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Concepção de um novo veículo passa basicamente por cinco etapas

Você já parou para imaginar o processo de surgimento de um novo veículo? Tudo começa pela definição do projeto, quando o time de Inteligência de mercado identifica futuras tendências e define uma lista com as características e tecnologias que o veículo precisa oferecer para as necessidades do consumidor.

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O segundo estágio é o da criação do conceito, com o envolvimento dos times de design e engenharia, para os devidos ajustes técnicos de viabilidade e cadência do projeto.

A etapa mais detalhada, no entanto, é a do desenvolvimento virtual, quando os componentes do veículo são criados e otimizados. Milhares de simulações com o auxílio de supercomputadores e inteligência artificial são fundamentais para criação dos melhores carros da categoria.

Isto porque as ferramentas de desenvolvimento virtual vêm reduzindo quase que pela metade o tempo de gestação de um projeto. Além disso, permitem a confecção de veículos ainda mais avançados, com ganhos de qualidade, segurança e eficiência, com otimização dos custos, permitindo a adição de mais tecnologias.

Neste período, ao mesmo tempo em que a preparação da fábrica é iniciada para receber o produto, são construídos artesanalmente protótipos para aprimoramentos finais e validações.

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Outra característica muito marcante destes veículos pré-série é a camuflagem. Para não revelar o visual do carro, utilizam-se adesivos zebrados que embaralham a lente da câmera dos paparazzi. Capas e espumas também ajudam a disfarçar as linhas e os vincos da carroceria.

Considerando por exemplo, a Nova Montana, foram mais de 6 milhões de quilômetros rodados por ano entre os mais de mil testes realizados no Campo de Provas. Assim, em seis meses é possível simular o desgaste que um automóvel sofreria se rodasse por 15 anos em condições normais de trânsito – ou o equivalente a 240 mil quilômetros.

Todos os resultados são analisados e as evoluções aplicadas dentro da filosofia de melhoria contínua dos produtos. Esse trabalho de ajuste fino de cada um dos sistemas é chamado de “calibração”.

Os carros de testes são depois escrapeados. No último ano, o Campo de Provas da GM reciclou quase 300 protótipos e 35 toneladas de pneus, por exemplo. Uma importante fração destes veículos saem do laboratório de segurança veicular, onde são realizados os testes de impacto.

A última fase é a de lançamento, quando o veículo está pronto para ser montado e ofertado aos consumidores.

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MECÂNICA ONLINE

A COPA TRUCK deu a largada para a Temporada 2023 com uma prova histórica em Goiânia, Goiás. Atendendo convite da Mercedes-Benz Caminhões fui conferir de perto a evolução de um caminhão de estrada para as pistas de corrida. São mais de 1.000 cavalos de potência, 3.000 Nm de torque e velocidade de até 240 km/h dentro dos circuitos. Confira nesse link uma volta rápida no caminhão da Mercedes-Benz/ASG Motorsport, com o piloto Luiz Lopes, e sinta a emoção real da velocidade: https://youtu.be/TqnDBDhWkhM

Coluna +admirada – Tarcisio Dias entre os Colunistas +Admirados da Imprensa Automotiva 2023 – Dessa vez a coluna Mecânica Online® que circula todos os dias 10, 20 e 30 aguardou um pouco mais para sua publicação por um justo motivo: integrar o seleto grupo dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2023.

Desde 2020 quando essa categoria foi criada no prêmio que integro o seleto grupo dos finalistas, ficando em TOP3 nas edições de 2022 e agora em 2023.

Um reconhecimento que demonstra que estamos no caminho certo em apresentar informação com conteúdo, contribuindo em levar ao leitor informações atualizadas sobre tecnologias, manutenção e o universo automotivo.

Eu considero que o reconhecimento da coluna é extensivo aos sites parceiros que também compartilham esse conteúdo para seus leitores. Parabéns para todos nós e para você, que tem à sua disposição conteúdo de qualidade, feito por especialista, com formação.

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Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

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