segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Em novo recorde, eletrificados leves chegam a quase 10 mil em outubro

Em 10 meses, vendas crescem 73% sobre mesmo período de 2022; BYD e GWM lideram.

Outubro ficará marcado na história da eletromobilidade no Brasil por um novo recorde mensal de vendas, com 9.537 veículos eletrificados leves emplacados.

Na comparação com o mesmo mês de 2022 (4.460), o crescimento foi de 114%. Em relação a setembro (8.458), de 13%.

- Publicidade - Ofertas FIAT

De janeiro a outubro, o mercado brasileiro emplacou 67.047 veículos eletrificados leves (HEV+PHEV+BEV), um aumento de 73% sobre o mesmo período de 2022 (38.663) e de 36% sobre as vendas totais do ano passado (49.245).

O Brasil já se aproxima dos 200 mil veículos eletrificados leves em circulação, desde o início da série histórica da ABVE (2012). Em outubro, chegou a 193.486.

Esses números confirmam a receptividade do mercado brasileiro às novas tecnologias automotivas, principalmente os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV).

- Publicidade -

PARTICIPAÇÃO – A participação de mercado (market share) dos eletrificados leves em outubro foi de 4,6%, na comparação com o total de vendas do mês no mercado doméstico de automóveis e comerciais leves, que inclui os veículos convencionais a combustão (206.669, segundo a Fenabrave).

Em outubro de 2022 (total de 168.452 veículos), essa participação era de apenas 2,6%.
Nos últimos meses de 2023, os elétricos plug-in (BEV e PHEV) aumentaram consideravelmente sua participação sobre o total de vendas de eletrificados leves.

Em outubro, 61% das vendas desse segmento foram de veículos plug-in com recarga externa (BEV+PHEV), enquanto os híbridos não plug-in (HEV) ficaram com 39%.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Dos 9.537 eletrificados vendidos em outubro, a participação de cada tipo de tecnologia, ficou assim distribuída:

• PHEV: 36% (3.439);
• BEV: 25% (2.370);
• HEV flex 23% (2.202);
• HEV a gasolina/diesel: 16% (1.526).

BEV E HÍBRIDOS – Pelo segundo mês consecutivo, os 100% elétricos (BEV) registram expressivo crescimento de vendas.

Os 2.370 veículos BEV de outubro representam aumento de 272% sobre o mesmo mês de 2022 (636), e de 29,5% sobre setembro último (1.830).

Já os 3.439 PHEV (elétrico híbrido com recarga externa) representam um crescimento de 214% sobre outubro de 2022 (1.094) e de 13% sobre setembro último (3.032).

O segmento dos HEV (híbridos elétricos sem recarga externa) emplacou 3.728 veículos em outubro, sendo 2.202 HEV flex (a etanol) e 1.526 a gasolina ou diesel.

Sobre outubro de 2022 (2.730), os HEV cresceram 36,6%. Sobre setembro último, tiveram um leve crescimento de 3,6% (3.596).

O mercado da eletromobilidade no Brasil cada vez mais muda de configuração.
Se até 2022 a liderança desse mercado era dos híbridos HEV flex, os 10 meses de 2023, apresentam números diferentes.

Os plug-in (BEV e PHEV) ganharam mercado e têm em outubro com 50,6% de participação, enquanto os híbridos HEV (flex ou a gasolina/diesel) estão com 49,4%.

O mercado foi puxado nos últimos meses por duas montadoras chinesas (BYD e GWM), que se preparam para produzir veículos elétricos e híbridos no Brasil a partir de 2024.

LIDERANÇA – Em outubro, o modelo de veículo eletrificado mais vendido foi o BYD Dolphin GS 180EV, 100% elétrico (BEV), com 1.366 unidades.

Já por grupo de modelos, a liderança ficou com o híbrido elétrico Haval H6, da Great Wall Motors, com 1.450 emplacamentos.

OS 10 MODELOS DE ELETRIFICADOS MAIS EMPLACADOS EM OUTUBRO/23:

10 GRUPOS DE MODELOS DE ELETRIFICADOS MAIS EMPLACADOS EM OUT/23:

ELETRIFICADOS LEVES EMPLACADOS – OUTUBRO/23:

Ranking  ModeloQuantidade
I/BYD DOLPHIN GS 180EV1.366
I/BYD SONG PLUS GS DM1.100
TOYOTA/CCROSS XRX HYBRID948
TOYOTA/COROLLA APREMIUMH816
I/GWM HAVAL H6 PREM HEV550
I/GWM HAVAL H6 GT486
I/GWM HAVAL H6 PREM PHEV365
I/CAOACHERY TIGGO8 PHEV261
I/VOLVO XC60 T8 ULTIMATE229
10ºI/BYD YUAN PLUS GL 310EV215
11ºTOYOTA/CCROSS XRV HYBRID176
12ºCAOACHERY/TIGGO5X PRO HA153
13ºI/BMW X5 XDRIVE50E MSP136
14ºI/AUDI Q5 SB P-HIBRIDO129
15ºI/KIA SPORTAGE TMHEV EXP114
16ºI/TOYOTA RAV4H SXAWD CNT110
17ºI/VOLVO XC40 6 PLUS100
17ºI/CAOACHERY ARRIZO6 PROH100
19ºI/BMW X6 XDRIVE40I MSP99
20ºI/VOLVO C40 6 PLUS81
21ºI/BMW X3 XDRIVE30E73
22ºI/KIA STONIC MHEV SX63
23ºI/BMW IX1 XDRIVE3062
24ºI/VOLVO XC60 T8 ULT DARK60
24ºI/MINI COOPER S ELECTRIC60
26ºI/KIA NIRO HEV 1.6 SX59
27ºTOYOTA/COROLLA ALTIS HV55
27ºI/RENAULT E-KWID INTENS55
29ºI/AUDI Q5 P-HIBRIDO52
30ºI/MINI COUNTRYMAN PHEV48
31ºI/BMW 330E45
32ºI/FORD MAVERICK HYB LRT43
33ºI/VOLVO XC90 T8 ULTIMATE38
33ºI/VOLVO C40 8 ULTIMATE38
35ºCAOACHERY/TIGGO7 PRO HA35
36ºI/BYD TAN AWD GS 680EV34
37ºI/VOLVO XC40 8 ULTIMATE33
37ºI/HONDA CIVIC HYB TRNG33
37ºI/HONDA ACCORD HYB TRNG33
40ºI/M.BENZ C300 AMG LINE32
40ºI/LEXUS NX350H F-SPORT32
42ºI/M.BENZ C200 AMG LINE31
43ºI/RENAULT MEGANE E-TECH29
43ºI/LEXUS NX350H LUXURY29
45ºI/LR DEF110D SE XD 7L28
46ºI/PORSCHE PANAMERA 4EHYB27
46ºI/LR DISC D300 LE27
46ºI/HYUNDAI IONIQ HYBRID27
49ºLR/DISC SPT D200 SE RD26
49ºI/GWM HAVAL H6 PHEV26
51ºI/PEUGEOT E EXPERT CARGO25
52ºI/VOLVO XC90 T8 PLUS24
53ºI/PORSCHE PANAMERA 4SEHY23
53ºI/JAC E JS123
53ºI/GWM HAVAL H6 HEV23
56ºI/VOLVO XC60 T8 PLUS21
56ºI/LR RR PHEV AB21
58ºI/FORD MUSTANG MACH-E GT20
59ºI/BMW IX319
60ºI/LR RRS PHEV LE18
61ºI/LR RRS D350 HSED17
61ºI/LEXUS UX250H LUXURY17
61ºI/CAOACHERY ICAR EQ1 TEC17
61ºI/BMW X6 M COMPETITION17
65ºLR/DISC SPT D200 SE RD7L16
65ºI/LR VELAR PHEV HSE DYN16
67ºI/HYUNDAI KONA LTD HEV14
67ºI/AUDI Q8 SB E TRON 5514
67ºI/AUDI Q8 E TRON 5514
70ºI/VOLVO XC60 T8 POLESTAR13
70ºI/PEUGEOT E2008 GT13
70ºI/LR DEF110D SE XD13
73ºCAOACHERY/TIGGO7 PRO H12
74ºI/PORSCHE TAYCAN 4S CT11
74ºI/LR VELAR PHEVSRDYN11
74ºI/JEEP COMPASS S 4XE11
74ºI/BYD SEAL AWD GS 590EV11
74ºI/BMW IX XDRIVE5011
79ºI/VOLVO XC90 T8 ULT DARK10
79ºI/PORSCHE PANAMERA 4EHST10
79ºI/PORSCHE CAYENNE CP PHE10
79ºI/LEXUS RX500H F-SPORT10
79ºI/JAC EJV5.510
84ºI/LR DISC D300 HSERD8
84ºI/KIA NIRO HEV 1.6 EX8
86ºI/LR RRS PHEV HSED7
86ºI/LR DEF90D HSE7
86ºI/LEXUS UX250H DYNAMIC7
86ºI/BMW 530E7
86ºCAOACHERY/TIGGO5X PRO H7
91ºI/M.BENZ EQB 2506
91ºI/LR RR D350 SE6
91ºI/LR DEF110D S XD6
91ºI/LR DEF110D HSE XD 7L6
91ºI/LEXUS NX350H DYNAMIC6
91ºI/JAC E JS46
91ºI/BMW IX XDRIVE406
98ºI/PORSCHE TAYCAN 4S5
98ºI/M.BENZ A200 AMG LINE5
98ºI/JAC IEV750 VIP ALPHA65
98ºI/CITROEN E JUMPY CARGO5
98ºI/BMW X5 XDRIVE50E XLINE5
98ºI/BMW I7 XDRIVE605
98ºI/AUDI RS E TRON GT5
105ºI/PORSCHE TAYCAN 4CT4
105ºI/PORSCHE CAYENNE PHEV4
105ºI/M.BENZ EQC400 4M4
105ºI/M.BENZ EQA 2504
105ºI/LR DEF130D X4
105ºI/LEXUS ES300H4
105ºI/BYD HAN AWD GS 680EV4
105ºI/BMW I4 EDRIVE354
105ºI/BMW I4 404
114ºI/PORSCHE PANAMERA TSEHY3
114ºI/LR RRS D350 LE3
114ºI/LR DEF110D HSE XD3
114ºI/JAG FPACE PHEV RDYN SE3
114ºI/JAC IEV 330P3
114ºI/FIAT E SCUDO CARGO3
114ºI/FERRARI 296 GTB3
114ºI/AOXIN HITECH ECOCARGO3
122ºI/RIVIAN R1T ADVENTURE2
122ºI/PORSCHE TAYCAN TURBO S2
122ºI/PORSCHE TAYCAN2
122ºI/NISSAN LEAF TEKNA2
122ºI/M.BENZ GLS 450 4M2
122ºI/M.BENZ EQE 3002
122ºI/LR RRS PHEV AB2
122ºI/LR RR PHEV HSE2
122ºI/LR RR D350 SV2
122ºI/LR RR D350 LE2
122ºI/LR DEF90D S2
122ºI/LR DEF110D X 7L2
122ºI/LR DEF110D S XD 7L2
122ºI/JAC E-J72
122ºI/FIAT 500E ICON2
122ºI/FERRARI 296 GTS2
122ºI/BYD ET32
122ºI/BMW IX M602
122ºI/BMW I4 M502
141ºI/TOYOTA CAMRY HV1
141ºI/TESLA MODEL X PLAID1
141ºI/TESLA MODEL X1
141ºI/TESLA MODEL S PLAID1
141ºI/TESLA MODEL 3 LONG R1
141ºI/SUBARU FORESTER S MHEV1
141ºI/PORSCHE TAYCAN TURBO1
141ºI/PORSCHE TAYCAN 4GTS1
141ºI/PORSCHE CAYENNE CP TSP1
141ºI/MB S580E 4MATIC LIMO L1
141ºI/MASERATI LEVANTE MHEV1
141ºI/M.BENZ AMG GLE63S CO1
141ºI/LR RRS D350 SED1
141ºI/LR DEF130D S XD1
141ºI/LR DEF110D X1
141ºI/JAG FPACE PHEV RDYN S1
141ºI/JAG FPACE P340 RDYN SE1
141ºI/JAC E JS1 EXTREME1
141ºI/HYUNDAI KONA EV391
141ºI/FORD MUSTANG MACH-E SE1
141ºI/FERRARI SF90 STRADALE1
141ºI/FCA PACIFICAH PINNACLE1
141ºI/FCA PACIFICA HPINNACLE1
141ºI/CHRYSLER PACIFICA LMT1
141ºI/CHRYSLER PACIFICA HYBR1
141ºI/CHEVROLET BOLT PREMIER1
141ºI/CHEV BOLT EUV PREMIER1
141ºI/AUDI E TRON SPB1
141ºI/AUDI E TRON GT1
Total geral9537

BEV MAIS EMPLACADOS EM OUTUBRO/23:

Ranking  ModeloQuantidade
I/BYD DOLPHIN GS 180EV1366
I/BYD YUAN PLUS GL 310EV215
I/VOLVO XC40 6 PLUS100
I/VOLVO C40 6 PLUS81
I/BMW IX1 XDRIVE3062
I/MINI COOPER S ELECTRIC60
I/RENAULT E-KWID INTENS55
I/VOLVO C40 8 ULTIMATE38
I/BYD TAN AWD GS 680EV34
10ºI/VOLVO XC40 8 ULTIMATE33
11ºI/RENAULT MEGANE E-TECH29
12ºI/PEUGEOT E EXPERT CARGO25
13ºI/JAC E JS123
14ºI/FORD MUSTANG MACH-E GT20
15ºI/BMW IX319
16ºI/CAOACHERY ICAR EQ1 TEC17
17ºI/AUDI Q8 SB E TRON 5514
17ºI/AUDI Q8 E TRON 5514
19ºI/PEUGEOT E2008 GT13
20ºI/PORSCHE TAYCAN 4S CT11
20ºI/BYD SEAL AWD GS 590EV11
20ºI/BMW IX XDRIVE5011

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil