, o fornecimento dos Stonic à Awto se efetiva como a primeira ação no mercado brasileiro de acompanhar o novo slogan “Movement that inspires”, por meio do qual a montadora sul-coreana deixa de ser apenas construtora de veículos automotores para tornar-se uma empresa de soluções de mobilidade.

“A Kia está-se adaptando de forma proativa às rápidas mudanças na indústria automotiva e se tornando cada vez mais uma empresa provedora de soluções de mobilidade sustentável. Esta parceria com a Awto é fruto do alinhamento de propósitos entre as duas empresas. Estamos empolgados com o fortalecimento desta parceria agora também no mercado brasileiro”, afirmou Gustavo Gandini, diretor de Operações da Kia Brasil, por ocasião da concretização do acordo.

Em um primeiro momento, os modelos Stonic estão disponíveis na modalidade de carsharing apenas na área de cobertura da Awto na capital paulista, onde há uma grande demanda por mobilidade. Em breve, seguindo o cronograma de expansão da Awto no Brasil, mais unidades do Stonic serão incorporadas à frota da empresa e passarão a ser disponibilizadas em outros centros urbanos do país.

“A nossa parceria com a Kia reflete muito bem o valor que a união de uma empresa de tecnologia voltada à mobilidade, como a Awto, com uma fabricante e montadora de veículos como a Kia gera para o consumidor final. A parceria resulta em mais opções de mobilidade, a preços cada vez mais acessíveis, com veículos de alta qualidade e eficiência, como são os Kia Stonic”, diz Fernando Freitas, chefe de Estratégia da Awto.

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“Conseguimos criar junto à Kia uma parceria que une os objetivos de ambas as empresas e, ao mesmo tempo, mantém as necessidades do consumidor final como principal foco dos nossos esforços e serviços”.

Vale ressaltar que os usuários do Kia Stonic estão liberados do sistema de rodízio na cidade de São Paulo, outra significativa vantagem dos veículos híbridos.

O Kia Stonic é o primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, incluindo a nova logomarca, no mercado brasileiro. Seu principal atributo, em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.

O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

O motor à combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

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Conforto e tecnologia – Apesar das dimensões compactas, com 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.520 mm de altura, a cabine inteligente do Stonic proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.580 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (45 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 17”, e o porta-malas tem capacidade de 325 litros.

Um dos carros mais modernos da categoria, o Stonic possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 8” no centro do painel, compatível com os sistemas Apple CarPlay™ e Android Auto™, e auxilia às manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor. Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB disponível na parte de trás do veículo.

O Stonic vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4.3” com indicador de fluxo de energia e sistema de som.

Segurança – O Stonic é construído sobre uma plataforma resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.

Essas tecnologias incluem air bags frontais, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.

Plataforma de mobilidade – Na Awto, tudo é feito pelo aplicativo, disponível para smartphones Android e iOS. Após fazer o download, o usuário precisa se cadastrar. Além de dados como endereço e CPF, é preciso fotografar a CNH e inserir um cartão de crédito, obrigatoriamente.

Também é necessário definir uma senha e um PIN, utilizado para destravar o carro. Após uma análise, que leva menos de um dia, o cadastro é aprovado, e o cliente já pode alugar um carro ou uma moto. Basta localizar o veículo e fazer uma reserva, que dura 15 minutos – tempo estimado para o cliente chegar até o veículo –, mas também é possível reservar por mais tempo, pagando-se uma taxa adicional.

Os preços começam em R$ 0,50 por minuto rodado (minutos parados são descontados em 80%). O modelo faz com que cada real gasto com veículos da empresa renda mais quilômetros de rodagem, já que os usuários não precisam ficar com os veículos enquanto estão parados.

Em um quadro comparativo, alugar um carro com a Awto sairá até 20% mais barato do que utilizar aplicativos com motoristas e até 50% mais barato que outros apps de compartilhamento de veículos.

Já as vantagens da Awto em relação aos transportes públicos são a menor duração dos deslocamentos (em média, é seis vezes mais rápido), a maior flexibilidade de rotas, o conforto e a privacidade de ir e vir da forma que preferir.

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