segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

Roberval Andrade leva seu Mercedes-Benz Actros à conquista de duas vitórias na Copa Truck em Londrina

Piloto da ASG Motorsport venceu uma prova no sábado e outra no domingo nas etapas 3 e 4 da Copa Truck 2023, realizadas na Capital do Café. Etapa dupla em Londrina reforçou a alta competitividade e as disputas emocionantes do campeonato deste ano, com apenas 13 pontos de diferença entre os cinco líderes entre os pilotos da categoria PRO

Contando com a força do motor Mercedes-Benz, excelente performance e robustez do seu Actros, Roberval Andrade (#15), com muita garra e determinação, foi um grande destaque da etapa dupla da Copa Truck no Autódromo Internacional Ayrton Senna de Londrina, no Norte do Paraná.

O piloto da ASG Motorsport venceu uma corrida das duas da 3ª etapa, no sábado, 3 de junho, e outra corrida das duas da 4ª etapa, no dia seguinte.

Além das duas vitórias, Roberval Andrade acumulou pontuações nas outras provas. Assim, a disputa pelo título da temporada está ainda mais acirrada e emocionante. A diferença entre os cinco primeiros colocados na categoria PRO é de apenas 13 pontos. Também com o Mercedes-Benz Actros, Jaidson Zini (#25) ocupa a segunda colocação e Roberval a quinta.

A Copa Truck 2023 terá prosseguimento nos dias 1º e 2 de julho, com nova rodada dupla de quatro corridas (duas da 5ª etapa e duas da 6ª). Elas serão realizadas na cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná.

“Conforme esperado, as quatro corridas de Londrina não economizaram em emoção, adrenalina e grandes disputas por posições”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Roberval Andrade e a equipe ASG, com nossos caminhões Actros, deram show, vencendo duas das quatro corridas. Seguimos muito fortes e confiantes na disputa pelo título da Copa Truck 2023”.

“A Mercedes-Benz tem longa tradição e uma trajetória vitoriosa nas corridas de caminhão no Brasil. Por isso, participamos e apoiamos a Copa Truck, que reúne a paixão pelos brutos com a adrenalina e a emoção das disputas entre pilotos e marcas”, diz Jefferson Ferrarez.

“Nesse ambiente esportivo, que reúne muitos fãs, o Actros atinge até 240 km/h nos circuitos e os pilotos podem perceber toda força, performance, robustez, resistência e confiabilidade que são reconhecidos pelos motoristas no dia a dia do transporte de cargas. Portanto, esta competição é uma vitrine muito especial para nós”.

Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora – A ASG Motorsport iniciou parceria com a Mercedes-Benz no ano passado e, com o Actros, já foi a campeã. Em 2023, conta com sete pilotos.

Roberval Andrade (#15), proprietário da equipe e campeão da Copa Truck em 2018, chegou com um Actros zero km e ganhou a companhia de pilotos que estreiam na competição: Caio Castro (#22), que pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais e Bia Figueiredo (#111), que tem a Fórmula Indy e a Stock Car no currículo.

A equipe também conta com os pilotos Jaidson Zini (#25) e Daniel Kelemen (#45), que já defendiam a ASG no ano passado, e dois novos integrantes: Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99), que estavam ligados a outras equipes em 2022.

Roberval Andrade, Jaidson Zini, Raphael Abbate e Luiz Lopes participam da categoria PRO (pilotos com experiência na competição). Bia Figueiredo, Caio Castro e Daniel Kelemen disputam a categoria SUPER (iniciantes na Copa Truck).

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade, Caio Castro e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck – A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga.

O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

MirrorCam é inovação exclusiva da Mercedes-Benz na Copa Truck – Neste ano, a Mercedes-Benz trouxe uma novidade tecnológica exclusiva e pioneira para a Copa Truck: o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os espelhos retrovisores convencionais.

Disponível para o Actros de transporte, o MirrorCam recebeu adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho foi executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.

“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez.

“Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn