sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

ASG volta a Goiânia com o Mercedes-Benz Actros para defender a liderança

Roberval Andrade (#15) e Jaidson Zini (#25) ocupam, respectivamente, a primeira e a segunda colocação entre os pilotos da categoria PRO.

O Autódromo Internacional Ayrton Senna de Goiânia, capital de Goiás, que abriu a temporada da Copa Truck 2023 no dia 19 de março, volta a receber uma nova etapa da competição, a 6ª do ano. Com seus caminhões Mercedes-Benz Actros, a equipe ASG Motorsport é atração na tradicional pista do Centro-Oeste, defendendo a liderança no próximo domingo, 30 de julho, quando serão realizadas duas corridas de aproximadamente 30 minutos cada uma.

- Publicidade -

Roberval Andrade (#15) é o líder da competição na categoria PRO com 143 pontos, tendo conquistado 4 vitórias em 10 corridas, sendo as três últimas consecutivas. Jaidson Zini (#25) ocupa a segunda posição da categoria com 136 pontos e 2 vitórias no ano, sendo uma delas na abertura da temporada em Goiânia. Raphael Abbate (#26) é o sexto, com 131 pontos.

O circuito goiano de 3.820 metros, com reta principal de cerca de 1.000 metros e 12 curvas, é muito exigente com os freios, desafiando ainda mais os competidores, que precisam mesclar altas velocidades com freadas bruscas em alguns pontos do circuito.

“Se a competição já está muito acirrada este ano, em Goiânia os desafios são ainda maiores, porque este circuito exige bastante dos pilotos e dos caminhões”, destaca Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Seguimos muito confiantes no Actros, atual bicampeão da Copa Truck, e num excelente desempenho, alta competitividade e na notável regularidade dos pilotos da ASG Motorsport. Não à toa, Roberval Andrade e Jaidson Zini são os líderes da competição em 2023, conquistando 6 vitórias em 10 corridas”.

Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora – A ASG Motorsport iniciou parceria com a Mercedes-Benz no ano passado e, com o Actros, já foi a campeã. Em 2023, conta com sete pilotos. Roberval Andrade (#15), proprietário da equipe e campeão da Copa Truck em 2018, chegou com um Actros zero km e ganhou a companhia de pilotos que estreiaram na competição: Caio Castro (#22), que pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais e Bia Figueiredo (#111), que tem a Fórmula Indy e a Stock Car no currículo.

- Publicidade -

A equipe também conta com os pilotos Jaidson Zini (#25) e Daniel Kelemen (#45), que já defendiam a ASG no ano passado, e dois novos integrantes: Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99), que estavam ligados a outras equipes em 2022.

Roberval Andrade, Jaidson Zini, Raphael Abbate e Luiz Lopes participam da categoria PRO (pilotos com experiência na competição). Bia Figueiredo, Caio Castro e Daniel Kelemen disputam a categoria SUPER (iniciantes na Copa Truck).

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade, Caio Castro e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck – A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

- Publicidade -

MirrorCam é inovação exclusiva da Mercedes-Benz na Copa Truck – Neste ano, a Mercedes-Benz trouxe uma novidade tecnológica exclusiva e pioneira para a Copa Truck: o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os espelhos retrovisores convencionais.

Disponível para o Actros de transporte, o MirrorCam recebeu adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho foi executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.

“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez. “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.

Transmissão pela SporTV, Band e redes sociais – 6ª Etapa – domingo, 30 de julho
12h40 – Largada Corrida 1
13h13 – Corrida 2 (com inversão das 8 primeiras posições na pista)

As duas corridas serão transmitidas pela SporTV nos canais por assinatura e pela Band nos canais abertos. Os fãs das corridas de caminhões também poderão acessar as redes sociais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança