domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Empreendedorismo feminino na indústria automotiva: a história de sucesso da TAKAO e Goop Distribuidora

Fátima Soares, economista e fundadora, destaca o papel das mulheres no setor e compartilha insights para o sucesso no empreendedorismo.

Em 2011, Fátima Soares lançou a TAKAO, marca de componentes automotivos pela Goop Distribuidora, que não apenas se tornou líder no mercado de reparação automotiva, mas também destaca-se pela inclusão e igualdade de gênero. Com 34% do quadro de colaboradores compostos por mulheres, Fátima reforça seu compromisso em promover oportunidades igualitárias. O SEBRAE destaca que o empreendedorismo feminino, especialmente no setor de serviços automotivos, atingiu níveis recordes no Brasil. Fátima, empreendedora há mais de duas décadas, compartilha valiosas dicas para mulheres que buscam se destacar nesse segmento.

- Publicidade -

Em 2011, a economista Fátima Soares inovou no mercado automotivo ao apresentar a TAKAO, marca de componentes para motor, através da Goop Distribuidora. Ao longo dos anos, a empresa não só consolidou-se como uma das líderes no segmento de reparação automotiva, mas também se destacou por promover a diversidade e igualdade de gênero.

Atualmente, 34% do quadro de colaboradores da TAKAO e Goop Distribuidora é composto por mulheres, uma representatividade notável no cenário automotivo. Fátima Soares, fundadora e economista, destaca: “A presença feminina no setor automotivo ainda é tímida, mas vem ganhando espaço ao longo dos anos. A promoção da igualdade de oportunidades cria um ambiente onde todas as pessoas podem prosperar. Acreditamos que a diversidade de perspectivas é fundamental para impulsionar a inovação e o sucesso empresarial.”

O SEBRAE aponta que o empreendedorismo feminino atingiu um recorde no Brasil, com 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no terceiro trimestre de 2022. No setor de serviços, que inclui oficinas mecânicas, distribuidores e varejistas de autopeças, 53% das empreendedoras estão concentradas.

Fátima, empreendedora há mais de 20 anos, compartilha valiosas dicas para mulheres que desejam destacar-se no setor automotivo:

- Publicidade -
  1. Valorize a diversidade – Aproveite diferentes perspectivas sem pré-julgamentos.
  2. Construa uma rede de apoio – Busque mentores, associações e grupos de networking no empreendedorismo feminino.
  3. Tenha instinto “oportunista” – Esteja atenta a novas oportunidades de negócios, mesmo em situações adversas.
  4. Foque em especialização – Destaque-se no mercado sendo especializada em um produto, serviço ou nicho específico.
  5. Priorize qualidade e inovação – Invista na excelência e esteja à frente das tendências do setor.
  6. Supere estereótipos – Enfrente os desafios com confiança, resiliência e determinação, utilizando-os como combustível para o sucesso.

“Continuamos investindo em iniciativas para promover a inclusão e o empoderamento feminino, reconhecendo os benefícios tangíveis que a diversidade traz para a empresa e para a sociedade como um todo. No Dia Internacional da Mulher, reafirmamos o compromisso com a igualdade de gênero, celebrando as conquistas até então, mas reconhecendo que ainda temos um longo caminho para atingirmos a plena igualdade de direito de gênero em nossa sociedade”, finaliza Fátima Soares.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança