sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Hyundai Novo HB20 melhora segurança para três estrelas

Novo HB20, que oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série, obteve 68,30% em Ocupante Adulto, 74,85% em Ocupante Infantil, 34,32% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Assistência à Segurança.

A quinta divulgação de resultados do ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, mostra um resultado encorajador para o novo Hyundai HB20, de três estrelas, depois de atualizar o equipamento básico de segurança para seis airbags de série em toda a região.

- Publicidade -

O modelo ofereceu estrutura instável, proteção fraca para o peito do motorista no teste de impacto frontal e desempenho ruim na proteção de pedestres, o que o impediu de obter uma classificação melhor.

O novo Hyundai HB20, produzido no Brasil, obteve três estrelas. O novo HB20, que oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série, obteve 68,30% em Ocupante Adulto, 74,85% em Ocupante Infantil, 34,32% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Assistência à Segurança.

O veículo foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e ESC/Moose. O equipamento de segurança mais básico do modelo foi testado. Outras versões incluem os sistemas opcionais de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Detecção de Ponto Cego (BSD) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS).

A versão anterior do Hyundai HB20 com apenas dois airbags de série foi avaliada pelo Latin NCAP em 2020 com uma classificação de zero estrela. O fabricante atualizou o modelo adicionando seis airbags de série e acrescentando tecnologias ADAS, entre outras atualizações.

- Publicidade -

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“A decisão da Hyundai de atualizar o equipamento básico de segurança do HB20 para seis airbags de série e ESC é mais do que bem-vinda e demonstra o efeito positivo no mercado dos resultados do Latin NCAP. O novo HB20 tem o potencial de alcançar uma classificação de estrelas mais alta e o Latin NCAP recomenda que a Hyundai busque um resultado de cinco estrelas para o modelo. Esperamos que os fabricantes que ainda não seguiram o exemplo da Hyundai, bem como outros fabricantes em direção a veículos mais seguros, tomem esse resultado como exemplo e ofereçam equipamentos básicos de série, como seis airbags, ESC, proteção para pedestres e almejem um desempenho de cinco estrelas no Latin NCAP. O Latin NCAP tem como objetivo democratizar a segurança dos veículos, os consumidores não devem ter que pagar mais pela segurança básica oferecida nos mercados desenvolvidos”.

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“Embora seja desejável que os veículos tenham mais sistemas de segurança veicular, como o Hyundai HB20 foi recentemente equipado, é imperativo que eles tenham um bom desempenho para os consumidores na América Latina. Portanto, impulsionamos a Hyundai a atingir as 5 estrelas do Latin NCAP para um de seus principais modelos na região. Isso tem o potencial de salvar muitas vidas e aumentar o prestígio da Hyundai em nossos países”.

Hyundai Novo HB20 (seis airbags) – O impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do motorista e uma proteção adequada para o peito do passageiro dianteiro. Os joelhos apresentaram proteção marginal.

A estrutura e a área dos pés foram consideradas instáveis. O impacto lateral mostrou boa proteção para a cabeça, o abdômen e a pélvis, enquanto a proteção para o peito foi marginal. O impacto lateral do poste apresentou boa proteção para a cabeça e a pélvis, proteção marginal para o tórax e proteção adequada para o abdômen.

A chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção marginal para o pescoço do adulto. Os dummies infantis exibiram proteção quase total no impacto frontal e lateral, todos os sistemas de retenção infantil (SRI) testados quanto à instalação foram aprovados e as marcações de advertência do airbag, bem como a advertência de desconexão do airbag do passageiro, cumpriram os requisitos do Latin NCAP.

- Publicidade -

A proteção de pedestres mostrou-se adequada e marginal, com áreas próximas ao pilar A com proteção deficiente. A parte superior e inferior das pernas apresentaram proteção deficiente. O veículo oferece Aviso de Cinto de Segurança (SBR) dianteiro e traseiro.

O ESC de série atendeu aos requisitos do Latin NCAP e atingiu uma velocidade máxima de 85 km/h e 70 km/h nos testes do ADAC e do consumidor, respectivamente. O novo HB20 oferece ADAS opcional, mas não cumpriu as condições prévias para avaliação e pontuação.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança