terça-feira, 27 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz e ASG Motorsport reafirmam parceria para a Copa Truck 2023

ASG volta às pistas de corrida com o Mercedes-Benz Actros, caminhão que é o atual bicampeão da Copa Truck no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil e a ASG Motorsport apresentaram o Actros da Copa Truck 2023 e os novos integrantes da equipe que novamente representará a marca na maior competição da categoria na América Latina.

O evento foi realizado na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos seus caminhões, como o Actros, atual bicampeão da Copa Truck. Essa ação reafirma a parceria da Empresa com a ASG Motorsport, que começou no ano passado e que já foi vitoriosa.

Para este ano, a ASG passa a contar com sete pilotos. Roberval Andrade, proprietário da equipe e campeão da Copa Truck em 2018, ganha a companhia de pilotos que estreiam na competição: Caio Castro, que pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais e Bia Figueiredo, que tem a Fórmula Indy e a Stock Car no currículo. Caio e Bia integrarão a categoria Super Truck, dos novatos.

A equipe também conta com os pilotos Daniel Kelemen e Jaidson Zini, que já defendiam a ASG no ano passado, e dois novos integrantes: Raphael Abbate e Luiz Lopes, que estavam ligados a outras equipes em 2022.

Mercedes-Benz tem tradição vitoriosa nas corridas de caminhão – “A Mercedes-Benz tem longa tradição e uma trajetória vitoriosa nas corridas de caminhão no Brasil. Por isso, participamos e apoiamos a Copa Truck, que reúne a paixão pelos brutos com a adrenalina e a emoção das acirradas disputas entre pilotos e marcas”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

“Nesse ambiente esportivo, que reúne muitos fãs, o Actros atinge até 240 km/h nos circuitos e os pilotos podem perceber toda força, performance, robustez, resistência e confiabilidade que são reconhecidos pelos motoristas no dia a dia do transporte de cargas. Portanto, esta competição é uma vitrine muito especial para nós”.

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade, Caio Castro e Bia Figueiredo estão o FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Actros “Estrela Delas” será caminhão-madrinha em Goiânia – O caminhão Mercedes-Benz ganhará mais destaque ainda na Copa Truck 2023. O Actros “Estrela Delas” será um dos caminhões-madrinhas da primeira prova do ano em Goiânia.

Lançada pela Mercedes-Benz em 8 de março do ano passado, no Dia Internacional da Mulher, a campanha “Caminhão A Voz Delas” foi uma ação especial que buscou homenagear caminhoneiras e cristais (companheiras dos motoristas), que viajam Brasil afora e conhecem muito bem a realidade e os desafios das estradas. Como decorrência, elas foram convidadas a interagir com as redes sociais da marca, votando em enquetes para escolher itens, nome e visual de um Actros especialmente desenvolvido para o público feminino.

“Com essa ação, resolvemos homenagear essas mulheres inspiradoras, que podem chegar a qualquer lugar com o seu talento e sua garra, superando o que vier pela frente”, destaca Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Surgiu então a ideia de criar um Actros feito por elas e para elas, daí o convite para que caminhoneiras e cristais nos ajudassem a compor um modelo ideal para as mulheres”.

“Esse Actros, oficialmente chamado de Estrela Delas, irá percorrer o País, em diversos eventos, levando saúde, conhecimento e conscientização, a fim de facilitar a vida das caminhoneiras e cristais nas estradas”, informa Ebru Semizer. “Tudo em total sintonia com o ecossistema do transporte responsável, enfatizando os princípios ESG na nossa Empresa”.

Roberval estreia Actros zero km na Copa Truck 2023 – Roberval Andrade estreia na Copa Truck 2023 em Goiânia, no dia 19 de março, com um Actros totalmente zero km.

Destaque para o motor OM 460 de 13 litros e 6 cilindros em linha, customização interna da cabina para o piloto e a grande novidade, o MirrorCam, o exclusivo sistema de câmeras do caminhão top de linha da Mercedes-Benz que substitui os espelhos retrovisores externos convencionais. Além de Roberval, os pilotos Caio Castro e Bia Figueiredo também terão MirrorCam em seus caminhões.

Todos os demais caminhões foram desenvolvidos, revisados e ajustados para a nova temporada da Copa Truck, passando ainda, a cada etapa, por novos ajustes de acordo com as características dos circuitos.

Com base no princípio da melhoria contínua, todos os caminhões Actros da ASG Motorsport passam, a cada ano, por um processo de desenvolvimento. A partir dos caminhões de fábrica, os engenheiros e técnicos da equipe retrabalham itens ligados ao motor, chassi, suspensão, freios, dimensões, interior e exterior da cabina. Esses ajustes são feitos levando em conta as exigências do regulamento da Copa Truck, que visam tornar os caminhões competitivos e adequados às normas da categoria, respeitando quesitos como limite de peso, emissão de fumaça e velocidade máxima na pista.

Uma equipe comprometida com o ESG – “Com apenas um ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG – ambiental, social e governança”, diz Roberval Andrade.

“Esses conceitos começam a fazer parte do dia a dia de cerca de 40 integrantes da nossa organização, entre pilotos, mecânicos, engenheiros e demais colaboradores”. Um dos pilares que a equipe está trabalhando para a temporada 2023 é a inclusão de mais mulheres no universo do automobilismo. E para reforçar esse compromisso a ASG trouxe a primeira mulher chefe de equipe da Copa Truck, a carioca Rachel Loh, com mais de 19 anos de experiencia no automobilismo nacional.

“Estou animada e lisonjeada em receber a oportunidade de ingressar na Copa Truck, no comando em pista da equipe ASG Motorsport. Será um grande desafio estar a frente de uma equipe de 7 caminhões e 7 pilotos de muito respeito, em particular superfeliz e emocionada com a estréia da Bia Figueiredo na categoria, aumentando a representatividade feminina! Vamos em busca de pódios e títulos!”

O time da ASG também coordena o projeto “Empresas que Movem o Brasil”, movimento em prol da sustentabilidade do negócio de transporte de cargas, que conecta o mercado da logística em busca de soluções para o transportador, visando a sustentabilidade do seu negócio. Isso ocorre durante algumas etapas da competição, envolvendo palestras, workshops, test-drive e volta rápida.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn