quarta-feira, 1 maio , 2024
28 C
Recife

Honda SENSING 360+: mais segurança e assistência ao motorista

Novidade traz novas funções para reduzir ainda mais a carga do motorista, possibilitadas pela adição de novas tecnologias para aprimorar a detecção de 360 graus do Honda SENSING 360.

A Honda Motor Co., Ltd. anunciou hoje o lançamento do novo sistema omnidirecional de segurança e assistência ao motorista Honda SENSING 360+ *1 que remove pontos cegos ao redor do veículo e contribui para evitar colisões e a redução da carga do motorista durante a condução.

- Publicidade -

A Honda começou a oferecer o atual sistema omnidirecional de segurança e assistência ao motorista Honda SENSING 360 com o modelo Honda CR-V que foi colocado à venda na China em 2022. Este sistema removeu pontos cegos ao redor do veículo realizando detecção de 360 graus*2 com um total de cinco unidades de radar de ondas milimétricas na frente e em cada canto do veículo, contribuindo para evitar colisões com outros veículos e pedestres e reduzindo a carga do motorista.

Além das funções do atual Honda SENSING 360, o Honda SENSING 360+ adotará uma câmera de monitoramento do motorista e mapas de alta definição para melhorar as funções de monitoramento da condição do motorista e de controle do veículo, respectivamente, para reduzir ainda mais a carga do motorista. Ao reduzir as colisões relacionadas com a saúde ou provocadas por erro humano com estas novas tecnologias, a Honda se esforçará para oferecer veículos que permitam a todos desfrutar da liberdade de mobilidade com total tranquilidade e incentivará as pessoas a saírem de forma mais ativa e irem mais longe com seus veículos.

A Honda está planejando introduzir o novo Honda SENSING 360+ no modelo Accord, que estará à venda na China em 2024, antes de expandir a aplicação globalmente.

*1 – Honda SENSING, Honda SENSING 360 e Honda SENSING 360+ oferecem funções de assistência ao motorista e há um limite para as capacidades (por exemplo, capacidade de reconhecimento e capacidade de controle) de funções individuais. Por favor, não superestime as capacidades de cada função e dirija com segurança, mantendo uma boa postura de direção, prestando atenção constante ao seu ambiente e estando pronto para assumir o controle das operações de direção e frenagem a qualquer momento.

- Publicidade -

*2 – Há um limite para o desempenho de detecção do Honda SENSING 360. A detecção de 360 graus não elimina a necessidade de confirmação visual pelo motorista.

Principais recursos do Honda SENSING 360+

Condução avançada na pista com capacidade de mãos livres*3 – Ao dirigir em uma via expressa, o sistema reduz a carga do motorista acionando o acelerador, o pedal do freio e o volante para ajudar o motorista a manter a velocidade adequada do veículo e permanecer na faixa mesmo quando o motorista tira as mãos do volante.

O sistema utiliza mapas de alta definição e o sistema global de navegação por satélite (GNSS*4) para identificar a posição do veículo. Quando não há carro na frente do veículo, o sistema conduz o veículo ao meio da faixa, mantendo a velocidade predefinida do veículo. Quando há um carro na frente, o sistema segue o veículo da frente, mantendo uma distância de seguimento adequada. Para virar, o sistema detecta antecipadamente a curvatura da pista e executa desaceleração e aceleração de acordo com a curvatura detectada para auxiliar o motorista na direção, de maneira que se possa dirigir com tranquilidade.

*3 – Existem diferenças nas funções disponíveis dependendo do país e da região.

- Publicidade -

*4 – GNSS significa Global Navigation Satellite System, um nome coletivo para sistemas de posicionamento, navegação e cronometragem por satélite (PNT).

Recomendação de mudança de faixa ativa*3 – Ao dirigir em uma via expressa usando o recurso Advanced In Lane Driving with Hands-off Capability, quando o sistema detecta um veículo na frente que está se movendo em uma velocidade mais lenta, o sistema avalia o entorno do veículo sob certas condições. Quando o sistema determina que uma mudança de faixa é possível, ele notifica o motorista. Quando o motorista aprova a mudança de faixa para ultrapassar o veículo mais lento pressionando o botão do interruptor no volante, o sistema controla o sinal de mudança de direção, acelerando/desacelerando e dirigindo para auxiliar na ultrapassagem e no retorno à faixa original.

Além disso, no modo de navegação, o sistema recomenda uma mudança de faixa necessária para conduzir em direção ao destino com base na orientação de rota fornecida pelo sistema de navegação. Depois que o motorista dá aprovação, o sistema opera automaticamente o veículo durante todo o processo de mudança de faixa até entrar em uma faixa adequada em um cruzamento ou faixa de saída e sair da via expressa.

Curva Preditiva e Aviso de Partida – Ao se aproximar de uma curva ou ao navegar em uma curva em uma via expressa, quando o sistema determina que a desaceleração imediata é necessária para evitar o risco de desvio da faixa de rodagem o sistema emite avisos e auxilia na desaceleração para reduzir a possibilidade de um incidente em que o veículo saia da pista em uma curva.

Quando o veículo está prestes a entrar em uma curva em alta velocidade, o sistema fornece um aviso visual exibindo ‘Cuidado curva à frente’ no medidor para facilitar o reconhecimento precoce do risco pelo motorista.

Quando o veículo se aproxima da curva e chega ao ponto onde o motorista deve tomar medidas para desacelerar, o sistema emite avisos sonoros e pisca avisos visuais no Head Up Display para alertar o motorista para desacelerar.

Quando o veículo se aproxima mais da curva e é necessária uma desaceleração imediata, o sistema fornece avisos mais fortes e desacelera o veículo para reduzir a possibilidade de saída da estrada na curva.

Aviso de saída – Enquanto o veículo está estacionado, quando o sistema detecta um veículo se aproximando pela parte traseira, o indicador no pilar dianteiro ou no espelho lateral acende para ajudar os ocupantes a reconhecer um veículo que se aproxima. Quando o sistema detecta o risco de colisão entre a porta do veículo que o ocupante está prestes a abrir e outros veículos que passam, um indicador pisca e um alarme sonoro soa para alertar os ocupantes.

Sistema de Apoio de Emergência ao Motorista*3 – Quando o motorista se torna incapaz de continuar dirigindo devido a alguns fatores, como uma mudança repentina no estado de saúde durante a condução, o sistema auxilia na desaceleração e na parada do veículo dentro da mesma faixa.

Quando o motorista não responde às solicitações do sistema de transferência (a transferência do controle de volta ao motorista), o sistema aumenta os sons de alarme e incita o motorista a responder. Se o motorista continuar sem responder, o sistema ajudará na desaceleração e na parada do veículo na mesma faixa, alertando outros usuários da estrada ao redor do veículo usando luzes de emergência e a buzina.

Além disso, o sistema se conecta ao serviço de call center de emergência HELPNET® *5 para garantir a segurança do motorista, dos ocupantes e de outros usuários da via.

*5- Para utilizar o serviço de central de atendimento de emergência HELPNET®, os usuários deverão baixar um aplicativo dedicado.

Iniciativas da Honda nas áreas de segurança e tecnologias de assistência ao condutor – Com base no slogan de segurança global “Segurança para Todos”, a Honda tem se dedicado por uma sociedade livre de colisões para todos que partilham as vias e estradas, por meio da investigação e desenvolvimento de tecnologias de segurança a partir da perspectiva de hardware e software.

A Honda tem como objetivo zerar as mortes em acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e automóveis da marca, em todo o mundo, até 2050. Desde a sua introdução em 2014, funções do Honda SENSING continuaram a avançar, expandindo a aplicação a modelos de produção em massa em todo o mundo e apoiando os clientes Honda numa variedade de situações de condução.

Além disso, a Honda tem avançado continuamente em suas tecnologias de segurança e assistência ao motorista para aumentar ainda mais a segurança e a tranquilidade de seus clientes e de todos que compartilham as vias e estradas. Em 2021, a Honda iniciou as vendas do Honda Legend EX equipado com o Honda SENSING Elite, incluindo a função Traffic Jam Pilot, que se qualifica para tecnologia de condução autônoma de nível 3. Em 2022, a Honda passou a oferecer o Honda SENSING 360, sistema de de segurança e assistência ao motorista omnidirecional, que foi desenvolvido aproveitando o know-how acumulado através do desenvolvimento da tecnologia Honda SENSING Elite.

Ao alavancar os pontos fortes exclusivos de uma empresa que realiza pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de segurança para os negócios de motocicletas e automóveis, a Honda continuará trabalhando com afinco para liderar os esforços em direção à realização de uma sociedade livre de acidentes de trânsito.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança