domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Valeo e Stellantis lançam a primeira câmera de vídeo automotiva montada no para-brisa remanufaturada

Valeo e Stellantis anunciam sua cooperação estratégica em economia circular com o lançamento da primeira câmera de vídeo montada no para-brisa remanufaturada pela Valeo em seu Laboratório de Eletrônica Circular em Nevers, na França.

A Stellantis N.V. e a Valeo anunciam parceria e compromisso com o modelo de negócio de Economia Circular com o lançamento da primeira câmera de vídeo automotiva montada no para-brisas remanufaturada no Laboratório de Eletrônica Circular da Valeo em Nevers, na França.

- Publicidade -

Desenvolvida em um ano e poupando até 99% dos recursos naturais em comparação com as novas, a câmera de vídeo remanufaturada é a primeira da Valeo e oferece a mesma garantia e desempenho de dois anos que as peças novas. A Stellantis é a primeira montadora a integrá-la em sua oferta de pós-venda e a tornar-se pioneira em uma nova linha de produtos dedicada a ADAS na linha REMAN SUSTAINera, contando agora com 38 linhas de produtos.

SUSTAINera, o selo que identifica a oferta de peças de reposição da economia circular da Stellantis, garante até 80% de economia com matéria-prima e até 50% em CO2 não emitido em comparação com peças novas equivalentes. A Valeo é a primeira fornecedora a implementar os novos selos de segurança SUSTAINera, que exibem com destaque o novo selo de Economia Circular.

A Stellantis também lançou uma embalagem sustentável para as peças remanufaturadas feitas de materiais reciclados e concebida para ser reutilizável. Além disso, foi evitado o uso de sacos plásticos, conforme pede a futura legislação da União Europeia sobre redução, reutilização e reciclagem. A Valeo é a primeira a implementar a recém-projetada embalagem ecológica SUSTAINera para câmeras de vídeo remanufaturadas.

A Stellantis e a Valeo são parceiras de longa data e estão empenhadas em conservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, gerar retorno financeiro.

- Publicidade -

A Stellantis tem como meta levar a indústria ao Carbono Líquido Zero até 2038 e a Economia Circular desempenha um papel fundamental para atingir esse objetivo nas estratégias das empresas, sendo a Remanufatura um dos principais impulsionadores.

A remanufatura é um processo industrial padronizado que prolonga a vida útil de um produto usado, restaurando seu desempenho e funcionalidade originais. Também garante qualidade e desempenho consistentes, juntamente com a mesma garantia das peças novas. Esta confiabilidade torna-a um componente crucial das estratégias de economia circular de ambas as empresas.

Aproveitando sua presença global, a Valeo conta com 40 anos de experiência na remanufatura de produtos mecânicos. Seu portfólio de remanufatura abrange motores de partida, alternadores, compressores de ar-condicionado, pinças de freio, conversores de torque e embreagens, por meio de um programa para todas as marcas. Como prova de sua capacidade e do seu sucesso, a Valeo remanufatura atualmente um milhão de produtos anualmente e pretende duplicar esta capacidade até 2030, ampliando ainda mais o seu impacto.

Por meio do selo SUSTAINera, a Stellantis oferece peças de reposição automotivas remanufaturadas com uma ampla gama de 13.000 números de peças em 37 linhas de produtos. Seu portfólio inclui motores de partida, alternadores, embreagens, turbo-alimentadores, injetores, pinças de freio, módulos de controle eletrônico, unidades de controle, multimídia, transmissões, motores e baterias de alta tensão para veículos elétricos.

A Valeo possui o portfólio mais amplo entre os fornecedores de remanufatura da Stellantis, abrangendo seis famílias de produtos.

- Publicidade -

A Stellantis e a Valeo pretendem continuar a expandir o seu portfólio de produtos, colocando a inovação na Remanufatura na vanguarda da revolução da eletrificação e do ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor).

Em 2022, a Valeo criou o Laboratório de Eletrônica Circular em Nevers, na França, com foco em uma abordagem Reman exclusiva para rápido desenvolvimento, testes e entrega de produtos de alta qualidade.

Uma mão de obra qualificada com os conhecimentos necessários é essencial para acelerar a economia circular e expandir a remanufatura para inserir produtos mais sustentáveis no mercado. Por esta razão, a Stellantis e a Valeo estão investindo no desenvolvimento e na melhoria das competências dos colaboradores, fato demonstrado por meio de iniciativas como o Laboratório de Eletrônica Circular da Valeo em Nevers, França, e o primeiro Centro de Economia Circular SUSTAINera da Stellantis, inaugurado em 23 de novembro nas instalações de Mirafiori, na Itália.

Alison Jones, Vice-Presidente Sênior de Economia Circular Global, disse: “Este é um grande exemplo de que Stellantis e a Valeo fornecem novos produtos de remanufatura por meio do desenvolvimento colaborativo fornecedor-cliente para um futuro sustentável. Juntos, estamos comprometidos em alcançar nosso desafio de nos tornarmos carbono zero, garantindo sustentabilidade a nossos clientes, colaboradores, empresa e ao planeta”.

Mino Yamamoto, Diretor de Economia Circular do Grupo Valeo, comentou: “Com o intuito de contribuir de forma positiva para a preservação dos recursos do planeta, a Valeo está continuamente ultrapassando limites para desenvolver soluções inovadoras que promovam a economia circular. Graças à qualificação dos nossos colaboradores no Laboratório de Eletrônica Circular de Nevers e à colaboração bem-sucedida com a Stellantis, estamos orgulhosos em expandir nossa gama Reman com as primeiras câmeras de vídeo remanufaturadas.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança