terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

BMW Group investirá mais de 100 milhões de euros em novo centro de testes de baterias

A partir de então, em uma área total de 8.442 m², as baterias de alta voltagem e outros componentes de powertrain para os futuros modelos do BMW Group serão testados com bastante antecedência, bem antes do início da produção.

Demonstrando seu forte compromisso com a localização de Wackersdorf, no Alto Palatinado, e como parte de seu contínuo crescimento da mobilidade elétrica, o BMW Group está investindo cerca de 100 milhões de euros até 2026 em um novo centro de testes de baterias que será integrado às estruturas de construção existentes no local.

- Publicidade -

Os primeiros resultados das atividades de desenvolvimento do BMW Group na área de baterias de alta tensão entrarão em operação regular já em meados de 2024. A partir de então, em uma área total de 8.442 m², as baterias de alta voltagem e outros componentes de powertrain para os futuros modelos do BMW Group serão testados com bastante antecedência, bem antes do início da produção.

“A unidade do BMW Group em Wackersdorf está pronta para se tornar um importante facilitador para a transformação em direção à eletromobilidade”, confirma o gerente da unidade, Christoph Peters, acrescentando que o novo centro de testes de baterias ampliará a base da unidade do BMW Group em Wackersdorf. “Além de abastecer nossas fábricas no exterior, a produção de cockpits e, a partir de 2024, a produção de portas para modelos Rolls-Royce, essa se tornará a quarta principal área de atividade de Wackersdorf. Isso, por sua vez, fortalece a viabilidade futura de nossa localização.”

O investimento de cerca de 100 milhões de euros se concentrará principalmente na complexa tecnologia de bancada de testes e nas atualizações da infraestrutura existente do prédio, necessárias para sua operação. O Hall 80, localizado no terreno da fábrica, está sendo remodelado para esse fim: esse prédio, que foi originalmente construído na década de 1980 para a instalação de reprocessamento planejada na época, tem uma história e tanto. “Agora, esse prédio histórico se tornará um símbolo do futuro elétrico de nossa fábrica”, diz Peters.

O trabalho estrutural já está em andamento, incluindo a instalação de uma nova laje de piso para o edifício. Em meados de 2024, com o comissionamento da primeira seção, os chamados “testadores de bateria” entrarão em operação. Do lado de fora, eles se assemelham a geladeiras grandes e insignificantes; no entanto, por dentro, eles fazem uso de alta tecnologia de ponta. Aqui, as células da bateria serão testadas 24 horas por dia, no início de seu desenvolvimento.

- Publicidade -

Essencialmente, o desempenho elétrico das células individuais da bateria é determinado durante a carga e a descarga em diferentes condições. Isso permite a simulação de casos de uso que serão relevantes para os clientes mais tarde, muito antes de um veículo em desenvolvimento entrar em circulação. Inicialmente, será possível realizar testes paralelos de várias centenas de células de bateria. Quando o aumento da capacidade estiver concluído, a capacidade de teste chegará a vários milhares.

Na fase final, a partir de 2025, o centro de testes também será usado para validar os veículos elétricos a bateria do BMW Group antes do lançamento oficial da produção em série e garantir a qualidade premium necessária. Isso inclui submeter as baterias a testes de vibração e choque, por exemplo, usando os chamados “shakers” – dispositivos de teste altamente complexos, dos quais existem atualmente apenas alguns em toda a Europa.

Padrões complexos de direção, incluindo ciclos de carga e descarga, também podem ser simulados em testes de resistência. Testes como esses são essenciais para a homologação de veículos elétricos. Em alguns casos, testes específicos de cada país também precisam ser concluídos. A capacidade para esses testes no mercado é atualmente limitada – e é por isso que o BMW Group está criando sua própria capacidade com o novo centro de testes de baterias em Wackersdorf.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança