sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Kardian: revelado nome do próximo SUV global da Renault para o Brasil

Para este futuro SUV urbano destinado inicialmente ao mercado sul-americano, era necessário que o nome remetesse tanto à robustez como à agilidade, com uma consonância decididamente internacional. E como explicar qual o significado deste nome e a que ele remete?

A Renault acaba de revelar o nome do veículo que marca o início de sua nova ofensiva de produtos nos mercados globais: Renault Kardian.

- Publicidade -

Para este futuro SUV urbano destinado inicialmente ao mercado sul-americano, era necessário que o nome remetesse tanto à robustez como à agilidade, com uma consonância decididamente internacional. E como explicar qual o significado deste nome e a que ele remete?

Sylvia, head de estratégia de denominações na Direção Global de Marketing da marca Renault, decodifica o nome a partir de suas sílabas e letras, sem esquecer as associações de ideias inseridas no DNA deste modelo feito para cruzar fronteiras.

A relação de um cliente com seu carro sempre começa com o nome – e às ideias e emoções que este nome é capaz de inspirar. No segmento dos SUVs e crossovers, normalmente o nome de um modelo destaca sua força e agilidade.

Na Renault, o nome de vários modelos inicia com a letra ou têm som de “K”, como Koleos (2008), Captur (2013), Kaptur (2016), Kadjar (2015), Kwid (2015), ou ainda Kiger (2021). Como primeiro veículo de uma futura gama de modelos global, o Renault Kardian assume protagonismo na linhagem de nomes com forte sonoridade.

- Publicidade -

“O Renault Kardian chega para complementar nossa gama de nomes, representando a Renaulution no cenário internacional. Como a Renault é uma marca francesa, a pronúncia tem aquele “toque francês””. Sílvia, Head de estratégia de denominações na Direção Global de Marketing da marca Renault

Um nome que remete à proteção e intensidade – Entretanto, as raízes do Renault Kardian remetem à língua inglesa. Na verdade, logo de cara o nome evoca a palavra “guardian” (guardião), que simboliza força e proteção. A impressão é reforçada pela presença de consoantes fortes –K, R e D. Mas existe outra forte evocação neste nome, como explica Sylvia: “O que é interessante com o nome Renault Kardian é que ele também tem a ver com vivacidade, agilidade, porque ele remete a “cardio” e o “cardio” tem a ver com esporte, energia, adrenalina”.

Mas podem ser associadas outras emoções a ele do ponto de vista da sonoridade mais suave do nome: “a construção do nome em torno de dois “As” – Kar-dian – também remete ao lado da segurança do nosso veículo”, detalha Sylvia.

E se observarmos a primeira sílaba do nome – “Kar” – vamos perceber que ele remete à palavra “carro”. Uma simbologia pra lá de apropriada!

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança