sábado, 2 março , 2024
28 C
Recife

Stellantis apoia a 23ª edição da Fenearte em Pernambuco

Na edição deste ano, a empresa estará presente com um estande produzido com resíduos da produção industrial do Polo Automotivo de Goiana (PE).

Com o propósito de fortalecer a cultura regional e incentivar o consumo sustentável, a Stellantis apoia, pela quarta edição consecutiva, a Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina. Neste ano, a empresa apresenta sua parceria com a Roda em um novo formato.

Além de exibir as peças já produzidas pelo projeto Vem Pra Roda, que conta com mochilas, bolsas, sandálias, entre muitos outros itens, a Stellantis agora também contará com um estande produzido com resíduos da produção industrial do Polo de Goiana (PE). São bancos, luminárias, mesas e prateleiras feitos com materiais reutilizáveis do setor automotivo.

Além de conhecer o projeto, os visitantes também poderão adquirir as peças, tanto do mobiliário exposto quanto dos produtos de moda sustentável, produzidos com couro, borrachas, cintos de segurança e até airbags como matérias-primas. A 23ª edição da Fenearte acontece de 5 a 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco.

A Feira Nacional de Artesanato acontece de 5 a 16 de julho, no Centro de Convenções do estado, em Olinda

“A parceria entre a Stellantis e a Fenearte é uma forma de incentivar o artesanato e a cultura regional e valorizar as pessoas que movem a arte popular. Além disso, é uma oportunidade de apresentar a iniciativa Roda, um projeto de economia circular e sustentável. Temos muito orgulho de apoiar essas duas iniciativas, que estão alinhadas com os pilares da empresa e trazem importantes ganhos socioambientais e culturais para a região”, destaca Fabrício Biondo, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa para América do Sul da Stellantis.

A 23ª edição da Feira Nacional de Artesanato contará também com outra novidade da Stellantis. Será exibida para o público pernambucano pela primeira vez a nova Rampage, primeiro veículo lançado pela marca Ram com desenvolvimento no Brasil. O Polo Automotivo Stellantis de Goiana é o responsável pela produção da picape e nada mais justo do que mostrar a novidade “dentro de casa”. Além da Rampage, a fábrica de Goiana também é responsável pela produção da picape Fiat Toro e dos modelos Jeep Renegade, Compass e Commander, e é destaque no setor pelo seu compromisso com a sustentabilidade.

Vem Pra Roda – O projeto Vem Pra Roda é uma iniciativa de economia circular criada em 2021 por meio de uma parceria entre a Stellantis e a startup pernambucana Roda para tornar a fábrica da Stellantis ainda mais eficiente e sustentável. Através das técnicas de upcycling, o projeto transforma os resíduos de materiais construtivos dos veículos em matéria-prima de valor.

Focado em contribuir com a preservação do meio ambiente, em agregar valor a materiais reutilizáveis e a gerar trabalho e renda, o projeto une inteligência e design para criar uma possibilidade de um novo uso para os resíduos do processo produtivo industrial. A técnica do upcycling consiste em empregar a criatividade para dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado nobremente, gerando novos produtos com real potencial de comercialização.

As peças são desenvolvidas e comercializadas pela startup Roda, que atua em parceria com costureiras em modelo de produção baseado em remuneração justa. De fato, 50% da receita gerada no processo é direcionado para as profissionais que trabalharam nos produtos.

Ao longo do primeiro ano de atividade do projeto, foram utilizadas mais de sete toneladas de resíduos. Este material, ao ser reinserido no processo produtivo como base para produtos especialmente concebidos, resultaram em mais de cinco mil itens de moda sustentável comercializados.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn