domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Manutenção preventiva é o melhor caminho para dirigir com segurança e evitar acidentes

Falta de manutenção é o maior causador de acidentes no Brasil

A época de festas de fim de ano vem se aproximando. Com ela, muitas pessoas aproveitam para viajar com seus carros. Mas será que todos os veículos em circulação estão aptos a percorrerem as estradas?

- Publicidade -

No Brasil, a falta de manutenção preventiva em veículos automotores está se tornando uma ameaça crescente à segurança nas cidades e rodovias. De acordo com estatísticas recentes da Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa), cerca de 47% dos automóveis que se envolvem em sinistros já apresentavam algum tipo de problema prévio. Recebemos dicas preparadas pela Pirelli para que você consiga viajar com muito mais segurança pelas estradas.

“É responsabilidade de cada motorista garantir que seu veículo esteja em boas condições de funcionamento. A manutenção preventiva não só aumenta a segurança nas estradas, mas também prolonga a vida útil do veículo e economiza dinheiro a longo prazo”, afirmou Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli.

A manutenção preventiva desempenha um papel crucial na prevenção de acidentes de trânsito, e a conscientização sobre a importância desse processo é essencial para garantir a segurança nas estradas. Aqui estão alguns dos tipos de manutenção que os motoristas brasileiros devem realizar regularmente para garantirem que seus veículos permaneçam em ótimas condições de segurança:

Pneus: verificar a pressão dos pneus regularmente, conforme o manual do veículo, e substituí-los quando desgastados é essencial. Pneus “carecas” reduzem a aderência à estrada e aumentam o risco de derrapagens, ainda mais sob chuva, condição climática típica do verão brasileiro. É necessário estar atento às marcações do TWI e a condição geral dos pneus. Bolhas e rachaduras são sinais preocupantes e os pneus devem ser substituídos.

- Publicidade -

Sistema de Direção e Suspensão: um sistema de direção e suspensão em boas condições é crucial para manter o veículo sob controle. Qualquer problema nesses sistemas deve ser tratado imediatamente. Além de poder causar desgaste prematuro nos pneus, pode fazer com que os mesmos não funcionem da maneira correta, podendo ocasionar acidentes. Por isso, faça alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas a cada 10.000 km.

Freios: os freios devem ser verificados e substituídos conforme necessário. Freios desgastados aumentam significativamente o tempo de parada do veículo e representam um risco grave.

Além disso, uma troca de óleo regular é fundamental para manter o motor funcionando sem problemas. Um sistema de iluminação, como luzes de freio, faróis e lanternas deve estar funcionando adequadamente para garantir a visibilidade nas estradas, tanto de dia quanto à noite.

A negligência na manutenção preventiva não apenas coloca em risco a segurança nas estradas, mas também pode resultar em custos financeiros significativos de reparo. Portanto, é fundamental que os motoristas entendam a importância da manutenção regular de seus veículos e sigam as diretrizes recomendadas pelo fabricante.

Para garantir a segurança nas estradas do Brasil e reduzir o número de acidentes causados pela falta de manutenção preventiva, é fundamental que os motoristas ajam proativamente e priorizem a manutenção de seus veículos. Em caso de dúvidas, recorram às oficinas de confiança. Técnicos capacitados podem indicar possíveis problemas, salvando você e sua família de uma situação de risco.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança