terça-feira, 27 fevereiro , 2024
28 C
Recife

RAV4 ganha mais tecnologias em segurança na linha 2023

SUV apresenta novos itens de segurança, como Assistência de Permanência de Faixa (LTA), e de conveniência, como sistema de monitoramento de visão 360° e multimídia com tela de oito polegadas. Mecânica continua sem alterações.

A Toyota anuncia a chegada do RAV4 2023. O SUV híbrido está disponível nas concessionárias de todo o Brasil a partir de hoje, 26 de janeiro, com novos itens de segurança, como Assistência de Permanência de Faixa (LTA), e de conveniência, como multimídia com tela de oito polegadas e monitor de visão 360° (Panoramic View Monitor – PVM).

O SUV, oferecido em versão única SX Connect Hybrid possui motorização 2.5 L DOHC 4 cilindros que, combinado aos três motores elétricos, resulta numa potência máxima de 222 cv.

Na linha 2023 o RAV4 chega com tela de alta resolução HD de oito polegadas, com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento com Android Auto ou Apple CarPlay.

O novo RAV4 também passa a contar com sistema de navegação própria. O computador de bordo tem tela TFT colorida de oito polegadas, que facilita a visualização do condutor. Já o monitor de visão 360° (Panoramic View Monitor – PVM) agrega, no modo de exibição do display, suporte ao motorista na identificação de movimentos ao redor do veículo combinando uma câmera frontal, uma em cada lateral e uma traseira.

Nova multimídia tem tela de alta resolução HD de oito polegadas – No quesito itens de conveniência o SUV dispõe de ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow e abertura e fechamento da tampa do porta-malas com acionamento por chave ou pelo sensor de movimento, localizado debaixo do para-choque traseiro. Além disso, o console central vem equipado com carregador de celular por indução.

Segurança aprimorada – Agora, o modelo passa a contar com a Assistência de Permanência de Faixa (LTA), que tem a função de observar as marcações da estrada e fazer ajustes para auxiliar o condutor a manter sua posição, com suporte de direção extra e alerta sonoro.

Além da câmera de reconhecimento frontal, o sistema LTA também utiliza o conjunto do sensor de radar de ondas milimétricas e o sensor de monitoramento de ponto cego (BSM) para reconhecer veículos à frente e ao redor, fornecendo informações ao condutor e realizando assistência de direção de acordo com as condições da estrada ou de condução. Além disso, o RAV4 conta com Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA) e alerta para utilização dos cintos de segurança traseiros.

O Toyota Safety Sense (TSS) segue presente no SUV, com o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), que também detecta pedestres e ciclistas, com frenagem automática de emergência.

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) foi melhorado e pode ser ajustado em todas as velocidades. Também fazem parte do pacote, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com Condução Assistida (LDA) e Farol Alto Automático (AHB). Vale ressaltar que todos esses sistemas são projetados para auxiliar o motorista em situações adversas de direção, e não para substituí-lo.

A lista de segurança do veículo inclui sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista. Também estão inseridos Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com EBD, Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem Isofix, com dois pontos de amarração superior. O RAV4 ainda conta com Controle de Tração (TRC).

O utilitário conta com bancos revestidos de couro com detalhes de material sintético. Já o volante e a manopla de câmbio receberam cobertura de couro, com detalhes prata, igualmente presentes nas maçanetas.

O acabamento é na cor black piano com prata, ambos com detalhes cromados. Por fim, o RAV4 possui teto solar wide moonroof com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente com leds, para acentuar os detalhes do design e dos materiais interiores.

Mecânica Online – Sob o capô, o SUV é equipado com a motorização 2.5L DOHC, quatro cilindros 16V VVT-iE de 178 cv a 5.700 rpm e torque de 22,5 kgfm a 3.600 rpm, e três motores elétricos THS II de 120 cv e 20,6 kgfm de torque, que combinados, resultam numa potência máxima de 222 cv.

A transmissão também é a conhecida Hybrid Transaxle, que entrega acelerações mais lineares, reduz ou aumenta continuamente as marchas e pode gerar alto torque em baixas rotações, o que permite maior controle da condução sem desperdiçar energia, aumentando a eficiência no consumo de combustível.

Ainda estão disponíveis quatro modos de condução (Normal, Eco, EV e Sport), que se adaptam a diferentes modos de condução e terrenos.

O RAV4 2023 possui tração integral e conta com suspensão McPherson, com barras estabilizadoras, na dianteira, e wishbone, com barras estabilizadoras, na traseira. Essa configuração ajuda a melhorar as respostas do conjunto AWD e garante maior controle de torque dinâmico e estabilidade no veículo.

Garantia – Como todos os produtos da marca Toyota no Brasil, o RAV4 tem garantia de 5 anos, com o acréscimo de 3 anos em garantia para o sistema híbrido, ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro). Os clientes brasileiros também contam com o apoio e os serviços do melhor pós-venda do País, que tem como objetivo proporcionar experiência completa e de excelência na compra, manutenção e recompra de um modelo Toyota.

Preço – O RAV4 SX Connected Hybrid está disponível nas concessionárias da marca no País por R$ 322.890,00.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn