sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Scania e Compagas anunciam demonstração de ônibus a gás

Veículo integra frota municipal de Ponta Grossa (PR) a partir desta terça-feira; Testes realizados anteriormente já comprovam competitividade e menor emissão de poluentes nas operações.

A Compagas em conjunto com a fabricante Scania, e em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa (PR), iniciaram nesta terça-feira (1.º de agosto) uma demonstração com um ônibus 100% movido a gás natural, que passa a integrar o transporte coletivo no município pelos próximos 30 dias. Em cerimônia realizada ontem (31 de julho), a prefeita Elizabeth Silveira Schmidt anunciou a ação inédita na cidade em operação real. A Casa Scania Cotrasa dará todo o apoio no dia a dia ao cliente escolhido, a Viação Campos Gerais (VCG).

- Publicidade -

A demonstração faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana mais sustentável, que vem sendo desenvolvido nas principais cidades do Paraná, e que tem por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo e a contribuição para as metas de sustentabilidade.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt, destaca a importância do projeto para o município. “A realização desse teste faz parte dos esforços da Prefeitura para oferecermos um sistema de transporte cada vez melhor para a população. Agradecemos de antemão a Compagas e a Scania, que trouxeram esse ônibus, que pode transportar quase 90 pessoas, tem ar-condicionado e utiliza um combustível mais sustentável, o que é ótimo para o meio ambiente. Tenho certeza que a população irá gostar muito dessa tecnologia e de todas as novidades que estão incluídas neste veículo.”

A ação em Ponta Grossa é a quarta realizada em 2023 pelo projeto coordenado pela Compagas e a Scania. As primeiras demonstrações foram realizadas na Região Metropolitana de Curitiba, com o Governo do Paraná, e na capital, com a Prefeitura de Curitiba, entre março e maio. Durante todo o mês de junho, o mesmo veículo rodou em Londrina (PR), sendo abastecido 100% com biometano, na primeira experiência do tipo da história do Brasil numa completa operação real. Nos três locais foi mostrada a viabilidade da utilização do veículo a gás em linhas complexas e extensas, garantindo a autonomia e a menor emissão de poluição na atmosfera.

O CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr., destaca que com os primeiros testes foi possível comprovar os números apresentados pelo fabricante e demonstrar na prática a eficiência do veículo.

- Publicidade -

“Em Curitiba, a competitividade do GNV frente ao diesel foi maior, garantindo uma redução de custos de operação em cerca de 10%, já a emissão de poluentes foi 20% menor. Ou seja, mais economia e sustentabilidade para o transporte urbano”, diz. Lamastra ainda reforça que esses resultados foram obtidos com apenas um ônibus em rota e que uma operação concentrada com mais veículos pode garantir ainda mais vantagens à economia local. “Os veículos de transporte coletivo a gás são uma realidade nas principais cidades do mundo, e nós precisamos aplicar essa tecnologia em nosso Estado, realizando a substituição de veículos a diesel por modelos a gás, capazes de contribuir com o meio ambiente, com a saúde da população e com a economia.”

O ônibus em demonstração percorrerá diferentes linhas. O objetivo é que ele passe pelas principais vias de Ponta Grossa e atenda a um número maior de pessoas de diferentes perfis. O veículo 100% a gás se somou à frota da Viação Campos Gerais (VCG) e vai operar de segunda a sábado, entre os horários dos ônibus convencionais que passam pelos terminais Nova Rússia, Uvaranas, Central e Oficinas.

“A VCG considera de fundamental importância essas iniciativas, que consideram combustíveis alternativos, como é o caso deste veículo a gás da Scania. A partir desse teste teremos condições de avaliar a performance e o desempenho para analisar a viabilidade de implantação”, destaca Rodrigo Venske, diretor de Relações Institucionais da VCG.

“Estamos comprovando com nossas demonstrações a viabilidade do ônibus a gás como solução para uma mobilidade mais sustentável. Precisamos de outras fontes de energia para não termos mais a matriz 100% a diesel. Seguimos cumprindo nossa missão de liderar a transição para um sistema de transporte de passageiros mais sustentável. Temos certeza que em Ponta Grossa teremos sucesso em mostrar todos os benefícios do modelo a gás para esta cidade de tamanho potencial, visão de futuro e desenvolvimento inteligente”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

“Já estamos na quarta demonstração do ônibus a gás no Paraná, sendo três delas na região de atendimento da Cotrasa. É muito importante, mais uma vez, colocar esse veículo nas ruas para provar na prática sua viabilidade e sustentabilidade. Ponta Grossa possui o quarto maior PIB do estado. Trazer uma solução como essa para a região dos Campos Gerais fortalece a mobilidade urbana e o compromisso com o meio ambiente”, diz Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa, a Casa Scania que atende a região.

- Publicidade -

Menos poluente – O gás natural, mesmo sendo de origem fóssil, é menos poluente que os combustíveis líquidos em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO₂), um dos principais gases de efeito estufa (GEE). Em comparação com o diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos CO₂, já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado (partículas muito finas de sólidos ou líquidos poluentes) chega a 85%. Essa redução de poluentes impacta diretamente na saúde da população, com um menor índice de doenças cardiovasculares e respiratórias causada por esses gases.

Ônibus – O modelo fabricado pela Scania é um padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência.

Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Neste momento, é o ideal para o ‘aqui e agora’ nacional, pois se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.

A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis).

Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo da carroceria.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança