sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Emplacamentos de veículos crescem 25% no bimestre

O primeiro bimestre de 2024 registrou um crescimento notável de aproximadamente 25% nos emplacamentos de veículos no Brasil, comparado ao mesmo período do ano anterior. Apesar de uma ligeira retração de menos de 1% em fevereiro, atribuída ao Carnaval e ao menor número de dias úteis, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) aponta para uma recuperação geral nas vendas diárias, indicando um cenário positivo para o restante do ano.

- Publicidade -

O Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr., analisa o desempenho por segmento e expressa otimismo para o ano de 2024. Destacam-se os seguintes aspectos:

  1. Automóveis e Comerciais Leves:
  • A melhora nas condições de crédito reflete em um aumento de 18,2% nas vendas diárias desses segmentos.
  1. Veículos Híbridos e Elétricos:
  • Autos e comerciais leves híbridos apresentam números favoráveis, mesmo com uma queda em fevereiro, acumulando alta no bimestre.
  • Os elétricos puros, embora ainda em formação, demonstram crescimento percentual, mas com volumes inferiores aos híbridos.
  1. Caminhões:
  • O segmento reage positivamente devido à evolução do crédito e à expectativa de melhora na economia, após a antecipação de compras em 2023.
  1. Ônibus:
  • Impulsionado por licitações governamentais, o segmento de ônibus deve apresentar bons resultados ao longo do ano, apesar da queda inicial.
  1. Implementos Rodoviários:
  • A recomposição das vendas desse segmento é esperada após a mudança de tecnologia nos caminhões em 2023.
  1. Motocicletas:
  • O segmento de motocicletas continua aquecido, registrando um dos maiores crescimentos percentuais.
  1. Motocicletas Eletrificadas:
  • Embora o mercado esteja em amadurecimento, as oscilações nos números são normais, com 933 unidades emplacadas até fevereiro.
  1. Tratores e Máquinas Agrícolas:
  • A queda no preço das commodities agrícolas e instabilidade climática afetam o segmento, mas grandes variações percentuais são características de seu menor volume.

A FENABRAVE projeta um ano positivo para o setor automotivo brasileiro, respaldada por indicativos econômicos favoráveis, redução das taxas de juros e ambiente propício ao crédito. A expectativa é de uma recuperação consistente, impulsionada pela disponibilidade de recursos para financiamentos de veículos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança