quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Brasil avança na regulamentação do hidrogênio verde com Marco Legal

O Brasil dá passos significativos na regulação do mercado de hidrogênio verde, considerado um dos principais combustíveis do futuro. A Câmara Federal aprovou o Marco Legal do Hidrogênio Verde, estabelecendo princípios, objetivos, governança, certificação e incentivos fiscais para investimentos no setor. O Senado também avança com o Projeto de Lei 5.816/23, focado no desenvolvimento da indústria do hidrogênio de baixo carbono para abastecer tanto o mercado interno quanto o externo.

O Brasil está avançando na regulamentação do hidrogênio verde, considerado um dos combustíveis mais promissores para a transição energética. A recente aprovação do Marco Legal do Hidrogênio Verde na Câmara Federal e o andamento de um projeto no Senado destacam o compromisso do país com a produção e exportação de energia renovável.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A Consultoria Markets&Markets estima que a demanda global por hidrogênio atinja 680 milhões de toneladas métricas até 2050, impulsionando a importância do hidrogênio verde. No Brasil, o Marco Legal estabelece a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, governada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Além disso, o projeto cria o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio (Rehidro) e um Sistema Brasileiro de Certificação do Hidrogênio.

Nathalia Lima Barreto, advogada especializada em direito ambiental, enfatiza a importância da regulamentação clara para atrair investidores e enfrentar os desafios da produção de hidrogênio verde. Ela destaca que a legislação brasileira deve oferecer conceitos precisos, políticas de incentivo e diretrizes para garantir segurança jurídica aos negócios.

A especialista ressalta que o hidrogênio verde, produzido por meio da eletrólise da água com baixa ou zero emissão de carbono, torna-se atrativo com as crescentes demandas por programas de descarbonização e expansão das energias renováveis. Com diversos países buscando fontes renováveis de energia, o Brasil consolidando parcerias pode atrair investimentos cruciais para desenvolver uma cadeia produtiva sustentável.

- Publicidade -

Versatilidade e confiabilidade – Apesar de pouco conhecido pela população, o hidrogênio verde destaca-se como uma solução viável para substituir combustíveis fósseis devido à sua versatilidade e confiabilidade. Suas possíveis aplicações incluem transporte, aquecimento e uso como insumo na indústria, contribuindo para a diminuição da dependência de combustíveis fósseis.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil