sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Com coleção de veículos elétricos, Nissan mostra que sempre se atreveu a ser diferente

Em 2023, a Nissan também comemora seu 90º aniversário, que coincide com a marca de 1 milhão de veículos elétricos vendidos em todo o mundo.

No mês de setembro todo o planeta celebra o Dia Mundial do Veículo Elétrico. Em 2023, a Nissan também comemora seu 90º aniversário, que coincide com a marca de 1 milhão de veículos elétricos vendidos em todo o mundo.

- Publicidade -

A oportunidade é para lá de especial para fazer uma retrospectiva da trajetória da marca rumo à eletrificação e pensar naquilo que nos espera no futuro. A mobilidade elétrica com propósito sempre fez parte da história da Nissan e tem início em 1947, com destaque para o lançamento do Nissan LEAF, o primeiro veículo elétrico a ser produzido em larga escala, em 2010, até nosso mais recente modelo 100% elétrico, o icônico crossover Ariya.

Não existe melhor forma de mostrar o espírito pioneiro da Nissan na área de mobilidade elétrica do que apresentando um histórico dos veículos de produção em série e carros-conceito mais icônicos e atrevidos.

Estes modelos demonstram o enorme potencial para melhorar a vida das pessoas.

Lançado em 2020, o RE-LEAF foi projetado para oferecer ajuda em áreas afetadas por desastres naturais e fenômenos meteorológicos extremos. Graças às suas modificações como a capacidade de circular por estradas cobertas de escombros e as tomadas de recarga resistentes a intempéries, o modelo é capaz de atuar no resgate dos mais necessitados.

- Publicidade -

Em 2011, o LEAF NISMO RC também foi apresentado para demostrar o potencial e as capacidades dos modelos de competição totalmente elétricos. O veículo representava o compromisso da Nissan com a sustentabilidade nas pistas, uma década antes de nossa participação nas competições de Fórmula E.

Do circuito para a cidade, o Nissan Land Glider buscou mostrar ao mundo como a mobilidade urbana poderia ser fácil. Com sua estrutura única em forma de casulo e a estabilidade proporcionada pelas quatro rodas, este ousado modelo demostrou ao mundo como poderiam ser os veículos elétricos para as agitadas metrópoles do futuro.

Em 2016, muito antes da pandemia e da revolução do home office, a Nissan apresentou o futuro do trabalho remoto a partir de qualquer lugar com o e-NV200 WORKSPACe, o primeiro escritório móvel totalmente elétrico do mundo! O furgão elétrico foi projetado para oferecer recursos essenciais para o trabalho à distância, como mesa de trabalho dobrável, conexão sem fio à Internet e até mesmo uma cafeteira. Junto com sua capacidade de recarga rápida, este conceito mostrou que é possível trabalhar remotamente, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Já o furgão e-NV200 Winter Camper mostrou que, além de ser ótimo para o trabalho, o furgão também é um grande aliado na hora da diversão. Este modelo contava com cozinha integrada, geladeira e cama dobrável para acompanhar os usuários em suas aventuras de inverno.

O Winter Camper era equipado com vidros com isolamento térmico e inúmeras melhorias na configuração para ajudar a driblar as traiçoeiras condições das estradas, destacando sua capacidade de permitir que os usuários de veículos elétricos deem asas à sua paixão pelas viagens de inverno, sem qualquer receio de se decepcionar.

- Publicidade -

E se sua paixão for a gastronomia, os carros-conceito elétricos da Nissan também podem cuidar disso! O protótipo e-NV200 Ice Cream Van foi criado para o Dia Mundial do Ar Limpo de 2019, como forma de demonstrar que poderia (e deveria!) haver uma alternativa para os antigos e tradicionais furgões de venda de sorvetes, em sua maioria movidos a diesel.

Movido a energia eólica e solar, este modelo eliminou literalmente o motor de combustão interna (ICE, sigla que em inglês tem a mesma grafia da palavra sorvete), com uma abordagem circular mais sustentável por meio do conceito “do céu para a casquinha” (do trocadilho em inglês “From Sky to Scoop”).

Nos dias atuais, a Expedição “Pole to Pole” Ariya e-4ORCE da Nissan está explorando áreas aonde nenhum outro veículo elétrico já chegou antes, demonstrando o verdadeiro potencial dos nossos modelos. Modificado e projetado para suportar todo tipo de terreno e condições de rodagem, o Ariya está atualmente abrindo caminho de Polo a Polo, derrubando qualquer preconceito sobre até onde os veículos elétricos podem chegar.

Estes veículos de produção em série e carros-conceito são apenas uma amostra da versatilidade da Nissan na criação de seus modelos, comprovando até onde tanto empresa como os veículos elétricos em geral podem chegar, evidenciando a capacidade de causar um impacto positivo e efetivo na sociedade.

Ao celebrar o mês do Dia Mundial do Veículo Elétrico 2023, junto com a marca de 1 milhão de veículos elétricos vendidos em todo o mundo e nosso 90º aniversário, estamos ansiosos para mostrar os veículos elétricos incríveis e inovadores que produziremos nos próximos anos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança